Ler é tudo de bom!
Postado em 11 DE outubro DE 2022Você é daquelas pessoas que não fecha o livro enquanto não terminar o capítulo? Ou quando vê alguém lendo no parque ou no metrô se contorce para descobrir o título da obra? Viaja junto com os personagens? Prefere o livro ao filme? Saiba, então, que existe uma data especial para você: 12 de outubro, o Dia Nacional da Leitura. Criada em 2009 pelo então senador Cristovam Buarque, a efeméride busca promover a convivência da sociedade com a produção literária do país, além de difundir o prazer pela leitura.
Motivos para mergulhar em um bom livro não faltam. O hábito da leitura traz inúmeros benefícios para a saúde mental de adultos e crianças, como criatividade, concentração, memorização, senso crítico, bagagem cultural e entretenimento. Mesmo com tantos atrativos, a prática ainda carece de grandes incentivos no país. De acordo com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada em 2020 pelo Instituto Pró-Livro, 48% da população não costuma ler com regularidade.
Uma grande contribuição para reverter o grave cenário brasileiro vem das bibliotecas públicas do estado de São Paulo: a Biblioteca de São Paulo e a Biblioteca Parque Villa-Lobos. Além de vasto acervo físico e digital, os dois equipamentos culturais oferecem várias atividades que fomentam a leitura e o contato com a literatura para pessoas de todas as idades, como oficinas, cursos, clubes de leitura, rodas de conversas, saraus, apresentações musicais e teatrais, encontros com escritores, entre outras.
“Utilizamos o conceito de biblioteca viva, ou seja, a biblioteca não é só um local de acesso a livros, mas também um espaço para a construção autônoma do conhecimento”, diz Pierre André Ruprecht, diretor executivo da SP Leituras. Nesse contexto, os livros dão o tom das atividades criando uma conexão mais próxima com o público, comunidades e territórios, transformando as bibliotecas em verdadeiras praças culturais.
Uma mostra da contribuição e influência das bibliotecas no hábito da leitura são os números de acesso de público. De janeiro a agosto deste ano, a Biblioteca de São Paulo recebeu 141.583 pessoas, sendo que 29.991 participaram de alguma atividade cultural (presencial ou on-line). A circulação do acervo no período é de 37.304 itens. Já na Biblioteca Parque Villa-Lobos a frequência, de janeiro a agosto, foi de 119.333 pessoas, sendo que 17.566 participaram das atividades gratuitas. O empréstimo do acervo no período foi de 57.102 itens.
Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo
A SP Leituras, organização social sem fins lucrativos, é responsável pela gestão das duas bibliotecas e gerencia também o Sistema Estadual de Bibliotecas do Estado de São Paulo (SisEB), que tem como objetivo garantir aos cidadãos do Estado de São Paulo o direito à biblioteca e fazer com que cada equipamento tenha uma relação significativa com seus territórios e suas comunidades. Atualmente, o sistema integra 438 bibliotecas, de 272 municípios paulistas.
Desde sua criação, em 2008, o SisEB já realizou 4.384 ações de formação e incentivo à leitura para mais de 390 mil pessoas. Também realiza regularmente doações de acervo aos equipamentos culturais inscritos na Plataforma Bibliotecas Paulistas, que podem solicitar kits de 100 a 200 livros novos semestralmente. Em 13 anos de atuação já foram doados 650.251 itens.
BibliON
Em junho de 2022, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo disponibilizou para a população a BibliON, a biblioteca digital gratuita do estado de São Paulo, também sob a gestão da SP Leituras. O acervo de mais de 16 mil títulos, em atualização constante, é composto por livros dos mais variados gêneros, áreas de conhecimentos e idiomas, no formato digital (e-books) e audiolivros. Atualmente, a BibliON possui 62.707 associados e já contabiliza o empréstimo de 85.838 obras em apenas quatro meses de existência.