Qual a importância da literatura em nossa vida?

Usando esta pergunta como desencadeadora de reflexões, a Biblioteca Comunitária Djeanne Firmino, acaba de realizar uma websérie, com quatro episódios, para tratar do universo dos leitores, da importância das raízes comunitárias, da identidade negra e do direito humano à literatura.

Localizada no bairro Jardim Olinda, periferia da zona sul da cidade de São Paulo, o espaço está comemorando 10 anos de existência e passou por uma transição de Brechoteca – Biblioteca Popular à Biblioteca Comunitária Djeanne Firmino, tema também abordado na série.

A biblioteca iniciou suas atividades em 2009, pelas mãos do poeta e articulador cultural Robinson Padial (Binho, do Sarau do Binho) e de sua irmã Lola. A coletiva Achadouras de Histórias gere o espaço e desenvolve ações de incentivo à leitura, à produção literária, à difusão dos bens culturais e ao convívio comunitário junto aos moradores da região.

O primeiro episódio destaca a reflexão das mediadoras/educadoras sobre a formação de leitores na biblioteca comunitária. Baseadas no educador Paulo Freire, elas destacam em seus depoimentos as diversas possibilidades da leitura na construção das identidades, na compreensão de si e do mundo, do que nos aproxima e nos diferencia do outro e na construção de uma sociedade mais igualitária.

Já o segundo episódio, trata do processo de transição de identidade da biblioteca – de Brechoteca – Biblioteca Popular à Biblioteca Comunitária Djeanne Firmino – que desde 2018, segue reverenciando esta mulher negra e periférica.  Na sequência, o episódio n. 3 vai olhar para a história das bibliotecas no Brasil e discutir por que uma grande parte da população não se sente pertencente ao espaço das bibliotecas. E, por outro lado, vai destacar o exemplo das bibliotecas comunitárias, que nascem das vontades de cada comunidade e dos desejos de seus moradores.

A temática de encerramento da série é a leitura como um direito humano. Neste capítulo, destacam-se a importância de democratizar o acesso aos livros e a necessidade de incentivar o hábito da leitura em contextos de negação de direitos.

 

Para assistir à websérie acesse:

 

| FICHA TÉCNICA |

Filmagens, sons e edição: Fernando Solidade Soares
Imagens aéreas: Rogério Pixote
Roteiro e direção geral: Fernando Solidade e coletiva Achadouras de Histórias.
Fotos de divulgação: Fernando Solidade Soares

Conheça mais sobre o trabalho da Biblioteca Comunitária Djeanne Firmino:

Site:  https://bcdjeannefirmino.wixsite.com/site
Facebook:  https://www.facebook.com/bcdjeannefirmino/
Instagram: @bcdjeannefirmino