Cotia - Viagem Literária

Cotia

Oficinas de escrita criativa

Socorro Acioli

13 de julho de 2023 - 14h

Jornalista e PhD em Estudos de Literatura. Vencedora do Prêmio Jabuti com o livro infantojuvenil Ela tem olhos de céu. Foi selecionada por Gabriel García Márquez para ser aluna no curso Como Contar um Conto na escola de Cinema de San Antonio de Los Baños, em Cuba, a partir da sinopse do romance A cabeça do Santo, publicado no Brasil e traduzido para o inglês e o francês. Em 2015 foi uma das 30 artistas convidadas pela Bill & Melinda Gates Foundation para o projeto Art for Saving a Life, com o texto Drops from a hero. A edição americana The Head of the Saint foi finalista do Los Angeles Times Book Prize 2017 e o livro foi escolhido como um dos 50 melhores de 2017 pela Biblioteca Pública de Nova Iorque. Coordena a especialização em Escrita e Criação da Universidade de Fortaleza, onde ministra aulas de literatura também para os cursos de Direito e Medicina. Colunista do jornal Diário do Nordeste, onde escreve crônicas semanais.

Contação de histórias

Cia. Mapinguary

10 de agosto de 2023 - 9h • 14h

Criada em 2000 por Carlos Godoy, com a proposta de contação de histórias com narrativa oral cênica. Tem como fontes inspiradoras o folclore infantil, o teatro de bonecos e os contos populares do Brasil e do mundo. Em 2014, a Companhia foi convidada para o Festival Internacional de Contadores de Histórias, na Colômbia. O grupo viaja pelo Brasil com espetáculos e oficinas, apresentando-se em bibliotecas públicas, escolas, instituições culturais, livrarias, feiras literárias, encontros de contadores de histórias e congressos de literatura.

Oficinas e encontros com escritores

Julie Dorrico

26 de outubro de 2023 - 14h • 19h

Pertence ao povo Macuxi. Doutora em Teoria da Literatura, mestre em Estudos Literários e licenciada em Letras Português. Poeta, escritora, palestrante, pesquisadora de literatura indígena. Venceu em primeiro lugar o concurso Tamoios/FNLIJ/UKA de Novos Escritores Indígenas em 2019. Administradora do perfil @leiamulheresindigenas no Instagram e do canal no YouTube Literatura Indígena Contemporânea. Curadora da I Mostra de Literatura Indígena no Museu do Índio. Autora da obra Eu sou Macuxi e outras histórias. Curadora do I Festival de Cinema Indígena.

Biblioteca Pública Batista Cepelos

Av. Prof. Manoel José Pedroso, 1147
Parque Bahia - Cotia - SP
17 99717-4050
valeria.cultura@catanduva.sp.gov.br