Crédito: SP Leituras
   
         
 

 

SisEB apoia bibliotecas integradas ao sistema

Investimentos da Secretaria da Cultura priorizam unidades municipais que participam de eventos gratuitos oferecidos a gestores e profissionais de bibliotecas


Você sabia que mais de 5 milhões de pessoas de todas as idades, gêneros e profissões utilizam as bibliotecas paulistas? E que, em média, cada profissional dessas unidades recebe, escuta, conversa, orienta e procura soluções para mais de 1300 pessoas por ano?

Para acolher 12% da população do Estado que transita pelas mais de 800 bibliotecas paulistas, o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB) desenvolve inúmeras ações para preparar gestores municipais, bibliotecários, diretores e profissionais de bibliotecas em capacitações presenciais e a distância, além de executar importantes programas culturais como o Viagem Literária.

Nos últimos 12 meses, o SisEB esteve presente em 154 municípios.

Dos 4 mil profissionais atuantes no Estado, mais de 1600 participam anualmente de algum tipo de ação para aprimorar conhecimentos nas áreas de gestão, liderança, mediação de leitura, atendimento, acervo, programação cultural, entre outras.

Para isso são contratados profissionais qualificados, de renome e prestígio nas áreas acadêmica e corporativa. O mesmo acontece com o Viagem Literária, programa que envolve mais de 70 escritores e contadores de histórias.

O Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias (Seminário Biblioteca Viva) traz experientes palestrantes nacionais e internacionais para falar das inovações mundiais em bibliotecas. Em seus 10 anos foram convidados mais de 30 especialistas vindos de 12 países diferentes. Nesse tempo, mais de 5 mil profissionais do Brasil e de países vizinhos prestigiaram o maior evento sobre bibliotecas públicas e comunitárias do país, considerado como referência na América Latina.

Para executar essa extensa (e intensa) programação, oferecida gratuitamente a municípios, bibliotecas e profissionais que atuam na área do SisEB, a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo tem feito investimentos superiores a R$ 1,2 milhão por ano.

Quais são as contrapartidas que se esperam dos beneficiários deste esforço?

Muito poucas. A principal delas é PARTICIPAÇÃO.

Para que suas ações repercutam nas bibliotecas municipais e nas comunidades que elas atendem, o SisEB mantém portas abertas para dialogar com as equipes da administração da sua cidade.

É importante que o diálogo entre os gestores locais e o SisEB seja contínuo e participativo para que se construam parcerias estáveis e benéficas para ambos, que não se limitem aos programas que acontecem em cada cidade.

A presença de gestores municipais, bibliotecários e profissionais de bibliotecas em eventos regionais e na Capital, como os Encontros Regionais de Gestores Municipais e Bibliotecas e o Seminário Biblioteca Viva, são contrapartidas que aumentam a sinergia que gera impactos positivos para a política pública da Secretaria da Cultura e para a melhoria dos serviços prestados aos munícipes de cada cidade paulista.

Por isso o SisEB espera e conta com seu apoio e a sua imprescindível participação.

O SisEB somos nós!