Confira os pôsteres da 14ª edição do Seminário Internacional Biblioteca Viva - Biblioteca Viva

Confira os pôsteres da 14ª edição do Seminário Internacional Biblioteca Viva

A sessão de pôsteres da 14ª edição do Seminário Internacional Biblioteca Viva, apresentada nesta quarta-feira, 28 de junho, trouxe experiências que abordam temas como mediação de leitura, acessibilidade e inclusão, terceira idade, jovens leitores, programas de extensão, ações de sustentabilidade, consumo consciente, entre outros.

Pôsteres são oportunidades para quem atua na promoção da leitura divulgar suas ações, contribuindo para a difusão de boas práticas que acontecem no universo das bibliotecas. Confira abaixo algumas das iniciativas apresentadas durante a sessão deste ano. Os vídeos completos das apresentações podem acessados pelo canal do YouTube do SisEB.

Sessões de pôsteres

PÔSTER: Acolhimento: Atitude ou Programa? - Biblioteca de São Paulo; Biblioteca Parque Villa-Lobos; públicos das bibliotecas | São Paulo/SP.

Um conceito diferente de biblioteca. Atitude acolhedora é uma prática diária de escuta, respeito e empatia realizada por toda a equipe da BVL e BSP desde o atendimento, a programação cultural, o acervo, o serviço social, as equipes da portaria e limpeza. Para além da atitude acolhedora, as bibliotecas contam com o "Programa Acolhimento" se dá a partir de rodas de conversa, cujo pano de fundo são os diversos formatos de leitura (literatura em geral, poesia, música etc.), que servem como gancho para proporcionar o diálogo, resultando em uma experiência agradável aos visitantes

PÔSTER: Biblioteca como ambiente de saberes e fazeres: relato de experiênciaconscientizadora a partir da ação “Espaço para a Arte e a Cultura”- Biblioteca Central da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista; Grupo de Pesquisa Inovações Pedagógicas, Tecnológicas e suas Histórias na Formação em Educação | Presidente Prudente/SP

O imaginário sobre as bibliotecas ainda remete a locais de silêncio, de depósito ou mesmo de empréstimos de livros. Essa concepção pôde ser ressignificada com esta experiência.  A partir de 2016, por meio de projeto de ensino e extensão, foi realizada exposição de arte realizada por alunos da Escola Estadual Professor Oracy Matricardi no espaço da Biblioteca da FCT/ Unesp “Da senzala à favela: a voz dos excluídos” O projeto foi elaborado tendo em vista complementar a aprendizagem dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Os resultados comprovaram a importância da aproximação da universidade com o público do seu entorno.

PÔSTER: Fala idoso! Polo Socioambiental Sesc Pantanal | Poconé/MT

O projeto teve como objetivo principal retomar as atividades culturais do município de Poconé, no Mato Grosso, no período pós-pandemia, utilizando o espaço da Biblioteca Manoel de Barros, nos finais de semana, como ponto de convergência das ações desenvolvidas, transformando-a em um Biblioteca Viva. O projeto contribuiu para a socialização e autoestima desses idosos.

PÔSTER: Jovem Leitor - Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves | Presidente Tancredo Neves/BA

Desde sua criação, a Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN) adotou como metodologia de trabalho a Pedagogia da Alternância, que consiste na construção do processo educacional em espaços e tempos diferenciados, abrangendo os aspectos humanitário, social, ético e ambiental. O projeto Jovem Leitor surgiu em 2015 a partir da necessidade de desenvolver as habilidades dos jovens residentes no campo de acesso à cultura, leitura e literatura.

PÔSTER: Protagonismo feminino no MAE-USP - Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo | São Paulo/SP

O “Projeto Meninas: Arqueólogas, Etnólogas, Museólogas e o que mais quiserem”, surgiu em outubro de 2020 em decorrência do Dia Internacional das Meninas (11 de outubro), dia este que é dedicado às meninas como forma de conscientizar as pessoas acerca do tratamento diferenciado a que essas meninas estão submetidas na sociedade. Neste cenário, o Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo, convidou professoras, funcionárias e alunas para conversar com meninas do ensino fundamental II e ensino médio sobre diversos assuntos relacionados às áreas de atuação do museu: Arqueologia, Etnologia e Museologia, além do ingresso em cursos de nível superior e pesquisa científica.

PÔSTER: Viagem pela Literatura - Biblioteca Pública Adelpho Poli Monjardim | Vitória/ES

O Projeto Viagem pela Literatura é realizado pela Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim desde 1994. O objetivo é incentivar a prática da leitura por meio de atividades desenvolvidas por atores, escritores e contadores de histórias, proporcionando o acesso ao livro de forma lúdica e contribuindo para a construção de cidadãos mais críticos. A ação foi destaque no Mapa de Ações do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) dos ministérios da Cultura e da Educação, no Fórum do Plano Nacional do Livro e Leitura e no Seminário de Bibliotecas Públicas e Comunitárias, em 2008, eventos que reuniam ações de destaque no cenário nacional na área da leitura. Em 2007, recebeu o Selo do Prêmio Cultura Viva do Ministério da Cultura. Em 2012, venceu o prêmio Vitória Inovando, na categoria Gestão Participativa e Inclusão Social, promovido pela Prefeitura de Vitória.