/ governosp
Sobre - Viagem Literária
Poesia: de 9 a 27 de novembro de 2020 | Contação de Histórias: de 1º a 19 de março de 2021

Sobre

SISEB

O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo foi criado pelo decreto nº 22.766, de 9 de outubro de 1984 e reformulado pelo decreto nº 55.914, de 14 de junho de 2010. É vinculado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e suas ações são coordenadas pela Unidade de Difusão Cultural, Bibliotecas e Leitura (UDBL).

O sistema congrega bibliotecas municipais e comunitárias localizadas no Estado e é composto por aproximadamente 788 unidades de acesso público, incluindo a Biblioteca de São Paulo (BSP) e a Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), ambas sediadas na capital.

No plano operacional, as ações do SisEB são realizadas pela SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura, organização social de cultura, que mantém contrato de gestão com a Secretaria de Cultura sob coordenação da UDBL.

Promover a capacitação dos profissionais por meio de eventos, palestras, oficinas e cursos presenciais e a distância é uma das principais ações do SisEB.

A realização anual do Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias (Seminário Biblioteca Viva) é outra iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo que, desde 2008 vem se consolidando como referência do setor no Brasil.

A disseminação do conhecimento em diversas áreas relacionadas às atividades das bibliotecas de acesso público tem como objetivo melhorar as práticas de gestão e aprimorar permanentemente os serviços oferecidos ao cidadão.

Cabe ao SisEB atuar como agente de estímulo para o desenvolvimento pessoal e profissional das equipes que mantêm as bibliotecas paulistas sintonizadas com os tempos atuais, transformando-as gradativamente em bibliotecas vivas e centros de convivência cultural e multidisciplinar em suas comunidades.

Missão

Promover, estimular e apoiar as Bibliotecas Públicas do Estado de São Paulo contribuindo para a democratização do acesso à informação, ao livro e à leitura.

Visão
Ser referência na promoção e incentivo à leitura no cenário nacional em 2020.

Valores
Ter compromisso com a ampliação do acesso à informação, ao livro e à leitura respeitando a ética e os valores humanos.



SP Leituras

Criada em junho de 2010, a SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura – é uma Organização Social sem fins lucrativos que tem por missão idealizar e desenvolver projetos que contribuam para o incentivo à cultura, à leitura e à literatura.

Atualmente, gere a Biblioteca de São Paulo (BSP), a Biblioteca ParqueVilla-Lobos (BVL), o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB) e o Centro Cultural e de Estudos Superiores Aúthos Pagano para a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. As duas bibliotecas foram finalistas de prêmios internacionais de excelência no segmento.

A instituição é responsável, também, pela gestão do acervo da Biblioteca Castro Alves, de Votuporanga (SP) e organizadora da cerimônia do Prêmio São Paulo de Literatura. Foi classificada três vezes como uma das 100 Melhores ONGs do País, de acordo com listas elaboradas pelo Instituto DOAR e publicadas na revista Época Negócios.

A revitalização e gestão da biblioteca corporativa de uma das maiores empresas públicas do Estado de São Paulo, a SABESP, também estão sob sua responsabilidade.

Ouvidoria Transparência SIC