Sabe quanta magia pode sair de um livro? A companhia Ih, Contei! vai contar - Viagem Literária

Blog

Sabe quanta magia pode sair de um livro? A companhia Ih, Contei! vai contar

Divulgação

A Ih, Contei! adora viajar. Ainda mais quando traz na bagagem histórias a serem contadas para centenas de pessoas, durante percursos pelos quatro cantos do Brasil. Explorar o conhecimento, vivenciar a arte e compartilhar saberes estão no roteiro de Elton Pinheiro e Leandro Pedro, fundadores da produtora Ih, Contei!, criada em 2012 dentro da favela do Turano, no Rio de Janeiro.

Os contadores de histórias chegam à 14ª edição do Viagem Literária de malas, braços e sorrisos abertos, percorrendo, entre os dias 15 e 19 de agosto, as cidades do interior paulista de Lorena, Jacareí, Guararema e Itaquaquecetuba, marcando passagem também na capital, na Biblioteca de São Paulo, no dia 19, às 10h e 15h.

Para a dupla, o Viagem Literária é o ato de levar as possibilidades da narrativa e do fazer artístico para diversos lugares. Dissemina e coloca o conhecimento em circulação gerando, de fato, a troca de informação com as cidades e bibliotecas. “É uma oportunidade de trazer crianças e adultos às bibliotecas, que são espaços do público e para o público. Bibliotecas são feitas para serem lidas, relidas e usadas por todos nós!”, acreditam Elton e Pedro, acrescentando: “O programa também é sobretudo uma homenagem ao livro!”.

São das páginas dos livros que a Ih! Contei busca a inspiração para as contações e recontações. E aqui, valem todos os gêneros – causos, contos de repetição, contos populares, cordel, poesia, poemas, novelas, contos de fadas e de assombração. “Histórias são criadas a partir dos livros, de onde saem uma enorme quantidade de mágicas!”, afirmam os contadores.

Elton Pinheiro e Leandro Pedro trabalham nas áreas de literatura, artes cênicas e cultura popular. Desenvolvem projetos de contação de histórias, publicação de livros, oficinas, festivais, intervenções poéticas e produções de eventos especialmente voltados à infância. Suas atividades já passaram por mais de 60 cidades do Brasil.

Governo do Estado de SP