/ governosp
Os contos populares de Sandra Gusmán trazem histórias dos povos indígenas, africanos e portugueses - Viagem Literária
Poesia: de 9 a 27 de novembro de 2020 | Contação de Histórias: de 4 a 29 de outubro de 2021

Blog

Os contos populares de Sandra Gusmán trazem histórias dos povos indígenas, africanos e portugueses

Impossível não parar para ouvir uma história contada por Sandra Gusmán. Os personagens ganham cor, forma e vida nas interpretações da narradora, que participou do 13º Viagem Literária com apresentações nas cidades de Ilhabela, Jacareí, Biritiba-Mirim e Mogi das Cruzes, entre os dias 4 e 7 de outubro.

Para selecionar as histórias a serem contadas, Sandra diz passar por um processo de aceitação dos personagens. “Já escolhi histórias por conta do público, por demanda de quem me contrata, por gosto pessoal, mas com o tempo aprendi que para narrar uma história é preciso não só conhecer a personalidade dos personagens, mas a mim mesmo. Cada história causa um impacto diferente nas pessoas e o narrador passa pelo mesmo processo”, diz.

Além de divertir o público, as histórias têm papel fundamental na preservação da memória de diferentes culturas. “Contos populares brasileiros são amostras da nossa matriz cultural formada pelos povos indígenas, africanos, portugueses e tantos outros que aqui aportaram”, destaca Sandra, que, em 2020, foi referência em narração de contos populares no material didático para o Ensino Fundamental, desenvolvido pela Eleva Educação.

A contadora é graduada em Letras e especialista em Arte de Contar Histórias. Ministra oficinas de formação para educadores e bibliotecários que se dedicam à arte da palavra. Apresenta projetos de narração de histórias em bibliotecas paulistas e, desde 2017, produz conteúdos sobre essa temática para o seu canal no YouTube: Sandra Guzman Narração de Histórias.