Foi sancionada, no dia 13 de julho de 2018, a lei 13.696/2018 que institui a Política Nacional de Leitura e Escrita.

Dentre os objetivos desta lei, temos o incentivo a criação e a implantação de planos estaduais e municipais do livro e da leitura, em fortalecimento ao Sistema Nacional de Cultura (SNC).

Através dos planos, é possível estabelecer uma rede de trabalho em nível municipal, estadual e federal com enfoque nas ações que garantam a sustentabilidade da área por meio do fortalecimento da cadeia criativa, produtiva e mediadora do livro, contemplando os escritores, ilustradores, passando por todo o processo editorial e livreiro até chegar às bibliotecas do país.

Com o intuito de realizar um mapeamento quantitativo e qualitativo das instâncias que estão em processo de construção de seus respectivos planos de livro e leitura, os Ministérios da Cultura e Educação elaboraram um formulário online que pode ser acessado através do link: https://tinyurl.com/yd9lcz9p

Para os municípios e estados interessados, há a possibilidade de solicitar uma assessoria individualizada. Para isso, basta entrar em contato por e-mail (pnll@cultura.gov.br) ou pelos telefones (61 2024-2655 / 21 98326-0025).

Mais informações sobre elaboração e implantação dos Planos Estadual e Municipal do Livro e Leitura, clique aqui.