/ governosp
Quando:
8 de junho de 2021@15:00 – 11 de junho de 2021@17:30
2021-06-08T15:00:00-03:00
2021-06-11T17:30:00-03:00
Custo
Grátis
Contato:
SisEB - Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo
Curso – Mediação de clubes de leitura

com Janine Durand e Luciana Gerbovic.

PRÉ-INSCRIÇÕES, CLIQUE AQUI.

MÓDULO INTRODUTÓRIO

Mediar um clube de leitura é uma arte acessível e poderosa. Colocar a leitura literária na centralidade de um círculo organizado é transformador. Alteridade, escuta, cidadania e pertencimento: são essas pequenas revoluções que nos devolvem uma cota de humanidade e olhar sensível para seguirmos ampliando laços e sentidos sociais. O módulo introdutório do curso alia teoria, prática e metodologia dialógica para quem deseja se conectar ao movimento de mediação de clubes de leitura e colaborar com a formação de leitoras e leitores no Brasil. 

Apresentação  

Surgidos na Inglaterra no século XVIII, os clubes de leitura chegaram no Brasil neste século XXI e já provaram ser uma forma simples e poderosa de transformação da sociedade. Por meio da leitura de literatura, os clubes propiciam aos leitores um espaço democrático de escuta, fala e troca de experiências.  

Objetivos  

  • Disseminar práticas, metodologias e experiências para a implementação e desenvolvimento de clubes de leitura;  
  • Sensibilizar os participantes para o entendimento do direito à literatura como um direito humano estruturante de uma sociedade que se quer livre e democrática;  
  • Demonstrar como a estratégia de clubes de leitura contribui para a ampliação de práticas de leitura de jovens e adultos, sejam eles leitores plenos ou em formação;  
  • Apresentar critérios para a escolha e indicação de livros de literatura nos clubes de leitura;  
  • Promover troca entre os participantes, a fim de ampliar a riqueza dos diálogos, reflexões e aprendizagens;  
  • Incentivar a mediação de clubes de leitura em bibliotecas.  

Programa  

Aula 1: A literatura – exposição dialogada e apresentação de textos teóricos e literários para pavimentar um chão comum entre os participantes. 
Aula 2: Mediação de leitura – prática de clube de leitura e exposição dialogada e apresentação de textos teóricos e literários. 
Aula 3: Mediação de leitura – vivência de clube de leitura com um conto a ser escolhido. Diálogo sobre as estratégias com públicos e exemplos práticos. 
Aula 4: Clubes de leitura – conceito, curadoria de livros, exercício práticos preparatório para a mediação. 

Janine Durandé fundadora da Jnana Consultoria – Educação, Cultura e Redes, pedagoga pela FEUSP, com MBA em Economia pela FUNDACE/USP e especialização em Políticas Públicas pela Escola de Governo de São Paulo. Há 20 anos se dedica às áreas de Educação, Cultura e Direitos Humanos. Implementou 200 clubes de leitura em escolas, penitenciárias, livrarias, bibliotecas e espaços culturais. É idealizadora e articuladora do programa Remição em Rede, que realiza clubes de leitura em penitenciárias do Estado de São Paulo, forma mediadores de leitura e pareceristas.  

Luciana Gerbovic é graduada em Comunicação Social e mestre em Direito pela PUC-SP. É mediadora de clubes de leiturade literatura há mais de 10 anos em espaços públicos e privados e diretora da Escrevedeira Centro Cultural Literário, onde ministra oficinas de escrita e leitura de literatura e cursos deformação de mediadores de leitura. É co-articuladora do programa Remição em Rede, que realiza clubes de leitura em penitenciárias do Estado de São Paulo, forma mediadores de leiturapareceristas.  

PÚBLICO-ALVO E PRÉ-REQUISITOStrabalhar em bibliotecas de acesso público (70% das vagas para São Paulo e 30% para outros Estados brasileiros); ter boas noções de informática, internet e acesso por banda larga.  
Pré-inscrições gratuitas de 5 a 19 de maio. Vagas limitadas!  
Divulgação dos selecionados até 28 de maio. 
Mais informações:siseb@spleituras.org • www.siseb.sp.gov.br 
Acessibilidade: condições especiais de atendimento, como tradução em LIBRAS, devem ser informadas na pré-inscrição.
Importante:O link para acesso à plataforma será enviado um dia antes do primeiro encontro. Questionário de avaliação e certificado serão encaminhados em até uma semana após o curso, mediante frequência mínima de 75%.  

8 A 11 DE JUNHO DE 2021
das 15 horas às 17h30
Carga horária: 10 horas 

Ouvidoria Transparência SIC