A plataforma colaborativa SP Estado da Cultura é uma ferramenta de mapeamento que facilita a divulgação e a transparência das iniciativas culturais que acontecem no território paulista. Disponibilizada pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, em parceria com o Instituto TIM através do projeto Mapas Culturais, ela amplia o acesso às informações sobre eventos, espaços, programas e agentes culturais.

As bibliotecas públicas municipais do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB), já estão cadastradas na plataforma. Para encontrá-las, basta clicar em espaços para fazer uma busca.

Agora, convidamos você a assumir a propriedade de sua biblioteca na plataforma!

O que é isso?
Assumir a propriedade de um espaço é tornar os agentes que efetivamente trabalham nas bibliotecas responsáveis pela atualização dos dados – como agenda de eventos, projetos, fotos e vídeos – na plataforma SP Estado da Cultura.

Vantagens de ser dono de seu espaço no SP Estado da Cultura
– A biblioteca pode divulgar sua programação a custo zero
– A ferramenta é muito simples de usar, como uma rede social
– É uma forma de pesquisar o que as bibliotecas de sua região estão fazendo e criar parcerias
– Grande oportunidade de divulgar o trabalho de seu município para todo o Estado

Como fazer?
1. Acesse www.estadodacultura.sp.gov.br e cadastre seu login e senha.
2. Em seguida, crie um Agente (Individual) com seus dados pessoais.
3. Sugerimos que você crie um segundo Agente (Coletivo) com os dados institucionais: pode ser da própria Biblioteca, da Prefeitura, da Secretaria Municipal de Cultura… Como for melhor para seu município. Assim, as informações sobre o espaço serão publicadas com a assinatura institucional.
4. Na aba Espaços, procure a sua biblioteca. Se ela já estiver cadastrada, basta ir até o final da página e clicar no botão azul “Reivindicar Espaço”. A Secretaria da Cultura do Estado irá receber uma notificação e ceder a propriedade.
5. Se a sua biblioteca não estiver cadastrada como Espaço, volte para seu painel, clique em Adicionar Espaço e preencha com as informações do local.

Dúvidas?
Assista ao vídeo sobre o projeto Mapas Culturais: https://youtu.be/8dzopE2e5Qw
Manual completo para download: http://estadodacultura.sp.gov.br/como-usar/
Fale Conosco: bibliotecaseleitura@sp.gov.br | (11)3339-8069/8233