O exercício da escuta para inventar novas histórias - Viagem Literária

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O exercício da escuta para inventar novas histórias

Paulo Savalao

Ao participarmos de suas histórias, é difícil não ter a sensação de conhecer essa moça de algum lugar. Em um exercício de empatia e partilha, onde a escuta é uma habilidade importante e a palavra é a possibilidade de inventar novos sentidos e espaços de pertencimento, Kiara Terra, há mais de 25 anos, traz às contações o acolhimento necessário para que novas narrativas se construam a partir do diálogo com crianças, jovens e adultos.

É com ouvidos atentos para escutar o que o público tem a dizer que Kiara Terra viaja pelas cidades do interior paulista de Limeira, Santa Bárbara d'Oeste, Monte Mor e Itu, durante a 14ª edição do programa Viagem Literária – módulo Contação de Histórias: Jogos e Brincadeiras.Quando quem narra se propõe a ouvir, os livros ganham um lugar corporificado, muito presente, muito colaborativo.”, observa Kiara.

Nascida em São Paulo, a contadora de histórias e escritora viu nas palavras um modo de conexão com as pessoas e suas experiências. Criou a História Aberta, um método colaborativo onde o público vira coautor das histórias, pois é convidado a participar da construção da narrativa e percebe-se acolhido e pertencendo a essas histórias, e por consequência a sua própria história de vida.  “É do encontro entre o que eu trago e as histórias vividas é que a gente tece uma narrativa nossa, colaborativa”, diz Kiara.

A contadora confessa ter muito carinho pelo Viagem Literária, que ocupa as bibliotecas públicas do estado de São Paulo de um modo muito especial: “para além da leitura do livro, a leitura de mundo.”. acredita.  Para ela, esta é a verdadeira acolhida do Viagem!

Kiara Terra cursou Arte Dramática no Teatro-escola Célia Helena e Comunicação das Artes do Corpo na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com habilitação em Performance Arte. É doutoranda em Sociologia da Infância na Universidade do Minho, Portugal. Nos últimos 15 anos viajou por diversos lugares formando educadores e participou de importantes iniciativas nacionais e internacionais ligadas à defesa dos direitos das crianças e dos jovens.

 

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