BibliON: da biblioteca digital ao ecossistema de conhecimento ilimitado - Biblioteca Viva

BibliON: da biblioteca digital ao ecossistema de conhecimento ilimitado

Com o objetivo de aumentar o acesso à leitura, à literatura, ao conhecimento e ao lazer da população do estado de São Paulo, em 2022 nasceu a BibliON, a maior e mais inovadora biblioteca pública digital do Brasil.

Atualmente com um acervo de mais de 17 mil livros e vasta grade de atividades culturais, a iniciativa nasceu como forma de aperfeiçoar um projeto piloto, lançado no ano anterior, que visava oferecer um serviço cultural digital à população, como opção ao isolamento social na pandemia da covid-19.

A disponibilização dos títulos na BibliON permite que, por um lado, qualquer pessoa com conexão à Internet possa ter acesso ao acervo. Por outro, propicia que a distribuição do material, ainda que online e gratuita, aconteça de forma a garantir a proteção dos direitos autorais e da propriedade intelectual de todos os envolvidos na criação e na produção de cada obra. Até o momento, já foram investidos mais de R$ 10 milhões na BibliON, sendo que 17% do valor direcionados para direitos autorais.

A BibliON é o primeiro caso de sucesso da Odilo, patrocinadora do Seminário Biblioteca Viva, empresa espanhola fundada há 10 anos, atuando com bibliotecas públicas, educação pública e privada e também com empresas. No Brasil há três anos, sua história se confunde com a própria BibliON, cuja principal missão é levar conteúdo de qualidade às pessoas, que seja acessível a todos

Frederico Faria, diretor da Odilo, veio contar aos participantes do evento porque a  BibliON é mais do que somente uma biblioteca digital: trata-se ecossistema de conhecimento ilimitado que revolucionou as bibliotecas digitais no Brasil, tema da sua palestra do dia 29 de junho.

Uma experiência inclusiva e personalizada

No começo, eram apenas ebooks. Acompanhado a velocidade das novas tecnologias, o projeto também se expandiu com o oferecimento de outros formatos, como audiobooks, cursos, vídeos, podcasts, além de serviços, aumentando o acesso ao conhecimento a toda população do estado de São Paulo, hoje com cerca de 46 milhões de habitantes.

Nesse momento, disponibilizar uma variedade e diversidade de conteúdo do acervo, incluindo títulos em diversos idiomas e temáticas foi o grande desafio para a BibliON, além das preocupações com acessibilidade digital e democratização de acesso, por meio de diversos dispositivos e recursos de Inteligência Artificial. “Quanto mais se usa a BibliON, mais personalizada fica a experiência de leitura e de aprendizado”.

A plataforma oferece um acervo em constante atualização, com romance, ficção infantil, poesia, biografia, fantasia, filosofia, suspense, ciências sociais, humanas, exatas e muitos outros gêneros e áreas do conhecimento. Além disso, a BibliON conta com busca inteligente com diversos filtros, clubes e oficinas de leitura e outras atividades culturais, podcasts, seminários, capacitações, livros em várias línguas, ajuste do tamanho do texto e visualização de página, novos títulos toda semana, audiolivros, acompanhamento, histórico e estatísticas do seu tempo dedicado à leitura e muito mais!

Para saber mais sobre este tema, confira a live na íntegra no canal do Youtube do SisEB.

O 14º Seminário Internacional Biblioteca Viva aconteceu de forma 100% on-line. Todas as atividades estão gravadas e têm tradução simultânea em português e Libras.

Veja a programação completa: https://bibliotecaviva.org.br/.