Conselho Curatorial - Viagem Literária
 

O evento aconteceu de

26 a 30 de junho de 2023

on-line no canal do
YouTube
do SisEB.


Assista

Conselho Curatorial


Crédito: Marcelo Nakano

Adriana Cybele Ferrari

Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas de Informação e Instituições

Bibliotecária, especialista em Sistemas de Informação e em Gestão da Qualidade. Foi diretora técnica do Sistema Integrado de Bibliotecas e da Biblioteca Florestan Fernandes da Universidade de São Paulo, onde atualmente é chefe técnica. Como assessora na Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, idealizou e coordenou os projetos das Bibliotecas de São Paulo e Parque Villa-Lobos. É vice-presidenta da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições, e membro do Comitê de Bibliotecas Públicas da Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias.



Crédito: Divulgação

Angelita Garcia

Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas de Informação e Instituições

Socióloga, com especialização em Educação Profissional de Jovens e Adultos, e graduanda em Biblioteconomia. Trabalha e milita em projetos e programas voltados para a área dos direitos humanos e enfrentamento às desigualdades com foco em valorização das identidades, articulação comunitária, inclusão e acesso ao conhecimento.



Crédito: Divulgação

Bethe Ferreira

Goethe-Institut São Paulo

Bibliotecária, integra a equipe do Goethe-Institut São Paulo: Centro de Cultura Brasil Alemanha, responsável pelo Programa de Fomento à Tradução, que subsidia a tradução de obras de expressão alemã para o português, desenvolve atividades voltadas aos profissionais da área de tradução e coordena os projetos literários e digitais do Instituto.



Crédito: Divulgação

Ciro Athayde Monteiro

Biblioteca Pública Sinhá Junqueira

Bacharel em Biblioteconomia e História, doutor e mestre em Ciência da Informação. Há três anos é diretor da Biblioteca Pública Sinhá Junqueira, em Ribeirão Preto. Trabalhou como funcionário da prisão por dez anos, período em que atuou tanto no processo de estruturação de bibliotecas em presídios, como em projetos de incentivo à leitura, dentre eles, mediação de clubes de leitura, produção de poesia e escrita criativa, pintura artística e jornadas da cidadania. Escreveu a primeira tese no Brasil na área de Ciência da Informação que reflete acerca dos espaços de leitura na prisão.



Crédito: Claudio Salvio

Cleide Fernandes

Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais

Gestora cultural na Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e responsável pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais. É bacharel em Biblioteconomia, com aperfeiçoamento em Inovação, Gestão e Liderança para Bibliotecários e especialização em Audiodescrição. Desde 2006, desenvolve projetos de incentivo à leitura para crianças, jovens e pessoas com deficiência.



Crédito: Divulgação

Elisangela Silva

Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas de São Paulo

Bibliotecária, mestre em Ciência da Informação e especialista em Gestão Pública. Estuda o tema "O livro para a infância: processos contemporâneos de criação, circulação e mediação" e, desde 2015, coordena a Biblioteca Pública Municipal Hans Christian Andersen, em São Paulo. Foi supervisora de atendimento e de acervos da Biblioteca Pública Municipal Mário de Andrade, trabalhou na Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato e coordenou o Centro de Documentação e Memória da Fundação Abrinq. Acredita no poder transformador das bibliotecas e da mediação de leitura.



Crédito: Vugulu

Giovanna Sant’Ana

SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura

Mestra em Gestão da Informação e especialista em Gestão de Projetos, em Atendimento ao Cliente e em Gestão Cultural. Desde 2008 atua com a gestão de políticas públicas de cultura e de programas literários, educativos e socioculturais no terceiro setor, com foco no planejamento, na implementação, no monitoramento e na avaliação de projetos, edição de conteúdos e gestão de processos. Atualmente é gerente de Programas e Projetos e representante das funcionárias e dos funcionários no Conselho de Administração da SP Leituras.



Crédito: Divulgação

Gonzalo Oyarzún

Universidad Tecnológica Metropolitana, Chile

Bibliotecário, mestre em Direção e Gestão de Indústrias Culturais e Criativas, consultor internacional e professor universitário. Foi responsável pelo Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas do Chile, presidente do Programa Ibero-Americano de Bibliotecas Públicas, membro do Conselho do Livro e da Leitura do Chile e diretor-fundador da Biblioteca Santiago, Chile. Possui publicações em livros e revistas, em formato impresso e digital em diversos países. Em 2021, publicou A biblioteca imaginada: jardim para criar comunidade.



Crédito: Divulgação

Janaina França de Melo

Museu Afro Brasil Emanoel Araujo

Bacharel em Biblioteconomia e pós-graduanda em Ciência da Informação. Trabalha na Biblioteca Carolina Maria de Jesus do Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, compõe o Grupo de Trabalho do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo e atua em bibliotecas públicas e escolares desde 2013, desenvolvendo projetos de mediação de leitura. Elaborou parcerias em instituições sociais como o CRAS, o CREAS e a Fundação CASA, realizando projetos de extensão de leitura e organização de bibliotecas.



Crédito: Divulgação

Mariangela Ferreira Andrade

Ministério da Cultura

Servidora do Ministério da Cultura, atualmente é coordenadora de Redes Formativas em Arte e Cultura. Doutora em Literatura e Práticas Sociais com ênfase em Teoria da Literatura, mestra em Literatura e Práticas Sociais, especialista em Relações Internacionais e Direito Público, e graduada em Direito e Tradução-Inglês. Em 2016 foi pesquisadora visitante no Espaço Llansol, Cintra, Portugal, onde pesquisou o arquivo e o acervo da escritora. Na Fundação Cultural Palmares foi chefe de divisão do Acervo Bibliográfico, coordenadora técnico-administrativo e gerente da Assessoria de Gestão Estratégica. Desde 2010 é tradutora voluntária do TED – Ideas Worth Spreading e integra a Clubamefricana de Tradutoras Negras.



Crédito: Divulgação

Marilena Nakano

Rede Beija-flor de Pequenas Bibliotecas Vivas de Santo André

Ativista do campo do direito à literatura, educadora no Brasil, África e França, atua em territórios vulneráveis. Doutora e pós-doutora em Ciências Humanas e Sociais, professora aposentada e pesquisadora membro de grupos de pesquisas de universidades latino-americanas. Sócia-fundadora e tesoureira da Rede Beija-flor de Pequenas Bibliotecas Vivas de Santo André, e membro ativo dos Fóruns de Cultura da cidade de Santo André. Temas de trabalho: juventude, jovens, educação, democracia e poder local.



Crédito: Nádia Lima

Marina de Lima Rabelo

Ministério da Cultura

Graduada em História, mestre em História Social, especialista em Gestão e Políticas Culturais e em Gestão de Políticas Públicas, e graduanda em Biblioteconomia. Integra o quadro da Fundação Biblioteca Nacional e atualmente atua no Ministério da Cultura, no Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.



Crédito: Divulgação

Natalia Terumi Moriyama

Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo

Bacharel em Comunicação Social e pós-graduanda em Gestão de Projetos. Atuou com marketing e negócios em empresas de consultoria de TI, e com consultoria e produção cultural, gestão de projetos e captação de recursos, com passagens pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, pela Associação Museu Afro Brasil e como representante regional da capital junto ao Sistema Estadual de Museus de São Paulo. É autora de dois livros para o público infantojuvenil e parecerista de editais do ProAC. Atualmente, integra a Unidade de Difusão Cultural, Bibliotecas e Leitura, da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.



Crédito: SP Leituras

Pierre André Ruprecht

SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura

Administrador, foi professor de Metodologia da Pesquisa em Comunicação, coordenador geral da assessoria da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e dirigente de planejamento em empresas e projetos na área cultural. Atua como diretor executivo da SP Leituras, desenvolvendo projetos como a instalação e operação da Biblioteca Parque Villa-Lobos, indicada como uma das quatro bibliotecas públicas do ano pela Feira do Livro de Londres e uma das cinco melhores bibliotecas públicas do mundo pela Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias, e a criação da BibliON, a biblioteca digital gratuita do Estado de São Paulo. Por meio de contrato de gestão com a Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, também está à frente da gestão das ações do SisEB e da Biblioteca de São Paulo.



Crédito: Divulgação

Sueli Regina Marcondes Motta

SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura

Formada em Biblioteconomia, com curso de extensão em Qualidade de Vida no Trabalho e pós-graduação em Gestão Empresarial. Atuou em biblioteca escolar e foi responsável pela implantação de bibliotecas técnicas em conglomerados nacional e multinacional. Atualmente é superintendente de Biblioteca da SP Leituras, gerenciando dois equipamentos estaduais indicados a prêmios nacionais e internacionais: a Biblioteca de São Paulo e a Biblioteca Parque Villa-Lobos. 



Crédito: Jennifer Glass

Valéria Martin Valls

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Doutora e mestra em Ciências da Comunicação e graduada em Biblioteconomia e Documentação, é coordenadora acadêmica e docente do curso de graduação em Biblioteconomia e docente de pós-graduação da área de Ciência da Informação da Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Membra do Conselho de Administração da SP Leituras, do Conselho Federal de Biblioteconomia, coordenadora da Comissão de Ética Profissional, ouvidora e participante da Comissão de Diversidade e Acessibilidade. Consultora associada em projetos ligados à gestão da qualidade, informação e conhecimento, e palestrante nos seguintes temas: gestão do conhecimento, inovação e aspectos contemporâneos da área de Biblioteconomia e Ciência da Informação.