/ governosp
Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB)

Evento On-Line

Oficina e tutoria on-line | Bibliotecas como Laboratórios Cidadãos

30

novembro

15h

com Cinthia Mendonça e Marcos García


INSCRIÇÕES ENCERRADAS.

Os laboratórios cidadãos são locais abertos à participação de qualquer pessoa para colaboração, experimentação e criação coletiva de iniciativas que buscam melhorar a vida em comum. Muitas bibliotecas estão explorando maneiras de habilitar esses tipos de espaços. O objetivo do workshop é introduzir o assunto e compartilhar ferramentas que permitem a qualquer biblioteca conhecer as práticas e a atual rede de Laboratórios Cidadãos, além de experiências no Brasil e na América Latina.

Conteúdo:

  • Sessão 1: O que são laboratórios cidadãos? Por que nas bibliotecas? Conceitos, reflexões e exemplos de práticas no Brasil e na América Latina.
Aspectos do Laboratório 1 – O que são as convocatórias? Como funcionam os processos seletivos? Como decidir sobre os temas do Laboratório?
  • Sessão 2: Aspectos do Laboratório Cidadão 2 – O que é mediação cultural em laboratório? Como possibilitar um ponto de encontro para experimentação, colaboração e criação coletiva de projetos que busquem melhorar a convivência?
  • Sessão 3: Aspectos do Laboratório Cidadão 3 – Arquiteturas de laboratórios cidadãos. Como construir ambientes que facilitem a colaboração e a experimentação? O que é prototipagem colaborativa?
  • Sessão 4: Aspectos do Laboratório Cidadão 4 – Aprendizagem compartilhada. Como divulgar os resultados e compartilhar aprendizagens de um laboratório cidadão? Documentação e o desafio da replicabilidade. Criação de redes e a colaboração entre laboratórios cidadãos.

Cinthia Mendonça é artista e pesquisadora, mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutora em Práticas Artísticas Contemporâneas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É diretora da Silo - Arte e Latitude Rural, organização da sociedade civil que cria, acolhe e divulga arte, ciência, tecnologia e agroecologia em áreas rurais, periféricas e de preservação ambiental. É mentora dos Laboratórios de Inovação e Experimentação Cidadã (Labic e MediaLab Prado), facilitadora do curso LabsBibliotecarios e integra a equipe de apoio à criação de Laboratórios Cidadãos em Bibliotecas promovidos por Iberbibliotecas.

Marcos García atua na área de laboratórios cidadãos. Entre 2003 e 2021 trabalhou na Medialab Prado, onde foi diretor nos últimos sete anos. Atualmente coordena o projeto Rede Laboratório Cidadão da Comunidade de Madrid, promovido pela Fundação Madri + d para o Conhecimento. Integra a equipe de apoio à criação de Laboratórios Cidadãos em Bibliotecas promovidos por Iberbibliotecas.

PÚBLICO-ALVO: Profissionais das áreas da Cultura, Biblioteconomia e Ciência da Informação, Leitura e Literatura.
Inscrições gratuitas. Vagas limitadas!
Mais informações: siseb@spleituras.org
Acessibilidade: condições especiais de atendimento, como tradução em Libras, devem ser informadas na inscrição.
Importante: Os links para acesso à plataforma serão enviados um dia antes do primeiro encontro. Questionário de avaliação e certificado serão encaminhados em até uma semana após a finalização da tutoria, mediante frequência mínima de 75%.



OFICINA| 30 DE NOVEMBRO A 3 DE DEZEMBRO DE 2021 das 15 às 17 horas
TUTORIA (via grupo WhatsApp) | 6 A 17 DE DEZEMBRO
Carga horária total:
12 horas