/ governosp

A Biblioteca Pública Municipal de Tuiuti, SP, foi uma das 50 contempladas do Edital para Doação de Coleção Básica SisEB  2021  –  Programa Apoio à  Atualização e Renovação de Acervo do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo, realizado em junho/julho deste ano. Como premiação, a Biblioteca de Tuiuti recebeu um kit de 100 livros, composto de títulos selecionados por especialistas em literatura e com foco na produção literária brasileira.

Para o processo de seleção, o edital considerou critérios como a participação da equipe da biblioteca nas ações de formação realizadas pelo SisEB e pela SP Leituras em 2020 e 2021, a realização de serviços e programas de mediação de leitura para a comunidade, localização do município, horários de funcionamento e atualização de dados na plataforma Bibliotecas Paulistas. Foi a segunda vez que a SP Leituras conseguiu adquirir livros via Central de Distribuição de Acervo.

Segundo Silvia Oliveira, gestora da biblioteca, as obras recebidas são muito importantes para compor o pequeno acervo da biblioteca, ainda de 3 500 itens. “Os professores terão material novo para explorar junto ao público e fazer aumentar a presença no espaço, que é destinado à leitura, pesquisa, e defesa e promoção das novas tecnologias.”, comenta Silvia, acrescentando: “Ficamos muito gratos pelo envio dos materiais, com a gentileza e amabilidade!”.  Os livros recebidos foram imediatamente catalogados e colocados à disposição dos usuários. A divulgação da chegada dos novos títulos também foi feita via WhatsApp.

Frequentada essencialmente por jovens, atendendo, inclusive, a população rural – o município tem hoje aproximadamente sete mil habitantes -, a Biblioteca de Tuiuti manteve suas portas abertas durante a pandemia, respeitando todos os protocolos sanitários. “Nos sentimos muito acolhidos neste momento em que precisamos manter a biblioteca ativa e em funcionamento. ”, finaliza Silvia.

O SisEB atua de forma permanente para a atualização e renovação dos acervos das bibliotecas de acesso público paulistas e semestralmente coloca à disposição de cada biblioteca uma coleção (kit) com 100 itens. Na Loja Virtual do SisEB é possível encontrar uma diversidade de livros para escolher, de acordo com a preferência, os que vão fazer parte do  kit. Saiba mais sobre a doação de acervo.

 

Ouvidoria Transparência SIC