/ governosp
Escritora convidada do primeiro módulo, Dinha mostra como poesia está ao alcance de todos - Viagem Literária
Poesia: de 9 a 27 de novembro de 2020 | Contação de Histórias: outubro de 2021

Blog

Educadora, ativista contra o racismo e líder comunitária, Dinha está entre os escritores convidados a participar do primeiro módulo do 13º Viagem Literária, "Poesia: Oficinas e Bate-papos com Escritores". A autora e outros 14 poetas percorrerão 62 bibliotecas de 61 cidades, incluindo a capital paulista, entre 9 e 27 de novembro, ministrando oficinas e dando seus depoimentos em conversas com o público.

Promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB), o programa é realizado pela Organização Social SP Leituras.

Maria Nilda de Carvalho Mota, nome verdadeiro de Dinha, nasceu em Milagre, no Ceará, e cresceu em São Paulo. Graduou-se em Letras pela Universidade de São Paulo e, entre 2011 e 2017, tornou-se mestre e doutora em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa.

É autora de sete livros, entre eles "De passagem, mas não a passeio" (2006), "Onde escondemos o ouro" (2013), "Zero a zero: 15 poemas contra o genocídio da população negra" (2015), "Maria do Povo/ María Pepe Pueblo" (2019) e "Diário do fim do mundo" (2020).

Em 2013, fundou o coletivo editorial de mulheres negroperiféricas Edições Me Parió Revolução e, em 2019, tornou-se patrona da Academia Estudantil de Letras da EMEF Cândida Dora Pretini.

Além de Dinha, farão parte do primeiro módulo os escritores Allan da Rosa, Bruna Beber, Chacal, Daniel Minchoni, Eliane Marques, Jonas Samaúma, Lubi Prates, Patrícia Meira, Pedro Marques, Renato Negrão, Rodrigo Ciríaco, Ronald Augusto, Ryane Leão e Wilberth Salgueiro.

O segundo módulo, "Contação de Histórias: Contos Populares", que acontece de 1º a 19 de março de 2021, também percorrerá 62 bibliotecas de 61 cidades, incluindo a capital paulista.

Desde que o Viagem Literária começou, em 2008, foram percorridos 218 municípios paulistas, com 207 convidados, atingindo a um total de mais de 340 mil pessoas. Foram bate-papos, oficinas, rodas de contação de histórias e outros eventos que fizeram conhecimento circular no Estado de São Paulo.

Confira o roteiro:

Dinha

Oficinas às 14h30 | Bate-papos às 19h (exceção feita às bibliotecas de São Paulo e Parque Villa-Lobos)

9/11 - Ilhabela  - Biblioteca Prefeita Nilce Signorini

10/11 - Jacareí - Biblioteca Macedo Soares

11/11 - Biritiba-Mirim - Biblioteca Oswald de Andrade

12/11 - Mogi das Cruzes - Biblioteca Benedicto Sérvulo de Sant'Anna

A programação completa, com os artistas e grupos de artistas que fazem parte da etapa estão no site do programa: www.viagemliteraria.org.br

Ouvidoria Transparência SIC