SP Leituras participa do Seminário Nacional de Cultura e Educação
Postado em 14 DE junho DE 2023O diretor executivo da SP Leituras, Pierre André Ruprecht, participa a partir de hoje do Seminário Nacional de Cultura e Educação – Aprender para construir, promovido pelo Ministério da Cultura (MinC) e pelo Ministério da Educação (MEC), entre 14 e 16 junho, em Brasília.
O objetivo do encontro é promover o debate sobre a construção de políticas públicas intersetoriais, que destaquem a integração entre arte, cultura e educação como estratégias para a criação de repertórios e a democratização de atividades culturais e educativas.
O Seminário também será uma oportunidade para discutir as interfaces entre o Plano Nacional de Cultura, o Plano Nacional de Educação e o Plano Nacional de Livro e Leitura, dando relevo às políticas de formação artística cultural e à democratização do acesso ao livro e formação de leitores. Além de apontar possíveis ações com ênfase na promoção da cidadania e no respeito aos direitos humanos, à diversidade e à sustentabilidade socioambiental, contribuindo para a qualificação da educação e para desenvolvimento cultural.
De acordo com o secretário de Formação, Livro e Leitura do MinC, Fabiano Piúba, o Seminário vai proporcionar um espaço de debate e reflexão em torno das políticas integradas de cultura e educação. “Com ênfase nas agendas de formação artística cultural e do Plano Nacional do Livro e Leitura, pretendemos pautar dentro dos Ministérios, dos governos e da sociedade brasileira a integração entre as políticas de cultura e de educação como vetores estratégicos para o desenvolvimento da Nação”, afirma.
A programação inclui a realização de painéis abertos ao público e a discussão em Câmaras Técnicas, restrita aos participantes do primeiro encontro dos GTs, que devem propor um calendário de encontros e estratégias de atuação. O evento tem transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do MEC.
Pierre André Ruprecht com Margareth Menezes, Ministra da Cultura.
Oportunidade única para encontrar profissionais que batalham diariamente pelo acesso ao livro e à leitura.