Alumínio - Viagem Literária

Alumínio

Contação de histórias

Cia. Bisclof

18 de agosto de 2023 - 9h • 14h

Fundada em 2015, surgiu do desejo em comum de dialogar, por meio da arte, com os públicos de todas as idades utilizando uma linguagem simples, lúdica e divertida. Desde então, vem realizando intervenções artísticas, contações de histórias e oficinas artístico-pedagógicas em unidades do Sesc, BiblioSesc e Sesi, bibliotecas, Centro Cultural de São Paulo, Centro Cultural da Penha, Galeria Olido, MIS, Viagem Literária, viradas culturais, Mostra Sesc Cariri de Culturas, Bienal Internacional do Livro de São Paulo, Fábricas de Cultura, Recreio nas Férias, entre outras instituições e eventos.

Oficinas e encontros com escritores

Joselia Aguiar

20 de outubro de 2023 - 14h • 19h

Jornalista, escritora, editora, curadora, professora. Bacharel em Comunicação Social, mestre e doutora em História. Curadora da Festa Literária Internacional de Paraty em 2017 e 2018, e diretora da Biblioteca Pública Mário de Andrade, em São Paulo, entre 2019 e 2021. Como autora de não ficção, seu livro de estreia, Jorge Amado - uma biografia venceu o Jabuti na categoria Biografia, Documentário e Reportagem. Desde 2014 leciona em cursos de curta duração na FAAP, no Instituto Vera Cruz, Sesc (Ceará, São Paulo e Paraná), Tapera Taperá, Escrevedeira e Atelier Paulista.

Oficinas de escrita criativa

Edson Krenak

30 de novembro de 2023 - 14h

Ativista indígena, escritor e doutorando na Universidade de Viena, Áustria. Formado em Linguística e Teoria Literária, desenvolveu pesquisas em literatura, língua e culturas indígenas do Brasil. Como escritor, ganhou o 10o Prêmio Nacional Tamoios para Escritores Indígenas com o livro O Sonho de Borum, e seu conto Kren e Pockrane, por que não há gêmeos entre o povo Krenak faz parte da obra Nós, Antologia de Contos Indígenas, indicado pela UNICEF. Tem palestrado em vários países sobre questões indígenas e ambientais e é coordenador internacional no Instituto Uka – Casa dos Saberes Ancestrais. Membro da advocacia e coordenador para o Brasil da Cultural Survival, organização liderada por indígenas com base em Massachussets, Estados Unidos. Publicou textos em português, inglês e espanhol sobre povos indígenas no Brasil, movimento indígena, direitos e governança indígena global.

Biblioteca Pública Antônio Pereira Ignácio

Rua Albino Henrique Duarte, 59
Vila Industrial - Alumínio - SP
18 3522-2243
cultura@adamantina.sp.gov.br