O 14º Seminário Internacional Biblioteca Viva está chegando - Biblioteca Viva

O 14º Seminário Internacional Biblioteca Viva está chegando

A 14ª edição do Seminário Internacional Biblioteca Viva vai trazer muito conhecimento, debate e informação atualizada sobre o universo das bibliotecas públicas. Neste ano, o seminário acontece no formato virtual, de 26 a 30 de junho. A proposta dos encontros é uma reflexão sobre os desafios da atualidade, além de troca de experiências com quem produz literatura e apresentação de ideias inovadoras para acurar as bibliotecas brasileiras.

O eixo que irá orientar toda a programação é o “Manifesto da Biblioteca Pública IFLA-UNESCO: por que, como e para quem?”, com destaque para os seguintes tópicos: missão da biblioteca pública, parcerias, financiamento, legislação e redes, e funcionamento e gestão.

Os 12 projetos selecionados para a apresentação nas modalidades painéis e pôsteres digitais já estão definidos. Ao todo foram enviadas 130 experiências, todas de extrema qualidade, o que exigiu uma avaliação criteriosa por parte do Conselho Curatorial desta edição. Os trabalhos selecionados contemplam nove municípios de seis Estados brasileiros. Os temas abordam mediação de leitura, acessibilidade e inclusão, terceira idade, jovens leitores, programas de extensão, ações de sustentabilidade e consumo consciente, entre outros.

Confira abaixo os projetos selecionados:

Painéis

• Biblioteca Comunitária Infantil Professora Zenaide Picanço (Universidade Federal do AmapáAssociação Desportiva e Recreativa do Bairro do Congós)
  • Biblioteca Viva da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo)
  • Construindo comunidade de interesse comum: público jovem (Biblioteca de São Paulo)
  • Lixo por livro (Biblioteca Maria Gabriela Pacheco Pardey Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Itumbiara)
  • Mulheres Por Si Mesmas (Biblioteca Pública Brito Broca Supervisão Técnica de Saúde Pirituba/Jaraguá)
  • TeAbraça (Fundação Pedro Calmon Biblioteca Pública Juracy Magalhães Júnior)

Pôsteres

• Acolhimento: Atitude ou Programa? (Biblioteca de São Paulo, Biblioteca Parque Villa-Lobos e Públicos das bibliotecas)
  • Biblioteca como ambiente de saberes e fazeres: relato de experiência conscientizadora a partir da ação “Espaço para a Arte e a Cultura” (Biblioteca Central da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT/Unesp) Grupo de Pesquisa Inovações Pedagógicas, Tecnológicas e suas Histórias na Formação em Educação Física/FCT/UNESP)
  • Fala idoso! (Polo Socioambiental Sesc Pantanal)