A poesia está em todo lugar - Viagem Literária

A poesia está em todo lugar

Gabriela Maria

Há tempos a poesia têm inspirado e sensibilizado os leitores. Muito além de uma mera combinação de palavras, os poemas são uma forma de celebrar a beleza da linguagem por meio de seus inúmeros significados, proporcionando muitas vezes uma catarse emocional aos apaixonados pelo tema. Na seara dos grandes defensores do gênero literário está a escritora, poeta e tradutora Stephanie Borges, que participou da 15ª edição do programa Viagem Literária ministrando a oficina Ler e Escrever com as Poetas Brasileiras, de 4 a 7 de julho, nas bibliotecas das cidades de Itanhaém, Praia Grande, São Bernardo do Campo e Diadema.  

 

A matéria-prima de seus encontros virtuais foram os poemas de escritoras brasileiras publicados nos últimos três anos. Mulheres talentosas que têm trazido novas perspectivas, temáticas e estilos à cena literária, consolidando-se como vozes relevantes da cultura brasileira. “O objetivo da oficina foi desconstruir a ideia de que a poesia é algo distante, inacessível e difícil de entender. Hoje, temos uma poesia que dialoga perfeitamente com assuntos que fazem parte do nosso cotidiano e são tão prazerosas de ler quanto qualquer romance”, comenta a escritora.

 

A partir da apresentação de trechos de músicas, notícias de jornal, poemas, memes e imagens, Stephanie convidou os participantes a soltarem a imaginação para colocar as inspirações no papel. “A ideia é usar uma linguagem comum e simples pra gente entender que se treinarmos o olhar e a nossa capacidade de observação é possível alcançar uma linguagem poética voltada para as coisas que nos são caras, os nossos espantos, os nossos encantamentos, dando vida ao texto poético.”

 

Um elenco de peso fez parte do referencial bibliográfico da oficina, como Tatiana Pequeno, com Tocar o terror, uma obra que mostra as situações vividas no Brasil nos últimos anos, como precarização do trabalho, dificuldades de vida, sonhos difíceis, amizades e esperança. Adelaide Ivánova veio com Chifre, um livro sobre poemas de amor num mundo difícil. A catarinense Angélica Freitas foi representada por Canções de atormentar, com sua escrita irreverente sobre o que é ser mulher no Brasil nos dias de hoje. A poesia de observação de Ana Estaregui esteve presente com o Dança para cavalos. Já os jogos de linguagem foram o destaque da obra de Ana Martins Marques, com Risque esta palavra. Por fim, Nina Rizzi trouxe a mistura de caderno de receita, diário e poesia no seu Caderno Goiabada. “Essas obras estão muito próximas da ideia de que a poesia está em todo lugar, basta a gente prestar atenção”, destaca Stephanie.  

 

 

Stephanie Borges é autora de Talvez precisemos de um nome para isso, ganhador do Prêmio Cepe Nacional de Literatura, na categoria poesia. Tem poemas publicados nas revistas Peixe-boi e Olympio, e nas antologias As 29 poetas hoje, organizada por Heloisa Buarque de Hollanda, e Poesia hoje: negra, organizada por Ricardo Aleixo.

Blog

Fique por dentro de tudo o que acontece nos três módulos do Viagem Literária!

Em agosto começa a jornada de “Contação de Histórias - Literatura em Cordel”

Em agosto começa a jornada de “Contação de Histórias - Literatura em Cordel”

Prepare-se para uma aventura literária incrível! De 6 a 30 de agosto de 2024, o módulo Contação de Histórias - Literatura em Cordel da 16ª edição do programa Viagem Literária vai transformar 67 bibliotecas em verdadeiros redutos de encanto e imaginação. São 134 ações culturais, proporcionadas por 16 grupos/contadores (as) de histórias, que irão encantar públicos de todas as idades, levando-os a mergulhar em narrativas fascinantes. Cada cidade participante realiza duas intervenções presenciais de contação de histórias, apresentadas pelo mesmo grupo ou contador(a). As sessões acontecem às 9h e às 14h, na biblioteca local.  As atividades ocorrem nos municípios do litoral, da região metropolitana de São Paulo e do interior paulista e contemplam jogos, brincadeiras, histórias, músicas e muita diversão, com o intuito de despertar o interesse pela leitura, incentivar a formação de novos leitores e fortalecer os vínculos entre as bibliotecas e a comunidade. A programação será conduzida pelos talentos Ademir Apparício Júnior, Camila Genaro, Cia. Bisclof, Cia. Malas Portam, Cia. Mapinguary, Cia. Pé do Ouvido, Cia. Rabo de Cutia, Drika Nunes, Ih, Contei!, Juvenal Bernardes, Kiara Terra, Lígia Borges, Mandingueiras da Pracinha, Márcio Maracajá, Mari Bigio e Tricotando Palavras. Esta iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo (@culturasp), por meio do SisEB e executada pela SP Leituras, tem como objetivo estimular a formação de novos leitores e fortalecer os laços entre as bibliotecas e a comunidade. Este ano, o evento dará ênfase especial à literatura brasileira de cordel.Confira as datas e cidades e planeje seu roteiro!Para a programação completa, clique aqui.   
Módulo Inicial do Viagem Literária 2024 reúne representantes de 66 cidades paulistas

Módulo Inicial do Viagem Literária 2024 reúne representantes de 66 cidades paulistas

Na última terça-feira, 25 de junho, ocorreu o módulo inicial do Viagem Literária 2024. Realizado virtualmente, o encontro reuniu representantes das 67 bibliotecas selecionadas, da SP Leituras e da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo para apresentar novidades e discutir estratégias desta 16ª edição.Adriane Freitag, coordenadora da Unidade de Difusão Cultural, Bibliotecas e Leitura da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, celebrou o evento e destacou a longa parceria com a SP Leituras, que tem promovido diversas atividades para difundir a leitura e estimular as bibliotecas no estado.“É muito importante estarmos aqui, pois 65 municípios receberão atividades este ano. É uma honra poder levar a leitura de cordel para todos esses municípios e poder viajar com autores. Nada disso seria possível sem a SP Leituras e nossos parceiros do SisEB, Marcus Alves e Natália Moriyama. Agradeço muito a todos por nos permitir realizar essas ações, alcançar novos leitores e relembrar os leitores inativos do quanto é prazeroso ler e fazer novos contatos com a cultura”, comentou Adriane.O diretor executivo da SP Leituras, Pierre Ruprecht, ressaltou a importância e o foco do programa: “A principal função do Viagem Literária está ligada ao público, oferecendo experiências estimulantes e divertidas sobre leitura e cultura para todas as idades. Outro objetivo é fortalecer o papel das bibliotecas públicas em seus municípios. O Viagem Literária é uma ação do Estado em parceria com cada um de vocês, para realmente dar protagonismo à sua biblioteca na sua cidade”.Vanessa Sousa, coordenadora de Programas e Projetos da SP Leituras, destacou a necessidade de organização, comunicação e suporte técnico pelas bibliotecas, garantindo o sucesso das atividades. Ela também frisou a necessidade de envolver toda a comunidade e garantir que os eventos promovam o protagonismo das bibliotecas. “Lembrem-se, toda a comunidade é público. Sintam-se à vontade para convidar todos para participarem do Viagem Literária”, disse. Nanda Muniz, analista de Programas e Projetos da SP Leituras, deu suporte ao encontro, respondendo a diversas dúvidas dos participantes.A gerente de marketing da SP Leituras, Camila Bonato, abordou as ações de comunicação para o programa, incluindo novidades como os banners de chão enviados às bibliotecas, além dos prismas de mesa e varais de cordel. Ela também enfatizou a importância das redes sociais e da assessoria de imprensa, encorajando as bibliotecas a enviarem fotos das atividades para atualizações. “Pedimos a ajuda de vocês para engajar o público. No final do programa, será feito um balanço geral para medir o impacto e o alcance.”O Viagem Literária 2024 começa em 6 de agosto com o módulo Contação de Histórias: Literatura de Cordel. Fique de olho em nosso blog para ficar por dentro das novidades.
Vem aí mais uma edição do Viagem Literária!

Vem aí mais uma edição do Viagem Literária!

Prepare-se para embarcar na 16ª edição do Viagem Literária! Em 2024, o programa vai levar os participantes a uma jornada encantadora pelo mundo dos livros, onde histórias ganham vida e a imaginação voa sem limites.Em torno de atividades voltadas à poesia do cordel e o Prêmio São Paulo de Literatura, neste ano, 335 novas iniciativas lideradas por 42 figuras inspiradoras serão apresentadas em turnê por 67 bibliotecas de 66 municípios paulistas, em uma iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.Enquanto arruma as malas para partir para esta grande jornada pelo universo da literatura, livros, contação de histórias, bibliotecas, encontros com escritores e muito mais, entre no clima da viagem!De agosto a outubro deste ano, acontecerão três módulos: Contação de Histórias: Literatura de Cordel (6 a 30 de agosto), Clubes de Leitura: Prêmio São Paulo de Literatura (2 a 27 de setembro) e Encontros com Escritores: Prêmio São Paulo de Literatura (1º a 25 de outubro).Para celebrar junto aos participantes, alguns dos títulos dos 17 escritores envolvidos neste módulo estão disponíveis na BibliON, a biblioteca digital gratuita de São Paulo.  Todas as ações são abertas aos públicos e a programação completa pode ser encontrada aqui.O programa do Governo do Estado de São Paulo, por meio do SisEB (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas), é realizado pela SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura. Desde a sua criação em 2008, o Viagem Literária já percorreu 235 municípios paulistas com cerca de quatro mil ações. Contou com a participação de 294 convidados e impactou mais de 380 mil pessoas. Boa viagem!