Programas

Conheça os programas e projetos do SisEB

VIAGEM_Lit_logo_-01

O Viagem Literária é um programa dedicado ao estímulo à leitura e à valorização das bibliotecas públicas. Foi lançado em 2008 e, a cada temporada, circula por dezenas de cidades da região metropolitana, do interior e do litoral do Estado de São Paulo, levando contadores de histórias e escritores para palestras e bate-papos.

Para participar o município deve manifestar interesse em receber o Programa Viagem Literária por meio dos canais divulgados pelo SisEB no início de cada ano.

O programa visa incentivar a produção literária, promover diálogos e dinamizar a programação cultural das bibliotecas públicas municipais. A ideia é contribuir para transformar estes equipamentos em centros de convivência para toda comunidade, bibliotecas vivas que vão além de suas fronteiras em busca do leitor e de novos frequentadores.

A ação encontra ampla receptividade entre o público, autores e dirigentes da área cultural e fortalece os vínculos entre as bibliotecas públicas municipais e a população local. Os eventos acontecem sempre nas bibliotecas, em parceria com as prefeituras das cidades participantes.

Saiba mais no site oficial.

8o-seminario-bib-viva-09-11-2015-resolucao-alta-54

O Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias (Seminário Biblioteca Viva) é uma das principais iniciativas do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura para inspirar, fortalecer e transformar em centros de referência cultural as mais de 800 bibliotecas existentes nos municípios paulistas.

O evento acontece anualmente desde 2008 e reúne profissionais de biblioteca para discutir os desafios do setor, além de apresentar experiências nacionais e internacionais das melhores práticas da área Tem uma programação baseada na crença de que a inspiração trazida por palestrantes e convidados é fundamental para ampliar as percepções dos gestores públicos e dos profissionais que atuam nas bibliotecas de São Paulo e de outros estados brasileiros.

São objetivos do Seminário Biblioteca Viva:

  • Promover a discussão entre os profissionais e interessados na promoção e incentivo à leitura, valorização das bibliotecas, disseminação da informação;
  • Apresentar projetos / programas  nacionais e internacionais de incentivo e promoção da leitura;
  • Estimular o desenvolvimento das pessoas que organizam, planejam e prestam atendimento à população em equipamentos culturais;
  • Contribuir no fortalecimento da imagem das bibliotecas como espaços de integração de pessoas e de acesso à informação e leitura.

Saiba mais no site oficial.

pra-ler

Criado em 2008, o Praler – Prazeres da Leitura é programa que tem como finalidade promover e desenvolver o gosto pela leitura para populações que vivem em situação de vulnerabilidade social. Atividades são voltadas a pessoas abrigadas em espaços como asilos, hospitais, orfanatos, albergues, casas de saúde e presídios, além de instituições dedicadas à educação não formal. O programa mostra a estas pessoas que a leitura não é apenas uma atividade importante para o estudo e o trabalho, mas é também um direito do cidadão.

O objetivo é que os livros e a leitura apoiem processos individuais de recuperação e de resgate da autoestima. Uma vez realizada a ação, a ideia é deixar na instituição atendida um aprendizado sobre o uso da leitura para a promoção social e cultural.

Se a sua instituição tem ou pretende implantar um programa de leitura para o público
que atende, fale conosco.

O Lê no Ninho é um programa permanente, desenvolvido nas unidades Biblioteca de São Paulo e Biblioteca Parque Villa-Lobos, que tem por objetivo fomentar o gosto pela leitura entre crianças de seis meses a quatro anos. Para isso, ele conta com dois ingredientes-chave: o lúdico e o vínculo afetivo entre os pequenos e seus cuidadores.

Durante cada sessão as crianças ouvem histórias, brincam e cantam em um ambiente aconchegante, tendo seus cuidadores como parceiros. A ideia por trás disso é tornar o momento de mediação de leitura tão gostoso que o público queira não apenas retornar, mas também reproduzir as sessões do Lê no Ninho em casa.

Saiba mais no site oficial —> http://lenoninho.org.br/