Desde o dia 15 de maio, dezoito grupos ou contadores de histórias percorrem as noventa cidades participantes do Viagem Literária 2017, realizando duas apresentações em cada uma delas. Até o dia 2 de junho, a primeira etapa da 10ª edição do programa estará concluída com cento e oitenta apresentações realizadas.

As notícias que chegam das diversas regiões do Estado confirmam o sucesso das contações de histórias que atraíram milhares de crianças, jovens e adultos. Estima-se que o público desta etapa deverá ser superior às edições anteriores.

Foto divulgaão Prefeitura de Mirabdópolis

Foto divulgação Prefeitura de Mirandópolis

Em Mirandópolis, por exemplo, que participa pela primeira vez do programa, cerca de 700 crianças foram acomodadas em uma tenda especialmente instalada em frente à Biblioteca Municipal Prof.ª Silvina Viana Falaschi. Esta unidade, como aconteceu também em outras cidades, tornou-se pequena para acolher tantas crianças no mesmo dia. “Eventos como esses são importantes para fomentar a nossa biblioteca”, disse o diretor de Cultura e Turismo, Cleber Ferreira.

Para Pierre Ruprecht, diretor executivo da SP Leituras, organização social de Cultura que organiza o programa da Secretaria da Cultura do governo paulista, “este é um dos objetivos principais do Viagem: colocar a biblioteca municipal em foco, oferecendo uma programação de qualidade, gratuita e aberta à toda a comunidade. O apoio dos governos municipais tem sido importantíssimo pelo reforço logístico, tanto para acomodar como para transportar as crianças das escolas da rede municipal. Escolas privadas também têm reforçado a audiência levando seus alunos para as atividades na biblioteca. Estamos muito felizes com os resultados dessas parcerias. ”

No dia 5 de junho terá início a segunda parte da programação. Dessa vez, dezoito escritores que se dedicam à literatura infantojuvenil irão percorrer as mesmas noventa cidades para dialogar com o público nas bibliotecas. A expectativa da organização é que o sucesso do programa continue com a presença de jovens e adultos interessados em ouvir e debater sobre livros, literatura e o fazer literário com os convidados.

Depois das férias de julho, o programa entrará na reta final em agosto com o módulo adulto, que abre espaço para encontros com importantes autores da literatura brasileira contemporânea.

Programação completa em www.viagemliteraria.org.br

Veja as fotos enviadas pelas cidades: