O Viagem Literária divulga a programação completa das 170 contações de histórias deste ano. Os eventos vão ser realizados entre os dias 12 e 30 de setembro em 85 cidades do litoral e interior paulista. O programa da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, lançado em 2008, visa o incentivo à leitura e encontra ampla receptividade entre o público, autores e dirigentes da área cultural.

Gerido pela SP Leituras, o Viagem Literária integra o conjunto de ações do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB). Desde 2012, foram realizados 970 eventos que tiveram a participação de mais de 108 mil pessoas. Este ano, 26 cidades vão participar do programa pela primeira vez.

Entre os grupos selecionados estão: Agrupamento Teatral, Ana Antunes e Tulio Crepaldi, Ana Luisa Lacombe, Cia. Arte Negus, Cia. Bisclof, Cia. Malas Portam, Cia. Sá Totonha, Grupo Girasonhos, Grupo Pirlimpimpim, João Acaiabe, Kiara Terra, Lídia Engelberg, Lilian Marchetti, Núcleo de Contos Amor-Perfeito, O Toque do Beija-Flor, Roberto Rocha Pombo e Tininha Calazans.

Dirigidos a públicos de todas as idades, os encontros deste ano vão acontecer em dois horários no mesmo dia, sempre nas bibliotecas públicas municipais. A contação de histórias facilita o contato com a literatura de uma forma divertida e lúdica, além de proporcionar entretenimento para crianças, jovens e adultos.

No dia 25 de julho, às 8 horas, acontecerá o Módulo Inicial do Viagem Literária na Biblioteca de São Paulo (BSP). Esta atividade serve para informar e esclarecer as equipes de bibliotecas sobre os principais aspectos do programa, além fornecer orientações para a execução das diversas etapas, incluindo as ações de divulgação local e preparação de público.