Cerca de 34 milhões de pessoas frequentam bibliotecas no Brasil, diz pesquisa
Postado em 11 DE setembro DE 2020
Com exceção da faixa etária entre 5 a 10 anos, que apresentou um acréscimo de 4 pontos percentuais na proporção de leitores, todas as outras faixas de idade apresentaram estabilidade ou decréscimo entre as duas edições da pesquisa. As principais reduções ocorreram entre adolescentes de 14 a 17 anos e jovens de 18 a 24 anos e entre indivíduos com nível de escolaridade médio e superior. O decréscimo atingiu também todas as faixas de renda familiar.
Apesar dessa redução no percentual de leitores, a média de livros lidos em um período de três meses se manteve estável – passou de 2,54 em 2015 para 2,60 em 2019. O brasileiro leu 1,05 livro por inteiro, contra 1,06 em 2015, enquanto os livros lidos em parte foram em média 1,55 em 2019 contra 1,47 em 2015.
Fonte: 5ª Pesquisa Retratos da Leitura 2019
Segundo a pesquisa, cerca de 34 milhões de pessoas frequentam bibliotecas no País, sendo a maioria pertencente à classe C (49%), seguida da B, com 26% e D/E, com 21%. Os estudantes são 60% dos frequentadores. A principal motivação para ir à biblioteca é ler livros para pesquisar ou estudar (51%) e, em seguida, ler por prazer (33%).
De modo geral, os frequentadores consideram que as bibliotecas têm bom atendimento (96%), apesar de apenas 57% declararem que encontram todos os livros que procuram. Entre aqueles que não frequentam bibliotecas, 34% alegam falta de tempo e 20% dizem não gostar de ler. Vale destacar que 13% deles mencionaram não haver biblioteca próxima para frequentar.
No total, foram feitas 8.076 entrevistas, em 208 municípios, sendo 5.874 nas capitais de 26 estados e Distrito Federal. Os resultados da pesquisa podem ser analisados para o total do Brasil, pelas cinco regiões por capitais. Todos os dados foram ponderados considerando os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) de 2017, do IBGE.
Os resultados completos serão apresentados publicamente na segunda, dia 14, às 19h, nas redes do Itaú Cultural, por Angelo Xavier, presidente do IPL; Zoara Failla, coordenadora da pesquisa; Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural, e Rosi Rosendo, diretora de contas do Ibope Inteligência.
Notícias
Mês das mulheres: Bruna Kalil Othero compartilha cinco livros que marcaram sua trajetória
Cecília Meireles, Lygia Fagundes Telles, Carolina Maria de Jesus, Hilda Hilst e Amara Moira
Postado em 19 DE março DE 2026
Cinco livros escritos por mulheres que marcaram a poeta Mel Duarte
Audre Lorde, Upile Chisala, Carolina Maria de Jesus, Cidinha da Silva e Eveline Sin estão entre as autoras
Postado em 13 DE março DE 2026
Oscar 2026: grandes filmes do ano se inspiraram em grandes livros
Hamnet, Uma batalha após a outra, Frankenstein e Sonhos de trem mostram que relação de amor entre cinema e literatura segue produzindo ótimas obras.
Postado em 11 DE março DE 2026
Mês das mulheres: Natalia Timerman compartilha livros que marcaram sua vida
Escritora indica 5 obras escritas por mulheres
Postado em 06 DE março DE 2026


