Evento Online

Curso EaD | Mediação de clubes de leitura - Turma 1: março-abril/2022

março

Curadoria, elaboração de conteúdo e coordenação pedagógica: Janine Durand e Luciana Gerbovic

Realização:
Iberbibliotecas, SP Leituras, SisEB e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo

PRÉ-INSCRIÇÕES ENCERRADAS.
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A RELAÇÃO DOS APROVADOS

Apresentação
Mediar um clube de leitura é uma arte acessível e poderosa. Colocar a leitura literária na centralidade de um círculo organizado é transformador. Alteridade, escuta, cidadania e pertencimento: são essas pequenas revoluções que nos devolvem uma cota de humanidade e olhar sensível para seguirmos ampliando laços e sentidos sociais.
O curso tem como eixos condutores teoria, prática e metodologia dialógica aliadas para quem deseja se conectar ao movimento de mediação de clubes de leitura (virtuais e presenciais), para aprofundar as estratégias e visão sobre o compartilhamento da leitura literária numa experiência coletiva e colaborativa com a formação de leitoras e leitores no Brasil.

• Módulo 1 – Introdutório | 2 semanas
    Exposição dialogada, com apresentação de textos teóricos e literários para pavimentar um chão comum entre os participantes. Introdução dos temas da mediação de leitura e dos clubes de leitura, com debates e apresentação sobre as estratégias com públicos e exemplos práticos, conceito, curadoria de livros e exercícios práticos preparatórios para a mediação.

• Módulo 2 – Aprofundamento | 2 semanas
    Apresentação de textos teóricos sobre formação de leitores de autores reconhecidos mundialmente, e trazer propostas e estratégias reflexivas de conceitos e pressupostos apresentados no módulo anterior. Também serão abordadas cinco obras literárias de diversos gêneros a fim de que o participante experimente a vivência em clubes de leitura, para aprofundar os diálogos sobre os caminhos da mediação visando a efetiva formação de leitores nos espaços das bibliotecas em que atuam.

• Módulo 3 – Comunicação | 2 semanas
    Conceitos, estratégias e experiências para que a comunicação seja aliada dos mediadores, tanto para clubes de leitura virtuais como para os presenciais. A implementação e perenidade de um clube de leitura depende de uma comunicação fluida, inspiradora e permanente.

• Módulo 4 – Supervisão: organização de projeto de mediação de um clube de leitura | 2 semanas
    Realização de exercícios práticos como mediadores, e também de participação em clubes mediados pelos colegas. Serão formadas duplas ou trios de medidores, com a turma dividida em grupos de 20 pessoas, será feita curadoria coletiva respeitando a bibliodiversidade. O módulo contempla a experiência da preparação de um roteiro de mediação e da mediação de um clube de leitura. Posterior à mediação, será promovida a reflexão do grupo visando pensar sobre a experiência, as duplas / trios receberão retorno dos tutores e da coordenação pedagógica, com pontos a serem refletidos e aprimorados tanto do roteiro como da prática de mediação.

Janine Durand é fundadora da Jnana Consultoria – Educação, Cultura e Redes, pedagoga pela FEUSP, com MBA em Economia pela FUNDACE/USP e especialização em Políticas Públicas pela Escola de Governo de São Paulo. Há 20 anos se dedica às áreas de Educação, Cultura e Direitos Humanos. Implementou 200 clubes de leitura em escolas, penitenciárias, livrarias, bibliotecas e espaços culturais. É idealizadora e articuladora do programa Remição em Rede, que realiza clubes de leitura em penitenciárias do Estado de São Paulo, forma mediadores de leitura e pareceristas.

Luciana Gerbovic é graduada em Comunicação Social e mestre em Direito pela PUC-SP. É mediadora de clubes de leitura de literatura há mais de 10 anos em espaços públicos e privados e diretora da Escrevedeira Centro Cultural Literário, onde ministra oficinas de escrita e leitura de literatura e cursos de formação de mediadores de leitura. É co-articuladora do programa Remição em Rede, que realiza clubes de leitura em penitenciárias do Estado de São Paulo, forma mediadores de leitura e pareceristas.

PÚBLICO-ALVO E PRÉ-REQUISITOS: trabalhar em bibliotecas de acesso público (30% das vagas para São Paulo e 70% para outros estados brasileiros); ter ensino superior completo ou em andamento; ter boas noções de informática, internet e acesso por banda larga.

TURMA 1: 7 de março a 1º de maio de 2022

Carga horária: 56 horas/aula
Plataforma: Moodle
Formato: 100% a distância
Certificação: será concedida aos participantes que concluírem integralmente o curso.
Material de apoio: os(as) selecionados(as) receberão por Correios cinco títulos da bibliografia do curso.

Pré-inscrições gerais: de 10 de janeiro a 6 de fevereiro de 2022
Análise e seleção dos inscritos: de 7 a 17 de fevereiro de 2022
Divulgação dos selecionados: até 18 de fevereiro de 2022

ATENÇÃO