Módulo Contação de Histórias: Jogos e Brincadeiras chega ao fim - Viagem Literária

Blog

Módulo Contação de Histórias: Jogos e Brincadeiras chega ao fim

Foram três semanas na estrada ou mais precisamente 12.072 quilômetros percorridos. Da janela do carro, os 15 grupos de contadores de histórias viram diversas vezes a paisagem mudar de tom: ora com ares de cidade grande, ora com ar bucólico do campo. Teve ainda aquele cheirinho bom de água do mar vindo das cidades litorâneas. A maratona diária consistia em encarar a rodovia após duas apresentações em cada biblioteca. A cada dia um novo local, novos públicos, novos sorrisos, novas brincadeiras.

 

Essa foi a rotina da 14ª edição do Viagem Literária, módulo Contação de Histórias: Jogos e Brincadeiras, realizada entre os dias 8 e 26 de agosto. Além de música, contos, lendas e diversão, este ano o programa contou com um atrativo a mais: a volta dos públicos após dois anos de pandemia. “Somando as 128 apresentações, nas 63 cidades, tivemos a presença de 11.475 pessoas, praticamente o dobro de participações em relação à edição de 2021”, comemora a gerente de Programas e Projetos da SP Leituras, Giovanna Sant’Ana.

 

Grande parte desse sucesso vem da excelente atuação das bibliotecas locais, que não economizaram esforços para divulgar o programa e preparar os públicos para o evento. “É um trabalho a seis mãos. Tem a parte de gestão comandada por nós, a atuação brilhante das bibliotecas regionais e também a participação essencial dos contadores de histórias que começam a dialogar com os profissionais das cidades onde iriam estar antes mesmo do programa começar”, conta Giovanna.

 

Outro ponto de destaque, foi a seleção do nosso elenco de artistas, que além de serem especialistas na arte da contação de histórias também atuam como mediadores culturais, o que resultou em espetáculos mais dinâmicos e interativos. Os participantes foram: A Hora da História, Ademir Apparício Júnior, Camila Genaro, Cia. Bisclof, Cia. Duo Encantado, Cia. Girolê, Cia. Malas Portam, Cia. Ruído Rosa, Crialudis, Fernanda Munhão, Ih, Contei!, Kiara Terra, Mandingueiras da Pracinha, Sandra Gusmán e Tricotando Palavras.

 

Para finalizar, a escolha do tema da edição Jogos e Brincadeiras também facilitou a criação de atividades atrativas durante as apresentações. “Foi muito bem ver as crianças de todas as idades novamente reunidas, brincando, cantando e dançando juntas, contribuindo não só para autoestima, mas também para o relacionamento interpessoal do grupo”, completa Giovanna.

 

Desde a sua criação em 2008, o Viagem Literária já percorreu 230 municípios paulistas com 3.645 ações, que reuniram 240 convidados, que dialogaram com 363.920 pessoas. Foram bate-papos com escritores, oficinas, rodas de leitura e outros eventos que fizeram o conhecimento circular de forma leve e divertida pelo território estadual.

 


Governo do Estado de SP