A primeira turma do Coaching Comunicação e relacionamento interpressoal: conflito e cooperação reuniu-se, esta semana, em atividade online que rendeu aprendizados para a construção de habilidades comportamentais cada vez mais solicitadas no mundo organizacional. A doutora e mestre Ilíada de Castro comandou o encontro, que contou com participantes de diversas partes do Estado de São Paulo e ofereceu técnicas para que enfrentemos de forma mais eficiente situações cotidianas, ativando a escuta e trabalhando a colaboração.   

Ilíada ressaltou a importância de feedbacks eficazmente construídos, devidamente adaptados a cada interlocutor. Na opinião dela, é possível gerenciar conflitos, por exemplo, recuperando o papel do terceiro na resolução destas equações, utilizando alternativas desenvolvidas por Kenneth Thomas e Ralph Kilmann, citados durante o coaching (a saber: acomodar, competir, afastar, entrar em acordo ou colaborar). 

O objetivo do encontro foi o de oferecer ferramentas para que possamos criar ou aperfeiçoar as softskills, que são as habilidades comportamentais e competências subjetivas nesta troca interpessoal. O primeiro aspecto abordado, dentro da comunicação, foi o da escuta, que deve ser um exercício diário e constante com o centro da atenção no outro. É importante escutar também o “não dito”, como frisou Ilíada. As emoções e as necessidades implícitas vão além das palavras, acrescentou. A empatia surge então como fator de destaque para que o resultado na transmissão da mensagem seja saudável e efetivo. “Olhe para a outra pessoa”, disse ela, sinalizando um aspecto simples e muitas vezes esquecido.

A confusão entre o pessoal e o profissional também foi abordada no que se refere aos feedbacks, que, segundo Ilíada, devem ser encarados sempre como “presentes”. O resultado almejado passa pela colaboração, ou seja, ajudar o outro a chegar ao que a empresa, o projeto ou a equipe sinalizam como necessidade. Neste sentido, foram apresentadas ferramentas e exercícios para que os participantes pusessem em prática o aprendizado. Quer saber mais? Confira um dos vídeos que ela indicou aos alunos: O poder de escutar, de William Ury.

Ilíada de Castro é doutora e mestre pela ECA-USP, professora de cursos de pós-graduação da Fundação Vanzolini, Programa de Educação Continuada em Engenharia da Escola Politécnica (PECE-USP) e Fundação Instituto de  Administração (FIA). Ela atua como formadora de técnicas de apresentação em público in company na Mattel do Brasil, Motorola, Votorantim, Willis Tower Thompson, Marinha do Brasil, CCEE, entre outras organizações. Ilíada ganhou duas vezes o prêmio de Melhor Professor no curso de especialização em Gestão de Projetos da Fundação Vanzolini e, em 2019, foi premiada com o certificado de excelência didática pela FIA Business School.

A primeira turma do coaching se encontrou em 12 de maio; a segunda em 13 de maio e a terceira terá sua vez no dia 14. Fique de olho na nossa programação, clicando aqui, e inscreva-se para as próximas oportunidades de aprendizado e debate, promovidas pelo SisEB.

Confira a galeria de imagens dos encontros:

Turma 1

 

Turma 2

Turma 3