/ governosp
Cidades de Rosana, Anhumas, Parapuã e Rancharia recebem o contador de histórias Ademir Apparício Júnior - Viagem Literária
Poesia: de 9 a 27 de novembro de 2020 | Contação de Histórias: de 4 a 29 de outubro de 2021

Blog

Cidades de Rosana, Anhumas, Parapuã e Rancharia recebem o contador de histórias Ademir Apparício Júnior

O inquieto contador de histórias Ademir Apparício Júnior abriu o 13º Viagem Literária, na cidade de Rosana, com energia redobrada. Em vez de fazer as duas apresentações programadas no roteiro, o também ator-pesquisador, mímico e palhaço retribuiu a calorosa acolhida do público com seções extras. “O Viagem Literária começou na pura emoção. Me empolguei junto com a coordenação da biblioteca e fizemos várias apresentações fracionadas para contemplar as regras de distanciamento social”, diz.

Ademir é um contador de histórias nato. A inspiração para seguir essa carreira veio da avó paterna Dolores. “Escuto histórias desde os 5 anos e hoje eu sigo esse legado contando as histórias da minha família e outras que vou coletando através da literatura e da tradição oral.”

Para ele, cada história oferece uma oportunidade de aprendizagem, com fortalecimento não só de aspectos cognitivos, mas principalmente de aspectos emocionais porque a criança aprende por associação, ou seja, quando vivencia a jornada dos heróis e das heroínas, ela consegue trazer essas situações para sua vida pessoal. “Nesse sentido é muito importante não suavizar demais a história. Claro, que quando tem os monstros e os vilões, como o famoso Lobo Mau, a gente apresenta isso dentro de uma narrativa infantil, porém são esses personagens que fazem a criança perceber que existem momentos ruins, mas possíveis de serem superados.”

Ademir tem uma longa trajetória na profissão. É patrono da cadeira nº 19 da Academia Brasileira de Contadores de Histórias e membro da Rede Internacional de Contadores de Histórias, além de ser formado em Gestão Cultural pelo Sesc SP e diplomado em Mímica Total e Teatro Físico pelo Estúdio Luis Louis e em Arte Dramática pelo Senac de Ribeirão Preto.

Ouvidoria Transparência SIC