/ governosp

Pré-inscrições abertas para o módulo introdutório do Curso Mediação de Clubes de Leitura em: http://siseb.sp.gov.br/agenda/. As aulas online serão realizadas de 3 a 6 de novembro, sempre das 16h às 18h, com Janine Durand (Jnana Consultoria – Educação, Cultura e Redes) e Luciana Gerbovic (Escrevedeira Centro Cultural Literário). Os encontros vão reunir teoria, prática e metodologia dialógica para quem deseja se conectar ao movimento de mediação destes espaços de debate e formação de leitoras e leitores no Brasil. Confira a programação:

Aula 1: A literatura – exposição dialogada e apresentação de textos teóricos e literários para pavimentar um chão comum entre os participantes.
Aula 2: Mediação de leitura – prática de clube de leitura e exposição dialogada e apresentação de textos teóricos e literários.
Aula 3: Mediação de leitura – vivência de clube de leitura com um conto a ser escolhido. Diálogo sobre as estratégias com públicos e exemplos práticos.
Aula 4: Clubes de leitura – conceito, curadoria de livros, exercício práticos preparatório para a mediação.

Saiba mais sobre as palestrantes

Janine Durand é fundadora da Jnana Consultoria – Educação, Cultura e Redes, pedagoga pela FEUSP, com MBA em Economia pela FUNDACE/USP e especialização em Políticas Públicas pela Escola de Governo de São Paulo. Há 20 anos se dedica às áreas de Educação, Cultura e Direitos Humanos. Implementou 200 clubes de leitura em escolas, penitenciárias, livrarias, bibliotecas e espaços culturais. É idealizadora e articuladora do programa Remição em Rede, que realiza clubes de leitura em penitenciárias do Estado de São Paulo, forma mediadores de leitura e pareceristas.

Luciana Gerbovic é graduada em Comunicação Social e mestre em Direito pela PUC-SP. É mediadora de clubes de leitura de literatura há mais de 10 anos em espaços públicos e privados e diretora da Escrevedeira Centro Cultural Literário, onde ministra oficinas de escrita e leitura de literatura e cursos de formação de mediadores de leitura. É co-articuladora do programa Remição em Rede, que realiza clubes de leitura em penitenciárias do Estado de São Paulo, forma mediadores de leitura e pareceristas.

Confira o público-alvo e pré-requisitos: trabalhar em bibliotecas de acesso público do Estado de São Paulo; ter boas noções de informática, internet e acesso por banda larga. As pré-inscrições gratuitas vão de 5 a 16 de outubro (vagas limitadas). A divulgação dos selecionados será realizada até 26 de outubro. Para mais informações, envie e-mail para siseb@spleituras.org. Importante acrescentar que condições especiais de atendimento, como tradução em LIBRAS, devem ser informadas na pré-inscrição. O link para acesso à plataforma será enviado um dia antes do primeiro encontro. Questionário de avaliação e certificado serão encaminhados em até uma semana após o curso, mediante frequência mínima de 75%.

 

Ouvidoria Transparência SIC