Crédito: Pexels

A Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo mantém ações para o fortalecimento do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SisEB). Dentre outras, está o programa Viagem Literária, que tem como objetivo contribuir com a dinamização das bibliotecas municipais, sua apropriação pela comunidade, a formação de público leitor e a aproximação de leitores aos autores brasileiros contemporâneos.

Como nos anos anteriores, o SisEB convida a todos os municípios paulistas para apresentarem sua Manifestação de Interesse para participarem do processo de seleção. O convite inclui cidades que participaram em 2015 ou em anos anteriores, bem como aqueles que ainda não sediaram ações do Viagem Literária.

Para participar do processo basta preencher e enviar a Manifestação de Interesse que pode ser acessada pelo link: http://bit.ly/1Ml9fGb

O prazo para recebimento será encerrado no dia 11 de abril de 2016.

Em 2016, o programa terá um módulo a ser realizado nas cidades selecionadas a partir das informações apresentadas na Manifestação de Interesse. Os convidados desta edição serão autores e/ou grupos de contadores de histórias convidados pela Unidade de Difusão Cultural, Bibliotecas e Leitura (UDBL), a partir das indicações coletadas em pesquisas realizadas pelo SisEB.

É importante lembrar que a participação pressupõe o comprometimento da prefeitura municipal com o cumprimento das contrapartidas do programa, que estão integralmente descritas no documento online.

Os municípios selecionados serão comunicados formalmente pela Secretariada Cultura, que solicitará a documentação necessária e a confirmação por ofício assinado pelo prefeito municipal. A falta deste ofício até o prazo final a ser definido futuramente implicará na desclassificação e substituição da cidade selecionada.