Biblioteca Gabriel García Márquez recebe premiação da IFLA
Postado em 22 DE agosto DE 2023
A Biblioteca Gabriel García Márquez, de Barcelona, na Espanha, foi eleita a melhor biblioteca pública de 2023, durante o 88º Congresso Internacional da IFLA, em Rotterdam, na Holanda. Projetada pela Suma Arquitectura, sua fachada lembra uma pilha de livros abertos com as páginas dobradas. Inaugurada em 28 de maio de 2022, possui cerca de 4 mil metros quadrados e seis andares com estrutura de madeira exposta.
O espaço incorpora estratégias sustentáveis e certificação Gold LEED, o sistema internacional de certificação para edifícios sustentáveisbaseado na incorporação de aspectos relacionados à eficiência energética, utilização de energias alternativas, melhoria do ambiente interior, eficiência do consumo de água, seleção de materiais, entre outros.
Especializada em literatura latino-americana, a biblioteca homenageia o escritor e jornalista colombiano Gabriel García Márquez, Prêmio Nobel de Literatura. Os números do equipamento impressionam: até julho de 2023, a biblioteca recebeu mais de 300 mil visitas, uma média de mais de mil pessoas por dia, e realizou quase 200 mil empréstimos. Seu acervo é composto por mais de 40 mil títulos, com destaque para a coleção de quadrinhos de Francisco Ibáñez.
O foco principal da biblioteca é o aprendizado e a conexão social. Para isso, oferece oficinas de criatividade, linguagens e alfabetização digital. Com instalações únicas que incluem auditório, estúdio de rádio, oficina de culinária e espaço sensorial para crianças e jovens, a biblioteca atende aos mais diversos interesses e experiências.
Em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e a Visão Global da IFLA, a Biblioteca Gabriel García Márquez incorpora uma abordagem holística para a sustentabilidade, envolvimento da comunidade e capacitação do conhecimento. Por meio de seu design, programação e compromisso com a responsabilidade ambiental e social, serve como um farol de inspiração para bibliotecas em todo o mundo.
A Biblioteca Gabriel García Márquez concorreu com uma lista prestigiosa de equipamentos culturais da Eslovênia, Austrália e China. A Biblioteca Parque Villa-Lobos, sob a gestão da SP Leituras, também já foi finalista do prêmio promovido pela IFLA, em 2018.