O que é importante para escrever bem? Ler! - Viagem Literária

O que é importante para escrever bem? Ler!

A dica foi dada pelo escritor Ignácio de Loyola Brandão na largada da 15ª edição do Viagem Literária.

 

O módulo inicial do Viagem literária, no dia 5 de julho, começou com boas e divertidas histórias contadas pelo jornalista e escritor Ignácio de Loyola Brandão. Presente em várias edições do programa, o autor relembrou com carinho das muitas andanças que fez pelas diferentes cidades do estado de São Paulo. “Percorrer o interior é algo muito familiar para mim porque me tornei escritor dentro de uma biblioteca. Por isso, tenho o maior respeito pelos bibliotecários e paixão pelas bibliotecas”, conta.

 

Para ele, o Viagem Literária é uma oportunidade única para os escritores e contadores de histórias despertarem o amor pela leitura, especialmente em uma época em que os livros concorrem diretamente com as redes sociais, internet e videogames. “É de suma importância que os autores conversem diretamente com o público e as bibliotecas ofereçam atividades interessantes e atrativas para a população.”

 

Entre suas lembranças, o escritor destacou os principais temas de suas oficinas, como o processo de criação de personagens e onde busca inspiração para suas obras. Contou ainda a privilegiada aula que recebeu do escritor Nelson Rodrigues quando ainda era um novato repórter no jornal Última Hora. “Eu via o Nelson escrever um conto por dia e quando tive oportunidade perguntei para ele onde encontrava tanto assunto. E a resposta foi: ‘Eu olho pela janela, o assunto é a vida’.” Lição aprendida. Ignácio de Loyola Brandão olhou pela janela e escreveu o Brasil.

 

A última dica do dia foi em relação ao sucesso. Segundo o escritor, o caminho para conquistar um lugar ao sol em terras literárias é ter prazer em escrever e criar boas histórias. “O Itamar Vieira Junior, nosso novo Machado ou novo Jorge Amado, não pensa em sucesso e sim em escrever, transformando em linguagem os problemas que vê sobre as condições da sua terra, das mulheres e da negritude.”

 

Literatura Brasileira no XXI

O módulo inicial do Viagem Literária teve ainda a presença dos professores da Unifesp Luís Fernando Prado Telles e Pedro Marques. À dupla coube a missão de explicar a escolha do tema que irá embalar todas as 360 ações do programa: a Literatura Brasileira no XXI. Criado em 2008, como uma parceria entre a Universidade Federal de São Paulo e a SP Leituras, o projeto abrange oficinas de criação literária mensais realizadas alternadamente na Biblioteca de São Paulo e na Biblioteca Parque Villa-Lobos. O conteúdo gerado durante os encontros é publicado no site do projeto, que conta ainda com uma revista de artigos chamada Cadernos Acadêmicos.

 

Para o encerrar o evento, o diretor executivo Pierre André Ruprecht e a coordenadora de Programas e Projetos Vanessa Sousa, ambos da SP Leituras, explicaram aos participantes as premissas da nova edição do Viagem Literária, incluindo informações sobre os roteiros, as oficinas virtuais e as contrapartidas a serem respeitadas por parte das bibliotecas. Vanessa Sousa lembrou da importância de fazer a preparação de público promovendo ações com a bibliografia indicada para o evento.

 

Pierre André Ruprecht destacou a necessidade de dedicar atenção à divulgação do evento. “Além dos materiais enviados pela SP Leituras, é fundamental que as bibliotecas comuniquem os eventos nas redes sociais e sites, acionem a imprensa local e distribua os materiais em pontos estratégicos de grande circulação de pessoas.”

 

 

 

 

 

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Fique por dentro de tudo o que acontece nos três módulos do Viagem Literária!

Até breve!

Até breve!

A edição de 2023 do programa Viagem Literária terminou após quatro meses de intensa programação. A caminhada foi longa: mais de 17 mil quilômetros percorridos, passando por 72 bibliotecas de 71 cidades do Estado de São Paulo. Ao todo, foram realizadas 360 ações presenciais e online para um público de cerca de 16 mil pessoas. O ponto alto do projeto foi a participação de 18 grupos/contadores de histórias e 36 escritores, que compartilharam seus talentos e vivências literárias. Neste ano, o programa foi estruturado em três módulos, cada um oferecendo uma experiência única para os participantes. O primeiro abraçou a escrita criativa, com destaque para o ambiente de aprendizagem colaborativo, onde era possível compartilhar ideias, receber feedback dos autores e aprender novas técnicas e estilos. Foram 72 encontros virtuais, com 1.134 participantes, promovidos por um elenco de peso: Bruna Beber, Bruno Ribeiro, Edson Krenak, Flávio Cafieiro, Helo D’Angelo, Ilustralu, Márcio Vassallo, Michel Yakini-Iman, Neide Almeida, Plínio Camillo, Rafael Gallo, Reginaldo Pujol Filho, Roberto Ferreira, Sacolinha, Socorro Acioli, Stephanie Borges, Vanessa Passos e Wlange Keindé. O segundo módulo foi dedicado à contação de histórias, onde os profissionais convidados encantaram a plateia com brincadeiras, música e narrativas envolventes, despertando a imaginação e a paixão pela leitura. Foram 144 apresentações presenciais, dirigidas a mais de 12 mil pessoas, realizadas por um seleto time, composto por Ademir Apparício, Badaiá Arte, Camila Genaro, Cia. Bisclof, Cia. Koi, Cia. Malas Portam, Cia. Mapinguary, Cia. Pé do Ouvido, Cleber Fabiano, Cristino Wapichana, Drika Nunes, Ih, Contei!, Ivani Magalhães, Jô Jorvino, Mandingueiras da Pracinha, Mari Bigio, Sandra Guzmán & Cia. Rabo de Cutia e Tricotando Palavras. O terceiro módulo, Oficinas e Encontros com Escritores, permitiu um contato direto do público com grandes autores, como Aline Valek, André Dahmer, Cláudia Lemes, Estevão Azevedo, Fábio Kabral, Felipe Castilho, Ignácio de Loyola Brandão, Ilan Brenman, Joselia Aguiar, Julie Dorrico, Lúcia Hiratsuka, Luciene Vignoli Müller, Luiza Romão, Michel Yakini-Iman, Monique Malcher, Nina Rizzi, Rita Carelli e Sergio Rodrigues. As aulas e bate-papos presenciais sobre os processos e bastidores da criação literária resultaram em momentos de aproximidade e interação entre os autores e leitores e contaram com a presença de 3.445 pessoas. Ao longo de toda programação, o Viagem Literária celebrou não apenas a literatura brasileira contemporânea, dando luz a obras de vários escritores, mas também fortaleceu a importância das bibliotecas como espaços de encontro, aprendizado e diversidade cultural, deixando como legado a formação de novos leitores e escritores. O Viagem Literária é um programa do Governo do Estado de São Paulo, realizado por meio do SisEB (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas), gerenciado pela SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura. Desde a sua criação em 2008, o programa já percorreu 235 municípios paulistas com mais de 3.600 ações. Contou com a participação de cerca de 300 grupos de contadores de histórias e escritores, e um público de mais de 381 mil pessoas.      
Memórias em cena

Memórias em cena

Fugir do lugar-comum e repensar as cenas do cotidiano com um olhar poético. Essa foi a proposta oficina de escrita criativa “Memórias em cena” da escritora, poeta, educadora e gestora cultural Neide Almeida, para a 16ª edição do programa Viagem Literária. Os encontros virtuais foram realizados de 27 a 30 de novembro, nas bibliotecas das cidades de Jundiaí, Várzea Paulista, Pirapora do Bom Jesus e São Paulo. A primeira atividade da turma foi descrever uma cena vivida ou simplesmente testemunhada. “A partir do conceito ‘escrevivência’, cunhado por Conceição Evaristo, a proposta é registrar por meio da escrita uma cena que tenha afetado os participantes para além de suas vivências individuais”, descreve Neide. O exercício consistia em narrar um acontecimento presenciado pelos participantes, mas com um olhar poético. “Ao usar uma outra lente para enxergar fatos corriqueiros conseguimos ver além do óbvio, isso é o que chamamos de memória poética.” A parte prática do encontro ficou por conta inicialmente da criação de uma legenda para a cena escolhida e posteriormente o desenvolvimento de uma pequena parte de uma história a partir do fragmento escolhido. Como inspiração para o grupo, a autora trouxe trechos de textos de memórias poéticas de autores como Carolina Maria de Jesus, Alberto da Costa e Silva, Zainne Lima da Silva, Ricardo Aleixo e da própria autora.   Neide Almeida é socióloga e especialista em Gestão Cultural e mestra em Linguística. Publicou o livro Nós: 20 poemas e uma Oferenda e tem publicado poemas e crônicas em revistas e antologias. Realiza cursos e eventos pela Fio.de.Contas Produções Culturais.  
Vozes da periferia

Vozes da periferia

O escritor Michel Yakini-Iman levou as vozes e a poesia da periferia de São Paulo para passear pelo interior do estado. Entre os dias 7 de 10 de novembro, o também produtor cultural realizou a oficina virtual “Literatura e oralidade nas periferias de São Paulo” para os públicos das bibliotecas de Limeira, Piracicaba, Santa Bárbara d’Oeste e Itatiba. O objetivo era fazer uma ponte entre a produção de quem escreve na capital com a produção de textos em circulação nas cidades menores. Durante os encontros, Michel apresentou poemas de sua autoria e textos em prosa e poesia de outros escritores. “Também fizemos alguns exercícios de poesia falada e de declamação de textos, exatamente como acontece nos saraus.” O escritor destacou que a evolução da produção literária da periferia de São Paulo vem acontecendo desde o início dos anos 2000 e tem constribuído na formação de novos leitores, no movimento da poesia falada e também no sistema de publicação de selos editoriais. “Esse movimento vem ampliando as vozes e diversificando a literatura brasileira, algo muito importante não apenas para São Paulo, mas para todo o país.” Entre as obras usadas na oficina estão Contos de Yõnu, de Raquel Almeida; Maria Pepe Pueblo/Maria do Povo, de Dinha; Muzimba, na humildade sem maldade, de Akins Kintê; Notas sobre a fome, de Helena Silvestre, entre outros. Michel Yakini-Iman é autor de Futebol não é coisa de menino, Na medula do verbo, Acorde um verso, Crônicas de um peladeiro e do romance Amanhã quero ser vento. Promove palestras e cursos de escrita criativa e é um dos idealizadores do Sarau Elo da Corrente.