O que é importante para escrever bem? Ler! - Viagem Literária

O que é importante para escrever bem? Ler!

A dica foi dada pelo escritor Ignácio de Loyola Brandão na largada da 15ª edição do Viagem Literária.

 

O módulo inicial do Viagem literária, no dia 5 de julho, começou com boas e divertidas histórias contadas pelo jornalista e escritor Ignácio de Loyola Brandão. Presente em várias edições do programa, o autor relembrou com carinho das muitas andanças que fez pelas diferentes cidades do estado de São Paulo. “Percorrer o interior é algo muito familiar para mim porque me tornei escritor dentro de uma biblioteca. Por isso, tenho o maior respeito pelos bibliotecários e paixão pelas bibliotecas”, conta.

 

Para ele, o Viagem Literária é uma oportunidade única para os escritores e contadores de histórias despertarem o amor pela leitura, especialmente em uma época em que os livros concorrem diretamente com as redes sociais, internet e videogames. “É de suma importância que os autores conversem diretamente com o público e as bibliotecas ofereçam atividades interessantes e atrativas para a população.”

 

Entre suas lembranças, o escritor destacou os principais temas de suas oficinas, como o processo de criação de personagens e onde busca inspiração para suas obras. Contou ainda a privilegiada aula que recebeu do escritor Nelson Rodrigues quando ainda era um novato repórter no jornal Última Hora. “Eu via o Nelson escrever um conto por dia e quando tive oportunidade perguntei para ele onde encontrava tanto assunto. E a resposta foi: ‘Eu olho pela janela, o assunto é a vida’.” Lição aprendida. Ignácio de Loyola Brandão olhou pela janela e escreveu o Brasil.

 

A última dica do dia foi em relação ao sucesso. Segundo o escritor, o caminho para conquistar um lugar ao sol em terras literárias é ter prazer em escrever e criar boas histórias. “O Itamar Vieira Junior, nosso novo Machado ou novo Jorge Amado, não pensa em sucesso e sim em escrever, transformando em linguagem os problemas que vê sobre as condições da sua terra, das mulheres e da negritude.”

 

Literatura Brasileira no XXI

O módulo inicial do Viagem Literária teve ainda a presença dos professores da Unifesp Luís Fernando Prado Telles e Pedro Marques. À dupla coube a missão de explicar a escolha do tema que irá embalar todas as 360 ações do programa: a Literatura Brasileira no XXI. Criado em 2008, como uma parceria entre a Universidade Federal de São Paulo e a SP Leituras, o projeto abrange oficinas de criação literária mensais realizadas alternadamente na Biblioteca de São Paulo e na Biblioteca Parque Villa-Lobos. O conteúdo gerado durante os encontros é publicado no site do projeto, que conta ainda com uma revista de artigos chamada Cadernos Acadêmicos.

 

Para o encerrar o evento, o diretor executivo Pierre André Ruprecht e a coordenadora de Programas e Projetos Vanessa Sousa, ambos da SP Leituras, explicaram aos participantes as premissas da nova edição do Viagem Literária, incluindo informações sobre os roteiros, as oficinas virtuais e as contrapartidas a serem respeitadas por parte das bibliotecas. Vanessa Sousa lembrou da importância de fazer a preparação de público promovendo ações com a bibliografia indicada para o evento.

 

Pierre André Ruprecht destacou a necessidade de dedicar atenção à divulgação do evento. “Além dos materiais enviados pela SP Leituras, é fundamental que as bibliotecas comuniquem os eventos nas redes sociais e sites, acionem a imprensa local e distribua os materiais em pontos estratégicos de grande circulação de pessoas.”

 

 

 

 

 

Blog

Fique por dentro de tudo o que acontece nos três módulos do Viagem Literária!

Em agosto começa a jornada de “Contação de Histórias - Literatura em Cordel”

Em agosto começa a jornada de “Contação de Histórias - Literatura em Cordel”

Prepare-se para uma aventura literária incrível! De 6 a 30 de agosto de 2024, o módulo Contação de Histórias - Literatura em Cordel da 16ª edição do programa Viagem Literária vai transformar 67 bibliotecas em verdadeiros redutos de encanto e imaginação. São 134 ações culturais, proporcionadas por 16 grupos/contadores (as) de histórias, que irão encantar públicos de todas as idades, levando-os a mergulhar em narrativas fascinantes. Cada cidade participante realiza duas intervenções presenciais de contação de histórias, apresentadas pelo mesmo grupo ou contador(a). As sessões acontecem às 9h e às 14h, na biblioteca local.  As atividades ocorrem nos municípios do litoral, da região metropolitana de São Paulo e do interior paulista e contemplam jogos, brincadeiras, histórias, músicas e muita diversão, com o intuito de despertar o interesse pela leitura, incentivar a formação de novos leitores e fortalecer os vínculos entre as bibliotecas e a comunidade. A programação será conduzida pelos talentos Ademir Apparício Júnior, Camila Genaro, Cia. Bisclof, Cia. Malas Portam, Cia. Mapinguary, Cia. Pé do Ouvido, Cia. Rabo de Cutia, Drika Nunes, Ih, Contei!, Juvenal Bernardes, Kiara Terra, Lígia Borges, Mandingueiras da Pracinha, Márcio Maracajá, Mari Bigio e Tricotando Palavras. Esta iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo (@culturasp), por meio do SisEB e executada pela SP Leituras, tem como objetivo estimular a formação de novos leitores e fortalecer os laços entre as bibliotecas e a comunidade. Este ano, o evento dará ênfase especial à literatura brasileira de cordel.Confira as datas e cidades e planeje seu roteiro!Para a programação completa, clique aqui.   
Módulo Inicial do Viagem Literária 2024 reúne representantes de 66 cidades paulistas

Módulo Inicial do Viagem Literária 2024 reúne representantes de 66 cidades paulistas

Na última terça-feira, 25 de junho, ocorreu o módulo inicial do Viagem Literária 2024. Realizado virtualmente, o encontro reuniu representantes das 67 bibliotecas selecionadas, da SP Leituras e da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo para apresentar novidades e discutir estratégias desta 16ª edição.Adriane Freitag, coordenadora da Unidade de Difusão Cultural, Bibliotecas e Leitura da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, celebrou o evento e destacou a longa parceria com a SP Leituras, que tem promovido diversas atividades para difundir a leitura e estimular as bibliotecas no estado.“É muito importante estarmos aqui, pois 65 municípios receberão atividades este ano. É uma honra poder levar a leitura de cordel para todos esses municípios e poder viajar com autores. Nada disso seria possível sem a SP Leituras e nossos parceiros do SisEB, Marcus Alves e Natália Moriyama. Agradeço muito a todos por nos permitir realizar essas ações, alcançar novos leitores e relembrar os leitores inativos do quanto é prazeroso ler e fazer novos contatos com a cultura”, comentou Adriane.O diretor executivo da SP Leituras, Pierre Ruprecht, ressaltou a importância e o foco do programa: “A principal função do Viagem Literária está ligada ao público, oferecendo experiências estimulantes e divertidas sobre leitura e cultura para todas as idades. Outro objetivo é fortalecer o papel das bibliotecas públicas em seus municípios. O Viagem Literária é uma ação do Estado em parceria com cada um de vocês, para realmente dar protagonismo à sua biblioteca na sua cidade”.Vanessa Sousa, coordenadora de Programas e Projetos da SP Leituras, destacou a necessidade de organização, comunicação e suporte técnico pelas bibliotecas, garantindo o sucesso das atividades. Ela também frisou a necessidade de envolver toda a comunidade e garantir que os eventos promovam o protagonismo das bibliotecas. “Lembrem-se, toda a comunidade é público. Sintam-se à vontade para convidar todos para participarem do Viagem Literária”, disse. Nanda Muniz, analista de Programas e Projetos da SP Leituras, deu suporte ao encontro, respondendo a diversas dúvidas dos participantes.A gerente de marketing da SP Leituras, Camila Bonato, abordou as ações de comunicação para o programa, incluindo novidades como os banners de chão enviados às bibliotecas, além dos prismas de mesa e varais de cordel. Ela também enfatizou a importância das redes sociais e da assessoria de imprensa, encorajando as bibliotecas a enviarem fotos das atividades para atualizações. “Pedimos a ajuda de vocês para engajar o público. No final do programa, será feito um balanço geral para medir o impacto e o alcance.”O Viagem Literária 2024 começa em 6 de agosto com o módulo Contação de Histórias: Literatura de Cordel. Fique de olho em nosso blog para ficar por dentro das novidades.
Vem aí mais uma edição do Viagem Literária!

Vem aí mais uma edição do Viagem Literária!

Prepare-se para embarcar na 16ª edição do Viagem Literária! Em 2024, o programa vai levar os participantes a uma jornada encantadora pelo mundo dos livros, onde histórias ganham vida e a imaginação voa sem limites.Em torno de atividades voltadas à poesia do cordel e o Prêmio São Paulo de Literatura, neste ano, 335 novas iniciativas lideradas por 42 figuras inspiradoras serão apresentadas em turnê por 67 bibliotecas de 66 municípios paulistas, em uma iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.Enquanto arruma as malas para partir para esta grande jornada pelo universo da literatura, livros, contação de histórias, bibliotecas, encontros com escritores e muito mais, entre no clima da viagem!De agosto a outubro deste ano, acontecerão três módulos: Contação de Histórias: Literatura de Cordel (6 a 30 de agosto), Clubes de Leitura: Prêmio São Paulo de Literatura (2 a 27 de setembro) e Encontros com Escritores: Prêmio São Paulo de Literatura (1º a 25 de outubro).Para celebrar junto aos participantes, alguns dos títulos dos 17 escritores envolvidos neste módulo estão disponíveis na BibliON, a biblioteca digital gratuita de São Paulo.  Todas as ações são abertas aos públicos e a programação completa pode ser encontrada aqui.O programa do Governo do Estado de São Paulo, por meio do SisEB (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas), é realizado pela SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura. Desde a sua criação em 2008, o Viagem Literária já percorreu 235 municípios paulistas com cerca de quatro mil ações. Contou com a participação de 294 convidados e impactou mais de 380 mil pessoas. Boa viagem!