Sessão de painéis 2023: o protagonismo social das bibliotecas públicas - Biblioteca Viva

Sessão de painéis 2023: o protagonismo social das bibliotecas públicas

O evento mais esperado da 14ª edição do Seminário Internacional Biblioteca Viva apresentou cinco experiências de diversos territórios do Brasil - São Paulo, Pirituba, Amapá, Ribeirão Preto, Itumbiara/GO.

Tendo em vista o eixo que norteou toda a programação do encontro deste ano, o Manifesto da Biblioteca Pública IFLA-UNESCO, os trabalhos selecionados, entre 130 projetos - trazendo muita qualidade, o que é sempre um desafio para o conselho curatorial no processo de escolha –, comprovam, na prática, o protagonismo social das bibliotecas públicas na articulação de ações sociais que podem servir de referência para todo o setor. Na biblioteca, além de coleções, encontra-se conexões!

A Sessão de painéis teve a mediação da bibliotecária e coordenadora da Biblioteca Pública Hans Christian Andersen, Elisangela Silva, e da bibliotecária do Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, Janaina Melo.

Sessão de painéis

PAINEL: Biblioteca Comunitária Infantil Professora Zenaide Picanço - Universidade Federal do Amapá; Associação Desportiva e Recreativa do Bairro do Congós | Macapá/AP

A biblioteca comunitária de livros infantis foi criada debaixo da arquibancada de um campo de futebol na arena de esportes pública na Zona Sul de Macapá. A biblioteca batizada de professora Zenaide Picanço, que contribuiu muitos anos com a educação amapaense, foi inaugurada por moradores da redondeza em janeiro de 2021. Para dar utilidade a um espaço que servia apenas como ponto de lixeira viciada, na Praça do Congós, moradores do bairro se uniram e montaram uma biblioteca comunitária. Com um novo visual, agradável e aconchegante, o espaço literário tem sido bastante frequentado. O local que antes servia apenas para aglomeração de lixo, ganhou cores, plantas, e uma infinidade de conhecimentos disponíveis no acervo literário de cerca de 1800 livros que vem sendo utilizado por crianças, adolescentes e adultos. A biblioteca se tornou referência para outros bairros da cidade, resultando na criação da Associação Desportiva e Recreativa do Bairro do Congós, que respalda, atualmente, todas ações da biblioteca.

PAINEL: Biblioteca Viva da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo | Ribeirão Preto/SP

A iniciativa, coordenada pela professora Cristiane Galvão, surgiu há duas décadas no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, uma unidade de saúde de alta complexidade que atende crianças com doenças crônicas e congênitas. Muitas vezes, estes pacientes frequentam ou ficam internados durante um longo período de suas vidas, em média até 18 anos. Nesse contexto de saúde, o projeto Biblioteca Viva tem a missão de levar conforto e bem-estar para crianças e adolescentes por meio de narrativas que envolvem alegria, resiliência, positividade e aventuras na natureza.

PAINEL: Construindo comunidade de interesse comum: público jovem - Biblioteca de São Paulo | São Paulo/SP

A Biblioteca de São Paulo (BSP) tem atividades culturais regulares voltadas para todas as idades. A atividade Luau BSP é uma delas e é dirigida para adolescentes, estendida a toda família. Em um espaço aberto para interação, os encontros quinzenais estimulam a expressão artística por meio da música, da literatura e de debates com temas da atualidade relevantes para a juventude. Trata-se de um programa que dá voz à população vulnerável do entorno da BSP.

PAINEL: Lixo por livro - Biblioteca Maria Gabriela Pacheco Perde; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás | Itumbiara/GO

O projeto “Lixo por Livro” teve como objetivo a inserção dos alunos no ambiente de uma biblioteca por meio de um Desafio Ambiental, promovendo o incentivo à leitura e a sensibilização ambiental nos usuários e na comunidade da Biblioteca Maria Gabriela Pacheco Perde, integrando meio ambiente e biblioteconomia. O projeto Desafio Ambiental foi realizado na Semana Nacional do Livro e da Biblioteca do IFG – Câmpus Itumbiara e contou com a participação de 127 pessoas. Ao final da ação, foram coletadas 8.631 latinhas de alumínio e 150 livros foram doados. Os resultados dessa experiência diferenciada proporcionaram uma reflexão acerca do papel educacional de uma biblioteca, da importância de ações de educação ambiental integradas ao tema resíduos sólidos e, principalmente, da troca de saberes entre os envolvidos no projeto.

PAINEL: Mulheres por Si Mesmas - Biblioteca Pública Brito Broca; Supervisão Técnica de Saúde Pirituba - Jaraguá | São Paulo/SP

Na região de Pirituba, São Paulo, o grupo “Mulheres por si Mesmas”, criado em 2018 por iniciativa da equipe da AMA/UBS Vila Pereira Barreto, se reúne uma vez por mês na Biblioteca Brito Broca, onde debatem temas como depressão, ansiedade, autoestima, violência, pressão estética e gordofobia.  O projeto surgiu a partir de uma demanda de saúde na região para reforçar a campanha “Outubro Rosa”, voltada para a conscientização do câncer de mama, mas o grupo continuou se reunindo. A parceria com a biblioteca tem justamente o intuito de sair dos espaços de saúde – lugares comuns para debater essas questões – para ampliar esse cuidado também com outras abordagens, por meio da literatura, vídeo e música. As conversas contribuem para que as participantes troquem experiências e conhecimento entre si, uma vez que conseguem perceber que o seu problema pode fazer parte da realidade de outras mulheres.

Assista a sessão de painéis na íntegra no canal do Youtube do SisEB.

O 14º Seminário Internacional Biblioteca Viva aconteceu de forma 100% on-line. Todas as atividades estão gravadas e têm tradução simultânea em português e Libras.

Veja a programação completa: https://bibliotecaviva.org.br/.