Biblioteca Gabriel García Márquez recebe premiação da IFLA
Postado em 22 DE agosto DE 2023O espaço incorpora estratégias sustentáveis e certificação Gold LEED, o sistema internacional de certificação para edifícios sustentáveisbaseado na incorporação de aspectos relacionados à eficiência energética, utilização de energias alternativas, melhoria do ambiente interior, eficiência do consumo de água, seleção de materiais, entre outros.
Especializada em literatura latino-americana, a biblioteca homenageia o escritor e jornalista colombiano Gabriel García Márquez, Prêmio Nobel de Literatura. Os números do equipamento impressionam: até julho de 2023, a biblioteca recebeu mais de 300 mil visitas, uma média de mais de mil pessoas por dia, e realizou quase 200 mil empréstimos. Seu acervo é composto por mais de 40 mil títulos, com destaque para a coleção de quadrinhos de Francisco Ibáñez.
O foco principal da biblioteca é o aprendizado e a conexão social. Para isso, oferece oficinas de criatividade, linguagens e alfabetização digital. Com instalações únicas que incluem auditório, estúdio de rádio, oficina de culinária e espaço sensorial para crianças e jovens, a biblioteca atende aos mais diversos interesses e experiências.
Em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e a Visão Global da IFLA, a Biblioteca Gabriel García Márquez incorpora uma abordagem holística para a sustentabilidade, envolvimento da comunidade e capacitação do conhecimento. Por meio de seu design, programação e compromisso com a responsabilidade ambiental e social, serve como um farol de inspiração para bibliotecas em todo o mundo.
A Biblioteca Gabriel García Márquez concorreu com uma lista prestigiosa de equipamentos culturais da Eslovênia, Austrália e China. A Biblioteca Parque Villa-Lobos, sob a gestão da SP Leituras, também já foi finalista do prêmio promovido pela IFLA, em 2018.