O Colóquio Internacional “Conservação Preventiva do Patrimônio Bibliográfico e Documental: os desafios contemporâneos da memória” pretende realizar um intenso diálogo entre Bibliotecários, Arquivistas, Museólogos, Historiadores e Conservadores-Restauradores tendo como objeto a conservação preventiva em bibliotecas e arquivos.

O encontro, que acontece no dia 27 de setembro, na Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo, reunirá especialistas destas áreas para discutir questões como: gerenciamento de risco, segurança, memória, humanidades digitais e digitalização sob a perspectiva do Brasil, França e Alemanha. Desde pelo menos 1993 as articulações que orbitam entre preservação e memória no contexto do patrimônio bibliográfico e documental têm sido pauta de inúmeras discussões na IFLA (International Federation of Library Associations), UNESCO, ICA (International Council on Archives). No âmbito dessa movimentação, profissionais e instituições vêm buscando levar a matéria para seus países.

As memórias expressas e contidas nos documentos nos ajudam a entender as trajetórias em que vivemos nossas vidas. Elas nos ancoram em um mundo mutável e em continua transformação. O que uma pessoa se lembra da massa de informações que nos cercam, como selecionamos para colocar na memória fatos que julgamos pertinentes.

Nesse sentido, o IFLA Cultural Heritage Programme Advisory Committee traz a reflexão de que “a cultura é uma necessidade básica. Uma comunidade prospera através de sua herança cultural, morre sem ela”. Alerta ainda para o risco que bibliotecas correm em tempos de guerra, de paz, de crise política e social, levando a dissociação e perdas irreparáveis.

Considera-se que profissionais a cultura e patrimônio precisam estar em constante alerta, engajados e articulados entre si com o fim único de salvaguardar documentos que são fundamentais na formação de nossa identidade.

O Colóquio “Desafios Contemporâneos da Memória”, organizado pelo Instituto Francês do Brasil e Goethe-Institut, contando com o apoio do Fundo de Cooperação Franco-Alemã, ao congregar especialistas que estudam os temas abordados, pretende apontar as questões mais trabalhadas e reconhecer temáticas que eventualmente sobre as quais pouco se dedicou.

PROGRAMAÇÃO:

08h30
Credenciamento

09h às 9h15
Abertura – Representantes do Instituto Francês do Brasil e Goethe-Institut e Biblioteca Mário de Andrade

09h15 às 9h30
Introdução ao Evento – Renata Motta

09h30 às 10h15
Gerenciamento de Risco aplicado à Conservação Preventiva em Arquivos
Ulrich Fischer, Chefe do Departamento de Políticas e diretor adjunto do Arquivo Público da cidade de Colônia
A partir das experiências do Arquivo Público da cidade de Colônia, o objetivo desta mesa será uma análise da construção do plano de gerenciamento de risco para um arquivo, incluindo os desafios, particularidades e complexidades de planejamento e execução.

10h15 às 11h00
Climatização em museus, discussão de novo parâmetros
Cecília Winter, Coordenadora do Núcleo de Acervo do Museu de Arte de São Paulo

11h00 às 11h45
A Segurança do Patrimônio Bibliográfico e Documental
Sarah Toulouse – Biblioteca Regional de RENNES
Essa mesa se dedicará a discussão acerca de alguns fatores diretamente associados ao risco a segurança dos acervos, bem como vetores associados. Este assunto é compreendido aqui deste o tráfico ilícito até, lato sensu, os desdobramentos negativos advindos da falta de conhecimentos sobre o valor histórico e de pesquisa de coleções em bibliotecas e arquivos.
Mediação: Renata Motta

11h45 às 12h30
Discussão Plenária

12h30 às 13h30
Intervalo para almoço

13h30 às 14h15
Gerenciamento de Risco aplicado à Conservação Preventiva em Bibliotecas
Celine Allain (Biblioteca Nacional da França)

14h15 às 15h00
A gestão de riscos e a gestão de equipes: o papel das lideranças
Andréia Wojcicki Ruberti (Biblioteca Brasiliana)
Discute o papel das lideranças no engajamento das equipes de instituições de patrimônio artístico e cultural no que tange ao gerenciamento de riscos e à colaboração efetiva no salvamento dos acervos em caso de sinistro.

15h00 às 15h45
A experiência da Mário de Andrade
Aline Pettelin (Biblioteca Mário de Andrade)
Essa mesa abordará o trabalho de preservação da Biblioteca Mário de Andrade, com enfoque na área de higienização e acondicionamento do material.

15h45 às 16h30
Discussão Plenária
Mediação: Teresa Cristina Toledo de Paula

Entrada gratuita com inscrição obrigatória
E-mail: biblioteca-saopaulo@goethe.de
Com tradução simultânea

Data: 27/09/2019
Horário: 9:00 – 17:00
Local: BIBLIOTECA MÁRIO DE ANDRADE – Rua da Consolação, 94, São Paulo