flibi.jpg

   
         
 

 

A união faz a força. Ou como criar ações
sustentáveis e duradouras


Como um festival literário que começou modestamente está mexendo com a vida cultural e comercial de cidades do Interior Paulista


O
SisEB acompanha o Festival Literário de Birigui desde quando ainda era um sonho. Tinha quase tudo para não dar certo, mas deu graças a algumas estratégias que buscaram sua sustentabilidade cultural, política e financeira.

Em 2017, o 4º FLIBI mobilizou quase 12 mil pessoas da região que participaram de dezenas de atividades gratuitas durante a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. Veja aqui a programação cultural oferecida em diversos locais públicos da cidade.

O evento foi criado em 2014 para dar visibilidade e protagonismo a uma biblioteca pública que precisava ser revitalizada para atender as novas demandas da população. Mas como fazer isso sem recursos?

Pensar, conversar, provocar, ouvir, sugerir, pedir e aceitar ajuda foi um dos caminhos.

A ideia que emergiu do diálogo com a comunidade foi a criação de um festival literário, tendo a biblioteca como polo irradiador de várias ações culturais na cidade.

O apoio político da administração local foi fundamental para mobilizar empresas, profissionais e voluntários.

Muitos parceiros se uniram para suprir as necessidades exigidas pelo evento: algumas empresas doaram produtos, outras ofereceram serviços, profissionais doaram horas de trabalho voluntário, a mídia divulgou e várias instituições propagaram a notícia. Formou-se rapidamente um movimento coletivo em favor do primeiro festival em 2014.

Uma das primeiras providências do 4º FLIBI 2017 foi inscrever o projeto no ProAC e iniciar o processo de captação de recursos incentivados. A adesão foi imediata, inclusive de empresas de fora do município. Com dinheiro no caixa, outras parcerias foram vitais para trazer escritores e atrações capazes de atrair e mobilizar a população.

Até agora foram quatro edições, 348 artistas envolvidos, 172 atividades realizadas, mais de 7 mil livros doados e 32 mil participantes. O resultado aparece no comércio local e na mídia regional que sempre dá grande espaço às ações do festival. O retorno tem deixado gestores municipais, patrocinadores e apoiadores satisfeitos. Tanto que agora o evento faz parte do calendário turístico da cidade.

O planejamento da próxima edição já começou e o 5º FLIBI tem data marcada para acontecer: de 18 a 21 de outubro de 2018.

Com esta fórmula colaborativa, o Festival Literário de Birigui continua crescendo e indo cada vez mais longe. Nada mal para quem sonhava apenas revitalizar a biblioteca!




   
    ----------------
Para saber mais como mobilizar pessoas e recursos para a sua biblioteca, clique aqui e baixe 

Notas de Biblioteca 10 – Sustentabilidade.