/ governosp
Chacal fala sobre importância da poesia no mundo contemporâneo - Viagem Literária
Poesia: de 9 a 27 de novembro de 2020 | Contação de Histórias: de 1º a 19 de março de 2021

Blog

Chacal fala sobre importância da poesia no mundo contemporâneo

Um dos expoentes da poesia marginal no Brasil, Chacal está entre os escritores convidados a participar do primeiro módulo do 13º Viagem Literária, "Poesia: Oficinas e Bate-papos com Escritores". O autor e outros 14 poetas percorrerão 62 bibliotecas de 61 cidades, incluindo a capital paulista, entre 9 a 27 de novembro, ministrando oficinas e dando seus depoimentos em conversas com o público.

Promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB), o programa é realizado pela Organização Social SP Leituras.

Ricardo de Carvalho Duarte, nome de batismo de Chacal, começou carreira em 1971, quando publicou em mimeógrafo "Muito prazer, Ricardo" e, no ano seguinte, "Preço da Passagem", dando início à Poesia Marginal no Brasil. Ele é criador e produtor do Centro de Experimentação Poética – CEP 20.000, acontecimento multimídia mensal, que há 29 anos revela nomes no cenário musical, poético e dramático do Rio de Janeiro. 

Chacal lançou 14 livros, entre eles "Belvedere", Prêmio Associação Paulista de Críticos de Arte (2008). Estreou como ator e autor com o monólogo autobiográfico "Uma História à Margem", realizando apresentações em diversos países. Planeja o lançamento do projeto CEP XXX ANOS, com apresentações pelo Brasil reunindo poetas e performers.

A seguir, ele antecipa, em duas perguntas, um pouco de sua visão sobre a poesia:

Qual a importância da poesia na literatura contemporânea?

A poesia, esse animal multiforme, proteico, tem suma importância justamente por nos embaralhar com o mundo. Ela, por seus inumeráveis poetas, estilos, suportes, pode volta e meia, alcançar essa pedra de toque, através dos ritmos, dos multisentidos das palavras, da busca incessante de um vislumbre. A poesia pode ser esse encantamento, esse charme, como na idade média, uma janela sem lado de dentro ou de fora, que nos coloca, através da emulsão dos sentidos, cara a cara com o gol. Num momento como o que vivemos, de tantas certezas e narrativas absolutas, uma reflexão sobre o imponderável e o relativismo de tudo, sob um prisma diverso, polimorfo, pode restabelecer o discernimento e a paz.

Quais são os poemas que a gente deve ler para se iniciar nessa forma literária?

- "A máquina do mundo", de Carlos Drummond de Andrade

- "Ode triunfal", de Fernando Pessoa

- "Juz", de Chico Alvim

- "Olho muito o corpo de um poema", de Ana Cristina Cesar

- "O poema é antes de tudo um inutensílio", de Manoel de Barros

Além de chacal, farão parte do primeiro módulo os escritores Allan da Rosa, Bruna Beber, Daniel Minchoni, Dinha, Eliane Marques, Jonas Samaúma, Lubi Prates, Patrícia Meira, Pedro Marques, Renato Negrão, Rodrigo Ciríaco, Ronald Augusto, Ryane Leão e Wilberth Salgueiro. 

O segundo módulo, "Contação de Histórias: Contos Populares", que acontece de 1º a 19 de março de 2021, também percorrerá 62 bibliotecas de 61 cidades, incluindo a capital paulista.

Desde que o Viagem Literária começou, em 2008, foram percorridos 218 municípios paulistas, com 207 convidados, atingindo a um total de mais de 340 mil pessoas. Foram bate-papos, oficinas, rodas de contação de histórias e outros eventos que fizeram conhecimento circular no Estado de São Paulo.

Confira o roteiro de Chacal:

MÓDULO POESIA: ESCRITORES

Oficinas às 14h30 | Bate-papos às 19h (exceção feita às bibliotecas de São Paulo e Parque Villa-Lobos) 

Chacal

10/11 - São Bernardo do Campo - Biblioteca Monteiro Lobato

11/11 - Diadema - Biblioteca Olíria de Campos Barros

12/11 - Cotia - Biblioteca Batista Cepelos

13/11 - São Paulo - Biblioteca de São Paulo (Oficina às 10h | Bate-papo às 15h)

A programação completa, com os artistas e grupos de artistas que fazem parte da etapa estão no site do programa: www.viagemliteraria.org.br

Ouvidoria Transparência SIC