/ governosp
Renato Negrão investiga as relações entre palavra e imagem - Viagem Literária
Poesia: de 9 a 27 de novembro de 2020 | Contação de Histórias: de 1º a 19 de março de 2021

Blog

Renato Negrão investiga as relações entre palavra e imagem

Poeta, compositor, artista visual e arte educador, Renato Negrão está entre os  convidados a participar do primeiro módulo do 13º Viagem Literária, "Poesia: Oficinas e Bate-papos com Escritores". Entre 9 e 27 de novembro, o autor e outros 14 poetas percorrerão 61 bibliotecas de 60 cidades, incluindo a capital paulista, ministrando oficinas e em conversas com o público. Confira o roteiro do escritor no serviço, ao fim do texto. 

Promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB), o Viagem Literária é realizado pela Organização Social SP Leituras. O programa foi finalista do 62º Prêmio Jabuti, na categoria Fomento à Leitura, dentro do eixo Inovação.

Negrão ministra cursos de criação literária e produz trabalhos nos quais investiga as relações entre palavra e imagem, valendo-se de aspectos da comunicação poética e estratégias da arte contemporânea como legado pedagógico para a educação. Por este trabalho, recebeu o prêmio Itaú Rumos Educação, Cultura e Arte 2008/2010. 

O autor publicou sete livros de poemas, entre eles "Odisséia Vácuo", "A lo Mejor" e "Vicente Viciado". Fez gravações e parcerias musicais com compositores da cena brasileira contemporânea. Em 2014, integrou a curadoria coletiva do Circuito Literário Praça da Liberdade e, em 2019, assinou, com Izadora Fernandes, a curadoria do Ciclo de Literatura Contemporânea, edição Belo Horizonte. 

Além de Renato Negrão, fazem parte do primeiro módulo do 13º Viagem Literária os escritores Allan da Rosa, Bruna Beber, Chacal, Daniel Minchoni, Dinha, Eliane Marques, Jonas Samaúma, Lubi Prates, Patrícia Meira, Pedro Marques, Rodrigo Ciríaco, Ronald Augusto, Ryane Leão e Wilberth Salgueiro. 

O segundo módulo, "Contação de Histórias: Contos Populares", que acontece de 1º a 19 de março de 2021, percorrerá circuito semelhante.

Desde que o Viagem Literária começou, em 2008, foram percorridos 218 municípios paulistas, com 207 convidados, atingindo a um total de mais de 340 mil pessoas. Foram bate-papos, oficinas, rodas de contação de histórias e outros eventos que fizeram conhecimento circular no Estado de São Paulo.

Confira o roteiro de Renato Negrão:

Oficinas às 14h30 | Bate-papos às 19h 

16/11 - Garça - Biblioteca Dr. Rafael Paes de Barros

17/11 - Lençóis Paulista - Biblioteca Orígenes Lessa

18/11 -  Jaú - Biblioteca Rubens do Amaral

19/11 -  Ibaté - Biblioteca Comendador Nello Morganti

A programação completa, com os artistas e grupos de artistas que fazem parte da etapa estão no site do programa: www.viagemliteraria.org.br.

Ouvidoria Transparência SIC