Marcado para 23 de junho, o “Webinar Prêmios e festivais literários como políticas públicas” faz parte da programação do Prêmio São Paulo de Literatura 2020 e das comemorações dos 10 anos da SP Leituras, organização social  que gere o SisEB (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo) para a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. O evento online, mediado por Patricia Anunciada, está com inscrições abertas e será realizado das 18h30 às 20h30, com a participação dos escritores Aline Bei, Estevão Azevedo e Rafael Gallo, vencedores do Prêmio São Paulo de Literatura respectivamente nos anos de 2018, 2014 e 2016.

O encontro abordará a importância de prêmios e festivais literários como ações de estímulo aos novos talentos e de fortalecimento das políticas públicas do livro e da leitura; a produção e a divulgação literária brasileira; e o diálogo entre escritores e comunidades como ferramenta de mediação cultural, de formação de comportamentos leitores e de incentivo à produção literária.

Confira o público-alvo: profissionais da área da cultura e interessados no tema. As inscrições são gratuitas e limitadas.

Haverá tradução em LIBRAS e o link de acesso à plataforma de transmissão do webinar será enviado um dia antes da atividade. Questionário de avaliação e certificado serão encaminhados em até uma semana após o evento.

Participe! Inscreva-se já em http://siseb.sp.gov.br/agenda/.

Saiba mais sobre os palestrantes e a mediadora:

Aline Bei nasceu em São Paulo (SP), em 1987. É formada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e em Artes Cênicas pelo Teatro Escola Célia-Helena. Foi colunista do site cultural Livre Opinião – Ideias em Debate, editora chefe do site cultural OitavaArte e escritora convidada da Primavera Literária de 2018 da Sorbonne Université, França, mesmo ano em que participou da Feira Internacional do Livro de Guadalajara, México. Em 2019, integrou as bienais do livro do Rio de Janeiro e de Alagoas. “O peso do pássaro morto”, finalista do Prêmio Rio de Literatura e vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura e do Prêmio Toca, é o seu primeiro livro.

Estevão Azevedo nasceu em Natal (RN), em 1978. É mestre em literatura brasileira pela Universidade de São Paulo, escritor e editor. É autor do volume de contos “O som de nada acontecendo”, dos romances “Nunca o nome do menino”, finalista do Prêmio São Paulo de Literatura, e “Tempo de espalhar pedras”, finalista do Prêmio Oceanos, eleito Livro do Ano pelo Prêmio São Paulo de Literatura e também publicado na Itália e em Portugal, e do ensaio crítico “O corpo erótico das palavras: um estudo da obra de Raduan Nassar”.

Rafael Gallo nasceu em São Paulo (SP), em 1981. É autor de “Rebentar” (Record, 2015), romance vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura 2016, e de “Réveillon e outros dias” (Record, 2012), livro de contos vencedor do Prêmio Sesc de Literatura 2011/2012. Tem ainda diversos textos em antologias e coletâneas, incluindo publicações na França, nos Estados Unidos, no Equador e em Moçambique.

Patricia Anunciada é formada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, pós-graduada em Literatura pela Universidade Estadual de Campinas e mestranda em Literatura pela Universidade Federal de São Paulo. Atua como professora da rede municipal de São Paulo. Possui canal no YouTube, chamado “Letras Pretas”, no qual divulga obras que se adequem à lei nº 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira. Participou das antologias “O Feminino na poesia: Antologia poética de professoras poetas e escrituras negras: A mulher que reluz em mim”.