Evento Online
Curso EaD - Mediação de clubes de leitura
02
março
Foto: Divulgação
Curadoria, elaboração de conteúdo e coordenação pedagógica de Janine Durand e Luciana Gerbovic
PRÉ-INSCRIÇÕES: CLIQUE AQUI
Apresentação
Mediar um clube de leitura é uma arte acessível e poderosa. Colocar a leitura literária na centralidade de um círculo organizado é transformador. Alteridade, escuta, cidadania e pertencimento: são essas pequenas revoluções que nos devolvem uma cota de humanidade e olhar sensível para seguirmos ampliando laços e sentidos sociais.
O curso tem como eixos condutores teoria, prática e metodologia dialógica aliadas para quem deseja se conectar ao movimento de mediação de clubes de leitura (virtuais e presenciais), para aprofundar as estratégias e visão sobre o compartilhamento da leitura literária numa experiência coletiva e colaborativa com a formação de leitoras e leitores no Brasil.
Conteúdo
- Módulo 1 – Introdutório | 2 semanas
Exposição dialogada, com apresentação de textos teóricos e literários para pavimentar um chão comum entre os participantes. Introdução dos temas da mediação de leitura e dos clubes de leitura, com debates e apresentação sobre as estratégias com públicos e exemplos práticos, conceito, curadoria de livros e exercícios práticos preparatórios para a mediação.
- Módulo 2 – Aprofundamento | 2 semanas
Apresentação de textos teóricos sobre formação de leitores de autores reconhecidos mundialmente, e trazer propostas e estratégias reflexivas de conceitos e pressupostos apresentados no módulo anterior. Também serão abordadas cinco obras literárias de diversos gêneros a fim de que o participante experimente a vivência em clubes de leitura, para aprofundar os diálogos sobre os caminhos da mediação visando a efetiva formação de leitores nos espaços das bibliotecas em que atuam.
- Módulo 3 – Comunicação | 2 semanas
Conceitos, estratégias e experiências para que a comunicação seja aliada dos mediadores, tanto para clubes de leitura virtuais como para os presenciais. A implementação e perenidade de um clube de leitura depende de uma comunicação fluida, inspiradora e permanente.
- Módulo 4 – Supervisão: organização de projeto de mediação de um clube de leitura | 2 semanas
Realização de exercícios práticos como mediadores, e também de participação em clubes mediados pelos colegas. Serão formadas duplas ou trios de medidores, com a turma dividida em grupos de 20 pessoas, será feita curadoria coletiva respeitando a bibliodiversidade. O módulo contempla a experiência da preparação de um roteiro de mediação e da mediação de um clube de leitura. Posterior à mediação, será promovida a reflexão do grupo visando pensar sobre a experiência, as duplas / trios receberão retorno dos tutores e da coordenação pedagógica, com pontos a serem refletidos e aprimorados tanto do roteiro como da prática de mediação.
Janine Durand é fundadora da Jnana Consultoria – Educação, Cultura e Redes, pedagoga pela FEUSP, com MBA em Economia pela FUNDACE/USP e especialização em Políticas Públicas pela Escola de Governo de São Paulo. Há 20 anos se dedica às áreas de Educação, Cultura e Direitos Humanos. Implementou 200 clubes de leitura em escolas, penitenciárias, livrarias, bibliotecas e espaços culturais. É idealizadora e articuladora do programa Remição em Rede, que realiza clubes de leitura em penitenciárias do Estado de São Paulo, forma mediadores de leitura e pareceristas.
Luciana Gerbovic é graduada em Comunicação Social e mestre em Direito pela PUC-SP. É mediadora de clubes de leitura de literatura há mais de 10 anos em espaços públicos e privados e diretora da Escrevedeira Centro Cultural Literário, onde ministra oficinas de escrita e leitura de literatura e cursos de formação de mediadores de leitura. É co-articuladora do programa Remição em Rede, que realiza clubes de leitura em penitenciárias do Estado de São Paulo, forma mediadores de leitura e pareceristas.
Público-alvo e requisitos: Profissionais das áreas da cultura, Biblioteconomia e Ciência da Informação, Leitura, Literatura, e interessados no tema. Trabalhar em bibliotecas de acesso público (70% das vagas para São Paulo e 30% para outros estados brasileiros); ter ensino superior completo ou em andamento; ter boas noções de informática, internet e acesso por banda larga.
Período do curso: 2 de março a 26 de abril de 2026
Pré-inscrições: 20 de janeiro a 3 de fevereiro de 2026
Seleção dos inscritos: 4 a 23 de fevereiro de 2026
Divulgação dos selecionados: até 25 de fevereiro de 2026
Vagas: 240
Carga horária: 56 horas/aula
Plataforma: Moodle
Formato: 100% a distância
Certificação: Será concedida em até dois meses após a finalização aos participantes que concluírem integralmente o curso.
Dúvidas e mais informações: siseb@spleituras.org • www.siseb.sp.gov.br


