Evento Presencial
Curso - Curadoria colaborativa para a formação de acervos inclusivos e diversos | MARÍLIA
18
maio
9h-16h

CURSO - CURADORIA COLABORATIVA PARA A FORMAÇÃO DE ACERVOS INCLUSIVOS E DIVERSOS: TEMAS, LINGUAGENS, SUPORTES E FUNÇÕES
com Cida Fernandez
INSCRIÇÕES ENCERRADAS
Objetivos
- Trabalhar com os processos de curadoria para a constituição colaborativa e coletiva de acervos inclusivos, acessíveis e diversos, com a representação das diferentes culturas e identidades, através das reflexões, troca de saberes e democratização de conhecimentos.
- Apresentar conceitos e ferramentas para a constituição de acervos inclusivos e diversos;
- Tratar sobre a importância e o cuidado na formação de acervos para bibliotecas e comunidades;
- Disponibilizar materiais e apresentar instrumentos que contribuem para o processo de curadoria colaborativa.
Conteúdo e programa
- Temas e linguagens: diferenças, semelhanças e cuidados na abordagem da curadoria coletiva e colaborativa
- Identificar as dimensões dos cuidados da curadoria coletiva e colaborativa no tocante à identificação e seleção de temas e de linguagens, e de sua organização com e para as comunidades interessadas.
- Curadoria para acervos de bibliotecas físicas (públicas, comunitárias e escolares): enfoques temáticos.
- Tratar sobre os principais pontos necessários para a observação, diálogo e construção coletiva de acervos temáticos, especialmente LGBTQIA+, gênero, raça e comunidades tradicionais.
- Curadoria no combate às notícias falsas e à desinformação em mídias sociais: atendimento às necessidades das comunidades de usuários e usuárias.
- Promover o conhecimento sobre como identificar a lógica na disseminação de notícias falsas (fake news) para contribuir no combate à desinformação, para promover a divulgação responsável das informações, com prioridade para os públicos das bibliotecas públicas.
Cida Fernandez é bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Pernambuco. Responsável pelo Programa Direito à Leitura, do Centro de Cultura Luiz Freire, e assessora do Programa Prazer em Ler, da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias. Desenvolveu o Sistema de Classificação por Cores para a literatura de ficção e poesia. Realiza palestras e ministra cursos para o desenvolvimento de profissionais nas áreas de formação de leitores, organização e gestão de acervos literários e incidência em políticas públicas na perspectiva dos direitos humanos.
18 de maio de 2022 | 9 às 16 horas
MARÍLIA
Biblioteca Pública João Mesquita Valença
Rua São Luiz, 1.295, Centro
Públicos: Profissionais das áreas da Cultura, Biblioteconomia e Ciência da Informação, Leitura e Literatura, e interessados no tema.
Inscrições gratuitas. Vagas limitadas!
Carga horária: 6 horas
Acessibilidade: Condições especiais de atendimento, como tradução em Libras, devem ser informadas por e-mail, com até 72 horas de antecedência do início da atividade.
Importante: Questionário de avaliação e certificado serão encaminhados em até uma semana após a ação.
Mais informações: siseb@spleituras.org • www.siseb.sp.gov.br