Doação de acervo

O SisEB atua de forma permanente para a atualização e renovação de acervos das bibliotecas públicas do Estado de São Paulo. Colocamos à disposição uma coleção (kit) com aproximadamente 200 obras selecionadas, incluindo livros, CDs, DVDs, revistas e outras publicações. Cada biblioteca poderá solicitar um kit por semestre.

Crédito: Michele Iacocca
Quem pode solicitar o kit de livros ao SisEB?
  • Bibliotecas públicas do Estado de São Paulo: Podem solicitar kit semestralmente, desde que estejam cadastradas e com as informações atualizadas na plataforma Bibliotecas Paulistas. Caso os dados estejam desatualizados, entre em contato com a Unidade de Difusão Cultural, Bibliotecas e Leitura, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo – (11) 3339-8125 / 8233 | bibliotecaseleitura@sp.gov.br.
  • Bibliotecas comunitárias e salas de leitura abertas à comunidade: Podem solicitar kit semestralmente, mediante comprovação de acesso público do espaço.
Como solicitar o kit de livros ao SisEB?

A solicitação deve ser feita por e-mail ou ofício com as seguintes informações:

  • Nome do município;
  • Nome da(s) biblioteca(s) / sala(s) de leitura;
  • E-mail(s) e telefone(s) para contato.
  • Nome, cargo, função e instituição do(a) solicitante.

Por e-mail: siseb@spleituras.org
Por ofício: Central de Distribuição do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo
Rua Faustolo, 576, Água Branca, São Paulo-SP, 05041-000

ATENÇÃO: O(A) solicitante deverá aguardar a confirmação da disponibilidade e agendamento antes de retirar o kit.

Como retirar o kit de livros doado pelo SisEB?

Ao receber a confirmação da disponibilidade do kit, o(a) solicitante deverá agendar a retirada por e-mail (siseb@spleituras.org) ou telefone (11 4550-3707), com a área de Programas e Projetos, da SP Leituras.

A retirada da doação deve ser efetuada pelo(a) representante autorizado(a), munido de cópia da solicitação no seguinte endereço:
Central de Distribuição do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo
Rua Claudio, 100, Água Branca, São Paulo-SP, 05041-000

Como doar publicações ao SisEB?

O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB) recebe doações e realiza a distribuição de materiais bibliográficos impressos ou digitais para bibliotecas de acesso público do estado de São Paulo.

Esse serviço é viabilizado por doações de editoras, gráficas, livrarias e organizações públicas e privadas que contribuem para a disseminação do conhecimento e da informação nos municípios paulistas.

Consultas sobre doação de publicações ao SisEB devem encaminhadas para:
SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura
A/C da área de Programas e Projetos
(11) 4550-3707 | siseb@spleituras.org

Critérios para recebimento de doações

As restrições a seguir são imprescindíveis para a formação de coleções atualizadas, com materiais bibliográficos em bom estado e temas de interesse dos usuários das bibliotecas vinculadas ao Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB).
Os limites de quantidades doadas foram estabelecidos em função da capacidade de armazenagem e distribuição do SisEB, tendo também o objetivo de promover a rotação do estoque para oferecer acervos periodicamente renovados.

Não serão aceitas doações de:

  1. Livros com ortografia anterior à vigência do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, instituído pelo Decreto nº 6.583, de 29 de setembro de 2008;
  2. Obras de literatura clássica ou contemporânea, publicadas antes de 2008;
  3. Livros e outros materiais usados em qualquer estado;
  4. Livros danificados, com manchas, rabiscos, capas danificadas ou com sinal de umidade, fungos e demais pragas que ofereçam risco de contaminação;
  5. Obras didáticas, publicações religiosas e de caráter político-partidário;
  6. Biografias de personalidades públicas ou do mundo empresarial que não tenham notório valor histórico ou literário;
  7. Publicações, impressas ou em qualquer tipo de suporte, de caráter corporativo ou institucional, tais como manuais, catálogos, portfólios, anuários, anais, relatórios, cujo interesse seja restrito a segmentos de mercado, categorias profissionais, associados de entidades, sindicatos, imprensa e organizações públicas e/ou privadas;
  8. Obras que não preencham os requisitos mínimos de qualidade gráfica ou editorial;
  9. Obras que não identifiquem claramente autores ou editores responsáveis;
  10. Obras digitalizadas em mídias obsoletas, tais como VHS, fitas cassete, disquetes e outras;
  11. Periódicos acadêmicos e acervos provenientes de órgãos do Estado que fazem descarte de materiais;
  12. Livros, CDs, DVDs e outros recebidos em grandes quantidades, com baixa demanda e que perderam atualidade durante o período de estocagem;
  13. Enciclopédias ou qualquer publicação com mais de cinco anos, desatualizadas ou que demandem investimento permanente para ser mantida na coleção;
  14. Publicações e outros materiais que não atendam aos interesses das bibliotecas do SisEB.

Procedimentos gerais

  • Somente serão recebidas doações após a avaliação de sua adequação aos acervos das bibliotecas participantes do SisEB, observadas as restrições expressa nos itens 1 a 14.
  • Para avaliação, o proponente deverá enviar um exemplar ou indicar links que reproduzam imagens e forneçam as principais características da obra.
  • Se houver interesse, a SP Leituras e o SisEB confirmarão a quantidade de exemplares a serem recebidos e fornecerá as instruções para entrega.
  • No ato da entrega, a SP Leituras emitirá o recibo provisório especificando a origem, a quantidade doada e os dados do projeto incentivado.
  • Após a entrega, se houver interesse do doador, o recibo provisório poderá ser substituído pelo recibo definitivo a ser emitido pela Unidade de Difusão Cultural, Bibliotecas e Leitura, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo (UDBL/SEC). O prazo para emissão e retirada dos recibos definitivos deverão ser combinados entre a UDBL/SEC e o interessado.

Quantidades

Obras de literatura infantojuvenil, clássica ou contemporânea: até 500 exemplares de cada título.
Obras produzidas com recursos de leis de incentivo (publicações, CDs e DVDs): até máximo 100 exemplares de cada título, com exceção de projetos de literatura contemporânea e casos considerados de interesse estratégico da UDBL/SEC.
Observação: caso a UDBL/SEC atribua valor estratégico à proposta de doação, a SP Leituras / SisEB serão informados por escrito.

Obras para avaliação deverão ser enviadas para: SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura, aos cuidados da área de Programas e Projetos – Rua Faustolo, 576, Água Branca, São Paulo-SP, 05041-000.

Notas fiscais – Classificação fiscal

As notas fiscais deverão ser emitidas como remessa em bonificação, doação ou brinde – classificação fiscal 5.910 (dentro do Estado de origem) ou 6.910 (fora do Estado de origem).
O valor unitário deve ser o preço de venda aos distribuidores ou, pelo menos, o preço de custo.
Não serão recebidos materiais com nota fiscal de simples remessa emitida por terceiros, como gráficas, distribuidores ou produtores culturais.

Dados para emissão
SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura
Rua Faustolo, 576,  Água Branca, São Paulo-SP,  05041-000
CNPJ: 12.480.948/0001-70 l CCM (SP): 4.129.913-2 l Inscrição Estadual: Isenta

Local de entrega com agendamento prévio pelos contatos (11) 4550-3707 ou siseb@spleituras.org
Rua Cláudio, 100, Água Branca, São Paulo-SP, 05041-000

Local para retirada de declarações ou recibos definitivos de doação
Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo
Unidade de Difusão Cultural, Bibliotecas e Leitura
Rua Mauá, 51, 2º Andar, Luz, São Paulo-SP,  01028-000
(11) 3339-8086 / bibliotecaseleitura@sp.gov.br

São Paulo, 12 de novembro de 2019.