Bate-papo sobre mediação de leitura na BSP
Postado em 18 DE julho DE 2014O período da manhã foi destinado à realização de dinâmicas voltadas à impostação da voz, técnicas de costura, postura e oralidade, desenhos e brincadeiras com balões e até criação de origamis. A tarde foi reservada para o exercício de contação de histórias, quando os cerca de 70 participantes treinaram e colocaram em prática os ensinamentos da manhã.
Advogada de formação, Andréa Nogueira começou a trabalhar como contadora de histórias em 2005. Seu primeiro contato com a área ocorreu de forma voluntária em um trabalho na Associação Viva e Deixe Viver, que realiza atividades no hospital oncológico A.C. Camargo, na capital paulistana. Em nove anos, Andréa aprendeu que as histórias não precisam estar nos livros, “mas dentro de cada um”, afirma. Parte dessa experiência, ela repassou na oficina do SisEB.
Um dos exercícios propostos foi recuperar histórias da memória dos participantes, técnica que tem como objetivo aproximar e entreter crianças e adultos. “A proposta é oferecer novas ferramentas para que os alunos – na maior parte profissionais de biblioteca –, possam criar e envolver-se com as histórias de outras maneirase, assim, possam educar de forma mais lúdica”, comentou Andréa.
O SisEB vai promover mais oficinas de mediação de leitura com Andréa Nogueira nas cidades de Praia Grande (16 de setembro), São Paulo (29 de setembro) e Suzano (28 de outubro). As inscrições serão abertas 30 dias antes de cada capacitação. Para mais informações, acesse o site oficial: http://aprendersempre.org.br
Notícias
17º Seminário Internacional Biblioteca Viva abre inscrições para edição dedicada às bibliotecas verdes
No dia 11 de junho, as atividades acontecem na Biblioteca de São Paulo (BSP) e na Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), com fóruns e cursos
Postado em 14 DE maio DE 2026
Sarau da Juventude recebe edições especiais com Menino Zumbi e Lucas Afonso na BSP
Programação reúne poesia falada, performance e literatura periférica em dois encontros gratuitos na Biblioteca de São Paulo
Postado em 07 DE maio DE 2026
Novíssimos premiados e imortais estão no catálogo das bibliotecas públicas estaduais
Reconhecimentos institucionais recentes projetam nomes como Ana Paula Maia, Samanta Schweblin e Milton Hatoum no centro do cenário literário, reafirmando a força da produção contemporânea
Postado em 06 DE maio DE 2026
Do rolo de papiro ao livro digital: a longa aventura do livro
No Dia Internacional do Livro, uma viagem pelas origens da leitura, e como diferentes suportes sempre coexistiram e se complementam.
Postado em 23 DE abril DE 2026


