/ governosp

O Webinar “Políticas de fomento à leitura nas prisões”, do Festival Literário Libertas 2020, está com inscrições abertas (vagas limitadas). O evento será realizado em 30 de setembro, das 16h às 18h. E contará com a participação de Carla Caruso, Gih Trajano e Janine Durand, com mediação de Catia Lindemann. Na mesa-redonda, serão compartilhados aprendizados e práticas das diferentes e importantes iniciativas de fomento à leitura, e experiências de escrita e leitura em instituições brasileiras de privação de liberdade. Para fazer sua inscrição, clique aqui.

Saiba mais sobre os participantes:

Carla Caruso é escritora e ilustradora, formada em Letras pela PUC São Paulo. Atualmente, vive em Montevidéu, Uruguai, onde continua a escrever livros para o público brasileiro e a participar de projetos educativos e artísticos em escolas, bibliotecas, museus e centros culturais. É autora de diversos livros para o público infantil e juvenil. Recebeu alguns prêmios, entre eles, dois Jabuti: em 2010, pelo livro Almanaque dos Sentidos (Moderna) e, em 2016, pela obra Sete Janelinhas, meus primeiros sete quadros, coautoria com May Shuravel. Em 2012 e 2013, realizou oficinas e encontros de mediação de leitura na Penitenciária Feminina Sant’Ana e no Presídio Militar Romão Gomes. É uma das organizadoras da publicação Mentes Livres, resultado de ações e experiências do programa Praler – Prazeres da Leitura, com internos do Romão Gomes.

Gih Trajano conheceu a poesia ainda dentro do sistema penitenciário, participando semanalmente do Sarau Asas Abertas. Foi assim que descobriu seu talento para a improvisação e declamação. Hoje, apenas três anos depois, já publicou em três coletâneas poéticas, participou de diversas palestras, mesas e debates sobre literatura no cárcere, e é bicampeã do Slam do Grito. Integra o time do Sarau Asas Abertas, declamando poesia em suas visitas às unidades da Fundação CASA, sempre acreditando que a poesia pode transformar vidas.

Janine Durand é fundadora da Jnana Consultoria – Educação, Cultura e Redes, pedagoga pela FEUSP, com MBA em Economia pela FUNDACE/USP e especialização em Políticas Públicas pela Escola de Governo de São Paulo. Há 20 anos se dedica às áreas de Educação, Cultura e Direitos Humanos. Implementou 200 clubes de leitura em escolas, penitenciárias, livrarias, bibliotecas e espaços culturais. É idealizadora e articuladora do programa Remição em Rede, que realiza clubes de leitura em penitenciárias do Estado de São Paulo, forma mediadores de leitura e pareceristas.

Catia Lindemann é bibliotecária ativista de Biblioteconomia Social, representante do colegiado do Livro, Leitura e Literatura do Estado do Rio Grande do Sul, e presidente da Comissão Brasileira de Bibliotecas Prisionais e diretora de Comunicação e Publicação da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários e Instituições (Febab).

O público-alvo é formado por profissionais das áreas da Cultura, Biblioteconomia e Ciência da Informação, Leitura e Literatura, e interessados no tema. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas. Mais informações pelo e-mail: siseb@spleituras.org.

Haverá tradução simultânea em Libras. Importante acrescentar que o link para acesso à plataforma será enviado um dia antes da atividade. Questionário de avaliação e certificado serão encaminhados em até uma semana após o evento.

Saiba mais sobre este e outros eventos do SisEB, clicando aqui.

 

Ouvidoria Transparência SIC