Jogo de palavras - Viagem Literária

Jogo de palavras

Divulgação

O que pode brotar de uma simples palavra? Para a escritora e jornalista Socorro Acioli a composição de letrinhas pode virar uma infinidade de crônicas, contos, romances, livros infantis, ilustrações e tudo o que a imaginação permitir. A brincadeira, porém, requer algumas técnicas explicadas ao longo das oficinas de escrita criativa De uma só palavra nasce uma história, realizadas pelo programa Viagem Literária nas bibliotecas das cidades de Itu, Itapevi, Cotia e São Paulo, entre 11 e 14 de julho.

 

A primeira dica dos encontros virtuais foi a desconstrução do mito da formação para ser escritor. A profissão é algo que a pessoa simplesmente abraça, não requer nenhum estudo probatório, prova ou qualquer curso específico. “Mas o que vai acontecer com cada carreira, como mercado irá receber cada obra, é outra história”, alerta Socorro. Para ela, qualquer pessoa possui tudo o que precisa para ser escritor, basta apenas enxergar o potencial presente em cada bagagem pessoal. “Um bom começo é se desamarrar das comparações e de tudo o que pode impedir o fluxo criativo. A leitura acompanhada da observação do mundo são ótimos preparativos para mente.”

 

Para ajudar no desbloqueio das ideias, a escritora apresentou algumas técnicas do jornalista, escritor e poeta italiano Gianni Rodari, presentes no livro Gramática da fantasia (1973), um clássico literário que usa fábulas, brincadeiras e outros recursos como estímulo à criatividade. Socorro trouxe para a oficina um compilado dos ensinamentos da obra. “Muitas vezes ficamos estagnados pensando em como iniciar uma história e neste livro temos vários exercícios para destravar a mente. Uma das principais dicas é colocar a mão na massa, afinal como diz Rodari só se aprende a criar no movimento da criação; só se aprende a escrever no movimento da escrita; só se pode criar e escrever com uma mente preparada e livre.”

 

"A imaginação não é uma faculdade qualquer, separada da mente:
 é a própria mente, na sua interação, a qual, solicitada por uma atividade
 mais que por outra, serve-se sempre dos mesmos procedimentos".

Gianni Rodari

 

Batizada como “palavra como semente”, a primeira atividade da oficina consistiu em anotar no papel a primeira palavra que vem à mente e a partir de cada letra criar mais cinco palavras com a mesma inicial. É possível ainda buscar opostos para cada item sugerido. A segunda tarefa chamada de “binômio fantástico” propôs a escolha de duas palavras sem qualquer proximidade ou sentido entre elas. “A ideia aqui é que essas palavras sejam bem estranhas uma à outra para obrigar a nossa imaginação a criar uma ponte entre elas”, explica a escritora.

 

O último exercício foi uma brincadeira de perguntas e respostas. Aleatoriamente, os participantes iam respondendo algumas perguntas para criar uma história. Quanto mais criativa a resposta, mais divertida fica a história. “O interessante nesses exercícios é que cada palavra apesar de possuir um determinado significado carrega um repertório diferente de acordo com as lembranças de cada pessoa, ou seja, temos o senso comum, mas também o senso pessoal”, destaca Socorro.

 

 

Socorro Acioli é autora de Ela tem olhos de céu, vencedor do Prêmio Jabuti na categoria infantojuvenil, Emília, A bailarina fantasma e o romance Cabeça de santo. Coordena a especialização em Escrita e Criação da Universidade de Fortaleza e é colunista do jornal Diário do Nordeste.

Blog

Fique por dentro de tudo o que acontece nos três módulos do Viagem Literária!

Em agosto começa a jornada de “Contação de Histórias - Literatura em Cordel”

Em agosto começa a jornada de “Contação de Histórias - Literatura em Cordel”

Prepare-se para uma aventura literária incrível! De 6 a 30 de agosto de 2024, o módulo Contação de Histórias - Literatura em Cordel da 16ª edição do programa Viagem Literária vai transformar 67 bibliotecas em verdadeiros redutos de encanto e imaginação. São 134 ações culturais, proporcionadas por 16 grupos/contadores (as) de histórias, que irão encantar públicos de todas as idades, levando-os a mergulhar em narrativas fascinantes. Cada cidade participante realiza duas intervenções presenciais de contação de histórias, apresentadas pelo mesmo grupo ou contador(a). As sessões acontecem às 9h e às 14h, na biblioteca local.  As atividades ocorrem nos municípios do litoral, da região metropolitana de São Paulo e do interior paulista e contemplam jogos, brincadeiras, histórias, músicas e muita diversão, com o intuito de despertar o interesse pela leitura, incentivar a formação de novos leitores e fortalecer os vínculos entre as bibliotecas e a comunidade. A programação será conduzida pelos talentos Ademir Apparício Júnior, Camila Genaro, Cia. Bisclof, Cia. Malas Portam, Cia. Mapinguary, Cia. Pé do Ouvido, Cia. Rabo de Cutia, Drika Nunes, Ih, Contei!, Juvenal Bernardes, Kiara Terra, Lígia Borges, Mandingueiras da Pracinha, Márcio Maracajá, Mari Bigio e Tricotando Palavras. Esta iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo (@culturasp), por meio do SisEB e executada pela SP Leituras, tem como objetivo estimular a formação de novos leitores e fortalecer os laços entre as bibliotecas e a comunidade. Este ano, o evento dará ênfase especial à literatura brasileira de cordel.Confira as datas e cidades e planeje seu roteiro!Para a programação completa, clique aqui.   
Módulo Inicial do Viagem Literária 2024 reúne representantes de 66 cidades paulistas

Módulo Inicial do Viagem Literária 2024 reúne representantes de 66 cidades paulistas

Na última terça-feira, 25 de junho, ocorreu o módulo inicial do Viagem Literária 2024. Realizado virtualmente, o encontro reuniu representantes das 67 bibliotecas selecionadas, da SP Leituras e da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo para apresentar novidades e discutir estratégias desta 16ª edição.Adriane Freitag, coordenadora da Unidade de Difusão Cultural, Bibliotecas e Leitura da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, celebrou o evento e destacou a longa parceria com a SP Leituras, que tem promovido diversas atividades para difundir a leitura e estimular as bibliotecas no estado.“É muito importante estarmos aqui, pois 65 municípios receberão atividades este ano. É uma honra poder levar a leitura de cordel para todos esses municípios e poder viajar com autores. Nada disso seria possível sem a SP Leituras e nossos parceiros do SisEB, Marcus Alves e Natália Moriyama. Agradeço muito a todos por nos permitir realizar essas ações, alcançar novos leitores e relembrar os leitores inativos do quanto é prazeroso ler e fazer novos contatos com a cultura”, comentou Adriane.O diretor executivo da SP Leituras, Pierre Ruprecht, ressaltou a importância e o foco do programa: “A principal função do Viagem Literária está ligada ao público, oferecendo experiências estimulantes e divertidas sobre leitura e cultura para todas as idades. Outro objetivo é fortalecer o papel das bibliotecas públicas em seus municípios. O Viagem Literária é uma ação do Estado em parceria com cada um de vocês, para realmente dar protagonismo à sua biblioteca na sua cidade”.Vanessa Sousa, coordenadora de Programas e Projetos da SP Leituras, destacou a necessidade de organização, comunicação e suporte técnico pelas bibliotecas, garantindo o sucesso das atividades. Ela também frisou a necessidade de envolver toda a comunidade e garantir que os eventos promovam o protagonismo das bibliotecas. “Lembrem-se, toda a comunidade é público. Sintam-se à vontade para convidar todos para participarem do Viagem Literária”, disse. Nanda Muniz, analista de Programas e Projetos da SP Leituras, deu suporte ao encontro, respondendo a diversas dúvidas dos participantes.A gerente de marketing da SP Leituras, Camila Bonato, abordou as ações de comunicação para o programa, incluindo novidades como os banners de chão enviados às bibliotecas, além dos prismas de mesa e varais de cordel. Ela também enfatizou a importância das redes sociais e da assessoria de imprensa, encorajando as bibliotecas a enviarem fotos das atividades para atualizações. “Pedimos a ajuda de vocês para engajar o público. No final do programa, será feito um balanço geral para medir o impacto e o alcance.”O Viagem Literária 2024 começa em 6 de agosto com o módulo Contação de Histórias: Literatura de Cordel. Fique de olho em nosso blog para ficar por dentro das novidades.
Vem aí mais uma edição do Viagem Literária!

Vem aí mais uma edição do Viagem Literária!

Prepare-se para embarcar na 16ª edição do Viagem Literária! Em 2024, o programa vai levar os participantes a uma jornada encantadora pelo mundo dos livros, onde histórias ganham vida e a imaginação voa sem limites.Em torno de atividades voltadas à poesia do cordel e o Prêmio São Paulo de Literatura, neste ano, 335 novas iniciativas lideradas por 42 figuras inspiradoras serão apresentadas em turnê por 67 bibliotecas de 66 municípios paulistas, em uma iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.Enquanto arruma as malas para partir para esta grande jornada pelo universo da literatura, livros, contação de histórias, bibliotecas, encontros com escritores e muito mais, entre no clima da viagem!De agosto a outubro deste ano, acontecerão três módulos: Contação de Histórias: Literatura de Cordel (6 a 30 de agosto), Clubes de Leitura: Prêmio São Paulo de Literatura (2 a 27 de setembro) e Encontros com Escritores: Prêmio São Paulo de Literatura (1º a 25 de outubro).Para celebrar junto aos participantes, alguns dos títulos dos 17 escritores envolvidos neste módulo estão disponíveis na BibliON, a biblioteca digital gratuita de São Paulo.  Todas as ações são abertas aos públicos e a programação completa pode ser encontrada aqui.O programa do Governo do Estado de São Paulo, por meio do SisEB (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas), é realizado pela SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura. Desde a sua criação em 2008, o Viagem Literária já percorreu 235 municípios paulistas com cerca de quatro mil ações. Contou com a participação de 294 convidados e impactou mais de 380 mil pessoas. Boa viagem!