Nesta segunda-feira, 4 de dezembro, foi realizada a entrega dos selos e troféus do Prêmio IPL – Retratos da Leitura 2017 no Unibes Cultural, na capital paulista. O concurso está na segunda edição e tem objetivo de reconhecer e homenagear organizações que promovem práticas de fomento à leitura. Estas iniciativas foram mapeadas através da Plataforma Pró-Livro, que reúne informações destas práticas ao redor do país e incentiva a troca de experiências. Mauricio de Sousa foi o patrono do prêmio, que reuniu vencedores, finalistas e representantes das entidades do livro.

O Instituto Pró-Livro (IPL) foi criado pelas entidades Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares (Abrelivros), Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) em 2007 e propõe uma série de iniciativas para transformar o Brasil em um país de leitores. Na solenidade, o IPL antecipou a criação de uma quinta categoria para a edição de 2018: a de organizações que promovem a leitura inclusiva.

Crédito: Comunicação Prêmio IPL – Retratos da Leitura

O patrono Mauricio de Sousa apresentou a primeira de uma série de peças publicitárias que circularão na mídia, ao longo de 2018, com mensagens alusivas ao poder transformador da leitura. “O Mauricio de Sousa é membro da Academia Paulista de Letras, seus personagens recheiam as páginas de muitos livros no país, e mesmo seus gibis se atualizam às mudanças que acontecem na sociedade constantemente”, diz Luís Antonio Torelli, presidente do Instituto Pró-Livro. “Ele é um ícone quando se fala de leitura por prazer e, é uma honra tê-lo como o patrono de tão importante prêmio”, acrescenta.

O programa Viagem Literária foi finalista este ano. Lançado pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB) em 2008, o projeto já foi prestigiado por mais de 300 mil participantes, entre adultos, jovens e crianças.  Vale lembrar que o Governo de São Paulo e a SP Leituras venceram a primeira edição do Prêmio IPL – Retratos da Leitura com a Biblioteca de São Paulo (BSP).

Crédito: Comunicação Prêmio IPL – Retratos da Leitura

O diretor executivo da SP Leituras, Pierre André Ruprecht, disse que a premiação mostra o vigor da cadeia do livro e que se trata de uma bem-sucedida experiência de homenagear as melhores práticas do setor, visando a promoção do livro e a difusão destes cases.

Conheça os vencedores por categoria:

Cadeia produtiva
  –  A Literatura no Cárcere – A formação do eu – Giostri Editora LTDA – São Paulo/SP
–  Programa de leitura Adote um Escritor – Câmara Rio-Grandense do Livro – PortoAlegre/RS
–  Carrinho de livros – Solisluna Design Editora – Lauro de Freitas/BA

Organizações Sociais Civis
  –  Tô na rede Pará – Instituto de Políticas Relacionais – São Paulo/SP
–  Passaporte para o futuro – Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais / Banco de Livros – Porto Alegre/RS
–  Projeto Círculos de leitura – Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial- São Paulo/S

Bibliotecas
  –  Programa Prazer em ler – RNBC – Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias- Salvador/BA
–  Ler é legal – Ministério Público do Distrito Federal