Ficha Técnica - Viagem Literária

Ficha Técnica

Governo do Estado de São Paulo
Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas

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Governador do Estado

Felício Ramuth
Vice-governador do Estado

Marilia Marton
Secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado

Marcelo Henrique de Assis
Secretário Executivo da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado

Daniel Scheiblich Rodrigues
Chefe de Gabinete da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado

Adriane Freitag David
Coordenadora da Unidade de Difusão Cultural, Bibliotecas e Leitura

Marcus Rei de Lima Alves
Coordenador do SisEB



SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura


Conselho de Administração
Afonso Borges (Presidente)
Valéria Martin Valls (Vice-Presidente)
Flávio Mendes Bitelman
João Francisco Romero Conde (Representante dos funcionários)
Maria de Lourdes Ortiz Galdini Baldan
Marino Lobello
Ricardo de Medeiros Ramos Filho

Conselho Fiscal
Arnaldo Spindel 
Marisa Barros de Moura
Plinio Silveira Correa


Miguel Martin Gutierrez Filho
Diretor executivo

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Superintendente Técnica

Silmara Novo
Superintendente Administrativo

Adriana Luccisano
Gerente de Acervo

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Priscila Gualberto Veras Ynoue
Gerentes de Programação e Produção

Joaquim Alfredo Bento Matusse
Gerente de Projetos

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Gerente de Marketing

Marcos Moreira Oliveira Coelho
Gerente de TI

João Francisco Romero Gouveia Conde
Gerente de Infraestrutura


Equipe de Programas e Projetos

Vanessa Pereira de Sousa
Gerente de Programas e Projetos

Jaiane Conceição dos Santos Batista
Lívia Brito Barbosa
Nanda Jully Muniz de Araújo
Analistas de Programas e Projetos

Claudio Henrique Arce Melegatti
Assistente de Programas e Projetos

Apoio

Ana Lucia Camioto, Arthur Sales Pinto, Gabriela Miranda de Frias, Guilherme Alberto Oliveira Santos, Ivan de Melo Santos, Jefferson Inocêncio Miguel, José Carlos Guimarães, Jucieli Vieira Alcantara, Lais Jesus dos Santos Gomes, Larissa Souza de Franca, Leonardo Vinicius da Costa, Letícia Fagiani, Lilian Cristina de Oliveira Cortez, Marcel Gandarela Lima, Maria Luiza Paiva, Melissa Lenz, Suzi Alves Santana, Velber Thiago Alves de Melo.


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'Aline Bei deu a todos naquela noite um motivo pra sorrir e se emocionar, ver alguém de carne, osso e coturno, vivendo e respirando literatura me inspirou' - relato de uma leitora do interior paulista

'Aline Bei deu a todos naquela noite um motivo pra sorrir e se emocionar, ver alguém de carne, osso e coturno, vivendo e respirando literatura me inspirou' - relato de uma leitora do interior paulista

Por Bárbara Duarte*Descobri o projeto “Viagem Literária” esse ano e já estou ansiosa para 2025! Minha sugestão é que ocorra milhares de vezes ao ano para que nós leitores e escritores não tenhamos que esperar tanto tempo. A maravilhosidade da programação e tudo que cerca as rodas de conversas, idas nas escolas, a própria presença dos leitores e escritores num mesmo espaço exalando literatura me incentivam nesse humilde pedido. Pode-se dizer que enfrentamos uma escassez daquilo que para mim alimenta a alma, existe em quem é leitor uma fome danada por palavras. Como tudo que é gostoso queremos comer tantas vezes até que possamos nos saciar, não é? Quero bis!Sou Bárbara Duarte, mariliense, leitora e escritora do Interior de São Paulo. Minha cidade tem uma biblioteca ativa que chama a comunidade para o seu espaço, um trabalho em equipe dos administradores e os próprios leitores que se engajam em clubes de leitura e atividades culturais. O que me leva a pensar o quão mágico e importante é esse projeto ao colocar o escritor em contato com o leitor, pois embora hoje eu me afirme como escritora, foi um processo através de um olhar distante, não me lembro de encontrar escritores pelo meu caminho, mas havia livros que os trazia de forma indireta. Percebo o “Viagem literária” como uma forma de incentivar a leitura, um hábito difícil de promover numa sociedade que nos pede tanto e nos deixa tão pouco, ajuda a criar pontes, tornando possível um intercâmbio de afetos e palavras. O movimento que o projeto faz de dar ferramentas para que o escritor veja como ele impacta através das palavras e dá para o leitor acesso ao instrumento que permite que ele possa ver o mundo através de um olhar mais sensível é de um valor imensurável.João Anzanello Carrascoza no módulo Encontros com Escritores, em Marília (Foto: Nanda Muniz)Ao ver que a programação estava cheia de escritores incríveis, meus olhos brilharam. Sou mãe e incentivo minha pequena leitora, ela me acompanhou para a programação de Marília, fomos juntas ver o incrível João Anzanello Carrascoza. Envergonhada, admito que não conhecia sua obra, mas através da divulgação da biblioteca pude ler a tempo do encontro, ou seja, aumentei meu repertório de autores que amo no caminho. A noite foi repleta daquilo que me fascina, literatura. A sala cheia de mãos ansiosas segurando livros, à meia luz, num começo de noite após um dia de muito trabalho para a maioria, mas todos estavam ali, para se nutrir. Foi adorável ouvir Carrascoza, sua infância icônica na pequena cidade do interior regada a muitos causos e nomes de pessoas extraordinárias que passaram por sua vida, me senti menos culpada como escritora por transformar todos aqueles que boto meus olhos em inspiração. Mas foi o momento que peguei a revista do SisEB nas mãos que me obrigou a ir numa sessão de terapia na quinta-feira após sair da programação de Lins.Era Aline Bei! Na foto preto e branco, sorrindo. Eu suspirei “Poxa queria que ela tivesse vindo também”.  Do suspiro veio minha alegria quando olhei e vi que no dia seguinte ela estaria a 1 hora de distância da minha cidade! Liguei para casa já avisando que no dia seguinte eu pegaria meu livro para autografar, minha bolsa e estaria na porta da biblioteca de Lins, pronta pra ouvir a escritora que me inspira e acaba comigo… ela faz isso, vocês sabem, vocês já leram ela também que eu sei!O que não imaginava, é que daria tudo certo! Arrumei uma carona e fui. Agora percebo que mesmo perto, não foi fácil como mãe modificar a rotina de trabalho e maternidade para me locomover, mas movi tudo e todos que eu podia para estar lá, a proximidade foi essencial, perdi nos dedos a quantidade de vezes que acabei não conseguindo ir em feiras, bienais e festivais, pela distância e recursos. Mas aquele era o momento. Fiquei sentada esperando a escritora, sem palavras porque quando mais importa elas não saem, aguardei atenta com o livro na mão para ouvi-la. Queria esmiuçar o processo, que ela me contasse os segredos nas entrelinhas do texto, queria explicações, queria olhar nos olhos de quem me perturba com perguntas e devolvê-las como vingança! Mas qual foi meu espanto que ao vê-la eu não consegui elaborar qualquer sentimento! Estava extasiada, emocionada a ponto de correrem lágrimas e mais lágrimas, não havia represa que as segurassem, transbordavam. Minha amiga que me acompanhou ficou surpresa pela reação, eu fiquei também, confesso, queria parecer uma leitora normal, falhei, mas afinal quando nós leitores somos normais? Aline, se ler isso, espero que entenda que sou mais comedida no dia a dia.Aline Bei no salão nobre da prefeitura de LinsEu engoli as palavras da escritora, era tanta fome, que vê-la e ouvir me alimentava e eu encantada vendo as pessoas participarem, perguntas as quais eu amaria fazer, mas  amava mais ainda as respostas. Na platéia, vi homens, mulheres, adolescentes… me vi pensando o quão incrível é viver uma oportunidade dessa magnitude como leitora e escritora. Aline Bei deu a todos naquela noite um motivo pra sorrir e se emocionar, ver alguém de carne, osso e coturno, vivendo e respirando literatura me inspirou. Me pego imaginando como seria pra minha criança interior ter vivido um encontro como esse ainda em formação, com certeza meus horizontes seriam expandidos e sonharia mais alto do que jamais pude. O choro virou um abraço carinhoso, uma conversa que aliviou minha alma, uma dedicatória que vou guardar com carinho para sempre, virou força para também fazer minha literatura no interior de São Paulo. Me sinto feliz em dizer que fui solo fértil pra sementinha que o projeto plantou.Enfim, esses são relatos de uma boca de sacola que viveu a programação da Viagem literária à flor da pele, que a celebração da literatura seja contínua, que sempre tenhamos essa mesa farta de palavras para nos alimentar. PRECISAMOS! Cada cantinho desse estado precisa, cada cantinho do nosso país necessita de um projeto assim. Obrigada.*Bárbara Duarte é de Marília, Interior de São Paulo, escritora independente com cinco obras já publicadas sendo elas romances e contos, graduada em Direito e se descobriu na escrita durante a pandemia. Leitora eclética, amante de presentes faça você mesmo, do signo de peixes e emocionada.
Marcela Dantés: “ser finalista de prêmios literários, além de trazer mais leitores, traz oportunidades incríveis, como essa Viagem Literária!”

Marcela Dantés: “ser finalista de prêmios literários, além de trazer mais leitores, traz oportunidades incríveis, como essa Viagem Literária!”

Marcela Dantés é mineira de Belo Horizonte, onde nasceu em 1986. Graduada em Publicidade e Propaganda, ela foi autora residente do Festival Literário Internacional de Óbidos, em Portugal. Sua coletânea de contos “Sobre pessoas normais” (Patuá) foi semifinalista do Prêmio Oceanos. Com os romances “Nem sinal de asas” (Patuá) e “João Maria Matilde” (Autêntica), foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura em 2021 e 2023.  Durante a 16ª edição do programa Viagem Literária:  módulo Encontros com Escritores - Prêmio São Paulo de Literatura, Marcela cumpriu uma intensa agenda de encontros nas bibliotecas públicas de cidades do interior do estado de São Paulo - Mococa, Santa Cruz das Palmeiras, Porto Ferreira e Cordeirópolis -,  entre os dias 1 e 4 de outubro.  Nesta entrevista, a autora comenta sobre a importância da participação de autores e autoras nos programas de incentivo à leitura: “Veja a lista de autores desse ano, que coisa linda: múltipla, com escritores e escritoras de diversos cantos do Brasil, de vários estilos, com os mais distintos públicos. É realmente encantador.”, afirmou Marcela.  Confira abaixo a entrevista na íntegra! Como você avalia o impacto de programas de incentivo à leitura, como a Viagem Literária, na formação de novos leitores e no fomento à literatura?Marcela: Estes programas são fundamentais. Me lembro da minha experiência pessoal, de ser apresentada a escritores na escola e entender a humanidade do ofício. Eram pessoas, pessoas de verdade, que escreviam livros. Isso dá uma nova dimensão à leitura, à descoberta da literatura, ao interesse pelos livros. Enquanto autora, esta é, sem dúvida, uma das partes que mais gosto do meu ofício: conversar com leitores, com futuros leitores, trabalhar intensamente para que os livros cheguem cada vez mais longe e encantem mais pessoas. Você acredita que esses programas conseguem democratizar o acesso à literatura e promover uma maior diversidade de vozes no cenário literário?Marcela: Sem dúvidas. Em um país como o nosso, em que a cultura quase nunca é uma prioridade e que o acesso aos livros pode ser tão difícil, um programa como o Viagem Literária tem de ser muito exaltado. Ele permite que os leitores conheçam novas vozes, favorece à difusão da literatura e incentiva o hábito de leitura em diversos espaços do país, começando pelas escolas, o que é essencial. Veja a lista de autores desse ano, que coisa linda: múltipla, com escritores e escritoras de diversos cantos do Brasil, de vários estilos, com os mais distintos públicos. É realmente encantador. Na sua opinião, qual é o papel das premiações literárias na carreira de um escritor? Elas são determinantes para a visibilidade e sucesso na indústria editorial?Marcela: Não diria que as premiações são determinantes, já que vários autores conseguem trilhar um caminho sólido e profícuo sem nunca terem sido premiados. Entretanto, não há dúvidas de que figurar nas listas de finalistas ou ser consagrado com um prêmio literário é um momento muito importante na carreira. As listas e prêmios ainda pautam a leitura de uma grande camada da população, abrem portas para maior espaço na imprensa, despertam o interesse de grandes editoras, enfim, permitem, sem dúvida, que um autor tenha mais alcance em um mercado que é extremamente competitivo. As premiações literárias ainda têm um papel relevante em tempos de redes sociais e marketing digital, ou você vê outros caminhos tão importantes quanto? No meu entendimento, mesmo nos tempos atuais, as premiações literárias têm seu espaço e seu papel. Talvez, as redes sociais e marketing digital sejam capazes de potencializar os resultados e o alcance. De toda forma, claro, é possível traçar um caminho sólido e conquistar um público de leitores sem figurar nas listas ou ter uma presença marcante nas redes – são muitos casos e histórias diferentes e fascinantes. Após ganhar prêmios literários, o que mudou em sua vida pessoal e profissional? Houve mais oportunidades de publicação, convites para eventos literários, ou outros tipos de reconhecimento?Marcela: Ser finalista dos prêmios Oceanos, Jabuti e São Paulo sem dúvidas foi fundamental para a minha carreira, me trouxe mais leitores e, claro, oportunidades incríveis, como essa Viagem Literária. Além do reconhecimento profissional, quais foram os desafios ou novas responsabilidades que surgiram com os prêmios? Marcela: Os prêmios são sempre um recorte: muita coisa incrível entra nas listas de finalistas, mas, também, muita coisa igualmente boa fica de fora. Eu acho que o maior desafio de um autor indicado ou premiado é nunca se acomodar, seguir buscando a excelência e continuar trabalhando para ir cada vez mais longe.    
Davi Boaventura comenta a importância dos prêmios literários e lembra:

Davi Boaventura comenta a importância dos prêmios literários e lembra: "é preciso ter cuidado, não dá pra alimentar a vaidade"

Davi Boaventura é um autor com uma trajetória marcada por reflexões sobre a literatura e sua interseção com outras formas de expressão, como a fotografia. Ele publicou livros como "Mônica vai jantar", que foi adaptado para o teatro e concorreu ao Prêmio São Paulo de Literatura, e vê o reconhecimento em premiações como como uma importante plataforma para divulgar obras que fogem dos circuitos mais comerciais, permitindo que escritores alcancem públicos mais amplos. “O Prêmio São Paulo trouxe camadas diferentes para a recepção do livro, uma certa atenção aos detalhes do texto e uma quantidade maior de resenhas e retornos, que mexeram bastante com minha própria relação com a literatura.”, disse Boaventura.Nesta entrevista, o escritor, tradutor e fotógrafo, que percorreu entre os dias 1 e 4 de outubro bibliotecas municipais das cidades de Cananéia, Itanhaém, Cubatão e São Bernardo do Campo, durante a 16ª edição do programa Viagem Literária:  módulo Encontros com Escritores - Prêmio São Paulo de Literatura – fala também sobre as principais influências em sua formação como escritor e ainda dá dicas aos aspirantes a escritores sobre o hábito da leitura: “Conhecimento acumulado não tem muita serventia se você não sabe ligar os pontos. Prefiro ler alguém que, com dez livros, faz uma pizza maravilhosa do que quem transforma duas bibliotecas em uma gororoba”, destacou.Sobre a relação entre fotografia e escrita criativa, Boaventura explora essa intersecção em sua própria prática. Ele acredita que experiências visuais, incluindo a fotografia, moldam e influenciam a maneira como escritores constroem narrativas​. Confira abaixo a entrevista na íntegra! Prêmios literários costumam ser marcos importantes na trajetória de escritores. Em sua opinião, como esses prêmios podem impactar a carreira de um autor, tanto em termos de visibilidade quanto de reconhecimento artístico?Davi: Olha, um dado que sempre me impressiona é saber que, todo ano, a publicação de novos livros no Brasil ultrapassa a casa das dezenas de milhares, isso sem contar muitas das produções artesanais, zines e plaquetes, títulos que muitas vezes sequer têm ISBN ou registro formal. Então, em um mercado tão saturado, às vezes é bem difícil encontrar um público que de fato leia seu livro. A pessoa precisa saber que seu livro existe, precisa escolher comprar seu livro ao invés de comprar o best-seller da semana, precisa querer leu seu livro ao invés de pegar um outro na pilha dos não lidos. Então concordo muito quando dizem que a chancela de um prêmio funciona como um filtro muito poderoso. É verdade, joga um holofote sobre sua literatura, uma luz que, talvez, de outra forma, você não tenha tanto acesso, e isso ajuda muito para que as pessoas conheçam seu trabalho. Aí de repente você descobre que um casal de Belém está lendo seu livro, que uma turma de escritores de Porto Alegre está estudando seu estilo, que uma amiga sua de Maceió adorou determinado trecho e fez uma performance com ele nas redes sociais, que um grupo de mulheres de Jundiaí resolveu adaptar seu livro para o palco, é esse tipo de conexão que faz a literatura valer a pena. Porque, se uma parte do processo é solitário, você com o texto dentro da sua cabeça, não acontece nada sem a outra ponta, sem as pessoas com o livro na mão. Não acho que o texto seja um fim em si mesmo. Acho que o texto é o começo de uma conversa. É uma obra aberta.No cenário literário atual, você acredita que os prêmios ainda são fundamentais para legitimar a qualidade de uma obra ou autor, ou existem outras formas tão importantes de se destacar?Davi: O mundo mudou muito, não tem como negar esse fato. E, com a onipresença da internet e dos algoritmos, os caminhos se diversificaram, estamos vivendo entre várias comunidades esparsas e que nem sempre conversam umas com as outras. Às vezes você escuta o nome de uma pessoa pela primeira vez e, quando vai ver, essa pessoa tem oito milhões de seguidores no Instagram. Como várias outras pessoas já disseram, acredito que a grande questão hoje é descobrir como não se perder no meio da multidão, é entender quais são os pontos de referência confiáveis, quem são os novos “porteiros” ─ os gatekeepers - sobre os quais o jornalismo fala há, sei lá, mais de cem anos ─, separar o que é barulho e o que não é. Por isso acho que, nesse sentido, por mais que os prêmios sejam também reflexos de um grupo de jurados, e sejam influenciados por diversos aspectos culturais, não dá para ignorar que eles ainda têm um peso bem importante no reconhecimento de um livro. A curadoria hoje, do ponto de vista relativo, tem até mais importância do que antes. Quais prêmios ou reconhecimentos literários você considera mais marcantes em sua própria carreira? E como essas conquistas influenciaram sua trajetória como escritor?Davi: A indicação ao Prêmio São Paulo de Literatura, com certeza, foi o mais marcante, pelo tamanho do prêmio, pela importância nacional, por ter levado o livro para alguns lugares que ele não teria como chegar sem esse reconhecimento, mas também pelo momento em que aconteceu, no final de 2020, auge da pandemia, eu e minha ex-companheira trancados em um apartamento em Curitiba, foi uma coisa que mexeu muito com meu emocional. Talvez tenha sido um dos momentos que mais me fez entender o que é ser um escritor, o que é “trabalhar com literatura”, e não ter somente uma aproximação diletante com a escrita. Claro, os prêmios gaúchos para  “Mônica vai jantar” também foram bem importantes, pelo peso simbólico de me sentir aceito por aquela comunidade ─ porque, afinal, sou um escritor de Salvador que morou seis anos em Porto Alegre e mais cinco anos em Curitiba - e publico por uma editora gaúcha independente ─, e esse sentimento foi muito forte, mas o São Paulo trouxe camadas diferentes para a recepção do livro (, uma certa atenção aos detalhes do texto e uma quantidade maior de resenhas e retornos, que mexeram bastante com minha própria relação com a literatura. Ao mesmo tempo, esse movimento te mostra também como é preciso ter cuidado, como não dá pra alimentar a vaidade, a vida continua igual. É trabalho. Sentar e tentar escrever o melhor que você pode, dentro das suas condições, fazendo o máximo para não se enganar.Como a leitura de diferentes gêneros e autores influenciou sua prática escrita? Você acredita que a leitura é uma das ferramentas mais poderosas para aperfeiçoar a escrita de um autor?Davi: Bom, eu cresci em uma cidade turística, acostumada a receber gente dos mais diferentes estados e países, e gosto muito da ideia de que você pode encontrar inspirações artísticas até nas fontes mais inesperadas, então, para mim, acho que a mistura é essencial. O resultado pode até ser um texto, mas a origem desse texto parte de um grande caos criativo e entra um pouco de tudo: filme, música, pinturas, outros livros, uma conversa, uma aula de pilates. Um dos exercícios que mais gostei de fazer, por exemplo, e que, se tudo der certo, deve virar um livro infantil em breve, é tentar traduzir uma cor em palavras. A leitura, com isso, em uma chave mais ampla, precisa operar junto com o pensamento crítico, com o olhar atento, com o cuidado de buscar os estímulos variados e transformar tudo aquilo em algo que faça sentido para você e para seu trabalho. Até porque quem escreve não escreve isolado do resto da sociedade, escrever é sempre um ato ético de se estar no mundo. Quais foram as leituras mais impactantes em sua formação como escritor, e de que maneira elas moldaram seu estilo ou abordagem literária?Davi: Não acho que eu seja um escritor formado, acho que, em cada época, a gente se torna um escritor diferente, com formações diferentes, com perspectivas que podem ser muito distintas das perspectivas que tínhamos alguns anos atrás, principalmente porque um livro não se escreve em um dia, às vezes a gente leva anos com o mesmo texto e vai amadurecendo junto com ele. Quando lancei meu primeiro livro, ainda em 2012, minha principal influência talvez tenha sido “O apanhador no campo de centeio”, de J.D. Salinger. Mas, para o “Mônica vai jantar”, por exemplo, o estilo de Raduan Nassar em “Um copo de cólera” foi importantíssimo para eu descobrir meu próprio estilo de escrita. De uns anos pra cá, a escritora britânica, de origem nigeriana, Bernardine Evaristo, tem sido uma figura que volta e meia me aparece no pensamento. James Baldwin é outro que tem andado bem perto. O último livro de Julia Dantas, por exemplo, me fez pensar sobre a possibilidade de humor mesmo no meio da tragédia. Você pega um pouco de cada pessoa e tenta criar um todo coeso. Para mim, inclusive, a questão sempre parte do seguinte princípio: como escrever algo que é seu, mas, ao mesmo tempo, não é apenas uma mera repetição do que você já fez?Que conselhos você daria para aspirantes a escritores sobre o hábito da leitura? Existem práticas que você considera essenciais para uma leitura que contribua significativamente para o desenvolvimento da escrita?Davi: Um arquiteto e artista plástico mineiro que mora em Curitiba e foi uma das pessoas mais interessantes que conheci nos últimos anos uma vez me disse o seguinte: é só fazer as contas, se você ler três páginas por dia, no final de um ano você já vai ter lido mais de mil páginas. Então acho que uma das primeiras coisas que a gente precisa desmistificar é que, para ler, a pessoa precisa passar horas parada com o livro na mão. Você lê quantas páginas quiser, pelo tempo que quiser ─ assim como também é preciso ter em mente que ninguém é obrigado a ler dois mil livros para começar a escrever, nem ficar na briga entre ter que ler os clássicos ou acompanhar a produção contemporânea, ou só botar no papel depois de estudar profundamente todos os detalhes da história. O importante, na minha opinião, é aprender a construir associações, estabelecer conexões consistentes e interessantes, até imprevisíveis. Conhecimento acumulado não tem muita serventia se você não sabe ligar os pontos. Prefiro ler alguém que, com dez livros, faz uma pizza maravilhosa do que quem transforma duas bibliotecas em uma gororoba. Você pode nos contar um pouco sobre sua trajetória profissional como escritor? Houve momentos específicos que marcaram uma virada em sua carreira?Davi: Sempre acho meio engraçado pensar em termos de carreira literária porque uma coisa que precisa melhorar muito no mercado literário brasileiro é justamente o profissionalismo. Fora algumas boas exceções, existem ainda muitas empresas amadoras no meio e algumas editoras não podem nem ser chamadas de editoras, são apenas gráficas mesmo. Você, enquanto profissional da área, é obrigado a se virar nos trinta, e às vezes nem sobra tempo ou ânimo para aquilo que é o que você gosta mesmo de fazer, que é escrever. Mas consigo pensar em dois momentos bem significativos na minha trajetória, dois pontos de virada. O primeiro, em 2013, foi quando me mudei para Porto Alegre para fazer o mestrado em Escrita Criativa da PUCRS, porque tive contato na sala de aula com muita gente muito qualificada e isso me trouxe não só outra visão de mundo e da literatura como também um novo padrão de exigência ─ não dava para escrever qualquer coisa e mostrar pra aquelas pessoas, eu precisava me esforçar ─, sem falar no choque cultural que foi sair da Bahia e me abrigar no Rio Grande do Sul. Foram seis anos em Porto Alegre e não tenho dúvidas de que não saí a mesma pessoa de quando cheguei. O segundo momento aconteceu a partir de 2021, quando comecei uma transição para o mundo da tradução e por lá fiquei, trabalhando em mais de duas mil páginas em um período bem curto. Com a tradução, não sei, parece que você acessa outra dimensão da literatura, você conhece as entranhas do texto, aprende como ele funciona e como faz o que ele faz. Não tem como passar ileso por essa experiência.Sabemos que além de escritor, você tem uma relação forte com a fotografia. Em suas experiências com fotografia, há algo que você aprendeu ou desenvolveu que foi fundamental também para a sua prática de escrita?Davi: Fotografia é sem dúvida uma das coisas que mais amo no mundo. Quando era adolescente, minha mãe me deu uma câmera básica, mas, como eu não sabia bem o funcionamento da máquina, acabava cortando várias cabeças nas fotos e meus amigos da época me tripudiavam bastante. Comecei a fotografar mais a sério na faculdade, no laboratório de fotografia da UFBA, e queria me profissionalizar na área. Mas fiquei com medo. Olhava pras fotos de um amigo meu e pensava: “Caramba, nunca vou conseguir fotografar desse jeito”. Mas, depois, me dei conta de que talvez pudesse fazer no texto o que ele fazia na imagem, e aí me voltei pra escrita e comecei a desenvolver meu estilo, mais “agitado”, por assim dizer. Alguns anos mais tarde, a paixão voltou. E tanto o “Mônica” quanto o livro que estou escrevendo agora começaram a surgir a partir de uma fotografia, uma foto que eu olho e penso: “quero traduzir essa imagem em um texto”. É uma tradução bastante livre, claro. Começa em uma coisa e vai terminar em outra. Mas a imagem acaba sendo uma baliza muito forte. Outra coisa que me encanta muito na fotografia é o acaso, o imediatismo do inesperado, a imprevisibilidade. Talvez por isso eu não costume fazer planejamentos e esquemas muito rígidos para um livro. Tenho uma ideia geral, defino alguns pontos importantes e vou escrevendo. Se decidir mudar na hora, se o inconsciente trouxer alguma ideia diferente, tá tudo bem, só vou e lá na frente decido o que fazer com as curvas. Pode ser meio trabalhoso, porque você precisa voltar pro início do texto para ajeitar algumas pontas soltas, mas acho que ter essa liberdade é essencial para não transformar a criação em uma produção mecânica. O pior que pode acontecer hoje, na minha opinião, é entregar para as pessoas uma literatura chat-gpt, sem tempero nenhum.Continue acompanhando a programação completa de Encontros com Escritores - Prêmio São Paulo de Literatura por aqui! Foto: Davi Boaventura (crédito: Flor Reis)