SisEB promove Curso de Coaching na cidade de São Paulo
Postado em 31 DE agosto DE 2017
Adriana explicou que coaching é o percurso, um processo que liga o ponto inicial com o final. Que as mudanças em cada um devem ser feitas de dentro e que se trata de um conjunto de técnicas para nos auxiliar a mudar as nossas ações no mundo. Mas para chegar nisso, é necessário ter um plano, um norte. Uma das maneiras é descobrir o que não se quer. Assim, vai se delimitando áreas.
[caption id="attachment_14655" align="aligncenter" width="1000"]

“O que você quer conquistar, qual a sua meta? É um processo generoso, que te faz pensar melhor, que mexe com o íntimo, mostrando que não existem respostas prontas e fáceis. É tentar capturar o valor do que eu coloco no mundo. Às vezes, a pessoa entende que as mudanças não podem ser feitas agora”, disse a especialista.
Na parte da manhã, o curso abordou conceitos como valores, talentos, metas de aprendizado e desempenho. Tudo isso com muita interação entre os presentes, por meio de dinâmicas e trocas de experiências. À tarde, Adriana falou de uma ferramenta chamada Stop, que é uma técnica para pensar mais facilmente a respeito dos conceitos acima. Também foi o momento do feedback, de falar sobre comunicação não violenta e dar oportunidade de elaborar o seu plano de ação pessoal.
Os participantes aprovaram a iniciativa do SisEB. A bibliotecária de Carapicuíba, Mirtes Brito, acha que o mais interessante foi reconhecer melhor o indivíduo dentro do ambiente de trabalho, “trazendo reflexões que não tinha pensado”. Esse é o mesmo mote de Lúcia Parra, bibliotecária da Unesp de São Paulo. Ela já tinha feito outros cursos do SisEB, como o EAD, e disse que a atividade serviu para rever valores e objetivos. “É uma boa oportunidade para pensar na sua carreira, na vida profissional e pessoal. Estou num momento de recomeço”. O agente de bibliotecas Edson José da Silva, de Diadema, corrobora com as colegas, dizendo que “agora é possível ver as dificuldades com outro olhar”.
Por fim, a administradora e produtora cultural Amanda de Souza Ribeiro acha que esta capacitação a ajuda a conhecer novas pessoas e ter contato com outras experiências, além de obter mais conhecimento para o projeto Leitura na grama, onde promove ações de mediação de leitura em praças e parques. “Quero identificar os potenciais de cada projeto, aliando aprendizado e desempenho. Para isso, preciso de metas. Tem coisas que estou ensaiando faz um tempo. Agora está na hora de botar no papel”, finalizou.
[caption id="attachment_14656" align="aligncenter" width="1000"]

Notícias

16º Seminário Internacional Biblioteca Viva abordará papel social das bibliotecas
Evento acontecerá nos dias 23, 24 e 25 de setembro, em São Paulo
Postado em 17 DE junho DE 2025
Governo de São Paulo realiza 18ª edição do Prêmio São Paulo de Literatura
Autores dos melhores romances de ficção receberão prêmio de R$ 200 mil. Inscrições vão até dia 18 de julho de 2025.
Postado em 04 DE junho DE 2025
Confira a lista de municípios selecionados para o módulo de apoio a festivais literários do Viagem Literária
Serão 14 cidades contempladas com atividades culturais para fortalecer a programação local
Postado em 27 DE maio DE 2025
Confira os pôsteres e painéis selecionados para o 16º Seminário Internacional Biblioteca Viva
Foram 79 experiências inscritas de 47 municípios em 11 estados e no Distrito Federal.
Postado em 08 DE maio DE 2025.png&largura=700&altura=393)