/ governosp
A história proporciona um lugar de afeto - Viagem Literária
Poesia: de 9 a 27 de novembro de 2020 | Contação de Histórias: de 4 a 29 de outubro de 2021

Blog

A história proporciona um lugar de afeto

Emoção é a palavra que define o trabalho dos contadores Leandro Pedro e Elton Pinheiro, do grupo Ih, Contei!.  A dupla participou do módulo Contação de Histórias do programa Viagem Literária, nas cidades de Ubarana, Avanhandava, Promissão, Lins e Garça, entre os dias 18 e 22 de outubro.

 

Durante a trajetória do grupo, fundado em 2012, dentro da favela do Turano, no Rio de Janeiro, várias situações inusitadas marcaram a carreira dos narradores. Uma delas foi o choro de uma criança ao lembrar da avó ao ouvir o conto Maria do Socorro, com a mensagem ‘aproveite a vida antes de morrer’. “Quando terminei fui perguntar se ela tinha ficado triste com a história e ela disse que não, tinha ficado com saudade. Isso me mostrou o poder da palavra de gerar emoções nas pessoas”, conta Leandro Pedro.

 

Apesar da longa carreira e experiência, Leandro diz que sempre sente medo antes de começar uma apresentação. “É muita responsabilidade, as pessoas estão ali só para nos ouvir e a gente nunca sabe qual será a reação delas, mas tudo passa em questão de segundos porque a história proporciona uma conexão rapidamente.” É justamente essa proximidade com o público que diferencia a contação de histórias com o teatro. “Ao apagar as luzes você cria uma barreira, algo que não acontece durante a narração. É olho no olho o tempo inteiro”, completa Leandro.

 

O Ih, Contei! desenvolve projetos artísticos, educacionais e de difusão literária. Suas produções já foram realizadas em mais de 50 cidades do Brasil em eventos culturais de grande relevância, como Bienais do Livro (RJ e PR), Virada Sustentável (RJ), Viagem Literária (SP) e em programações do Sesc Rio de Janeiro.