Verifique como sua biblioteca aparece on-line


Um advocacy bem-sucedido começa com a construção de percepções positivas.

Como foi discutido no último exercício, é importante saber o que usuários e usuárias pensam sobre a biblioteca onde você atua. O mesmo se aplica a não usuários, que podem, naturalmente, incluir pessoas com cargos políticos, da gestão governamental e outros tomadores de decisão.

Uma das principais coisas que moldam a forma como sua biblioteca é percebida, é a aparência que ela tem no ambiente virtual. É cada vez mais normal que usuários, usuárias e demais interessados procurem informações sobre a biblioteca na internet antes de visitá-la.

O que encontram lá molda suas opiniões e pode fazer diferença na decisão de realizar uma visita ou não. Informações erradas, especialmente sobre horários de funcionamento, serviços e programação cultural, podem gerar decepção.

É óbvio que a construção de um site ou mesmo de um bom perfil nas redes sociais leva mais do que 10 minutos, mas ao buscar por sua biblioteca através de uma ferramenta de pesquisa, você pode ter uma ideia do que as pessoas estão vendo.

Então, nosso terceiro exercício é procurar virtualmente por sua biblioteca e anotar quais sites a mencionam e o que dizem sobre a equipe, os serviços e os programas.

Você pode entrar em contato com páginas que tenham informações desatualizadas, para corrigi-las. Também pode pensar sobre quais sites deveriam mencionar sua biblioteca, mas não estão.

Boa sorte!



Traduzido e adaptado das postagens The 10 Minute Library Advocate, do blog Library Policy and Advocacy da International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA) - https://blogs.ifla.org/lpa/.